O significado da música "Have You Ever Seen the Rain?" do Creedence Clearwater Revival
Por Gustavo Maiato
Postado em 28 de janeiro de 2025
Entre as diversas canções do Creedence Clearwater Revival, há uma que o vocalista John Fogerty considera uma de suas "favoritas no mundo todo". A afirmação, feita pelo próprio compositor, parece paradoxal diante do contexto em que a música foi criada. As entrevistas na matéria foram resgatadas pela Far Out.
Creedence C. Revival - + Novidades
Lançada em 1970 como parte do álbum "Pendulum", ao lado do lado B "Hey Tonight", "Have You Ever Seen the Rain?" surgiu em um momento de grandes mudanças para a banda. Esse disco marcou o encerramento de uma fase intensa e prolífica: em dois anos, o grupo produziu seis álbuns. Pouco tempo depois, o Creedence lançou "Mardi Gras" e anunciou sua dissolução.
Ao longo das décadas, o simbolismo da chuva na canção foi amplamente interpretado como um presságio sombrio. Lançada um ano após "Gimme Shelter", dos Rolling Stones — que também traz uma metáfora apocalíptica com nuvens de tempestade —, "Have You Ever Seen the Rain?" carrega o mesmo tom melancólico, refletindo o fim de um período marcado pelo otimismo contracultural dos anos 1960.
No início dos anos 1970, o sonho hippie enfrentava reveses severos. A ascensão de Richard Nixon trouxe pessimismo ao país, o massacre de Kent State expôs uma escalada de repressão estatal, e a tragédia do Festival de Altamont colocou em xeque os ideais de paz e amor da época.
Apesar de ocasionalmente abordar temas políticos em suas composições, Fogerty nunca se identificou com a contracultura hippie. Sua origem operária e aversão aos excessos psicodélicos de seus contemporâneos o afastavam desse universo. Em vez disso, a inspiração para a melancolia de "Have You Ever Seen the Rain?" veio de tensões internas na banda e do desgaste na relação entre ele e seu irmão mais velho, Tom Fogerty, guitarrista do grupo.
"Essa música é sobre a iminente separação do Creedence", explicou John Fogerty à Rolling Stone em 1993. "A imagem que quis passar é de um dia ensolarado, bonito, mas onde está chovendo ao mesmo tempo. A banda estava se desfazendo, e eu pensava: ‘Caramba, tudo está ficando tão sério, justamente no momento em que deveríamos estar aproveitando o sol.’"
Pouco tempo após o lançamento de "Pendulum", Tom deixou o grupo e seguiu carreira solo, obtendo sucesso moderado antes de falecer em 1990, vítima de tuberculose. Mesmo diante de um cenário tão sombrio, John Fogerty buscou um tom mais otimista em "Hey Tonight", uma tentativa de reafirmar que o Creedence seguiria adiante, apesar dos obstáculos. Anos depois, Fogerty compartilhou que o significado de "Have You Ever Seen the Rain?" havia mudado para ele. Em um show no Arizona, em 2012, revelou: "Essa música foi escrita originalmente sobre algo muito triste na minha vida. Mas recuso-me a ficar triste agora. Hoje, ela me lembra minha filha, Kelsy. Toda vez que a canto, penso na Kelsy e nos arco-íris."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Alter Bridge, um novo recomeço
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
Bangers Open Air anuncia 5 atrações para Pré-Party exclusiva em abril de 2026
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
O clássico do heavy metal que motivou Luis Mariutti a ser baixista
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
O critério do Angra para substituir Andre Matos por Edu Falaschi, segundo Rafael Bittencourt
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro


Far Out escolhe 10 músicas de rock tão ruins que acabaram ficando boas
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
A banda que arruinou o show do Creedence em Woodstock, de acordo com John Fogerty
O dia em que o jogador Creedence Clearwater Couto conheceu o Creedence Clearwater Revisited
Bandas em família que terminaram mal


