O show do Pink Floyd tão ruim que David Gilmour saiu do palco antes do fim, constrangido
Por André Garcia
Postado em 24 de janeiro de 2025
Após fazer o sucesso que fez com "Dark Side of the Moon" (1973), em termos anímicos, o Pink Floyd se desfez. Afinal de contas, o que fazer depois de já ter alcançado todos os seus objetivos e realizar todos os sonhos?
Para gravar "Wish You Were Here" (1975) já foi preciso muito esforço para que o quarteto se reaproximasse. Inclusive o conceito do disco, a ausência, muito teve a ver com a própria ausência deles, que estavam ali no estúdio, mas ao mesmo tempo não estavam.
No "Animals" (1977) a coisa piorou, com os membros ainda mais afastados e alheios uns aos outros, sentindo que a banda não existia mais e já começando a pensar numa vida que não a envolvesse mais.
Roger Waters foi quem mais sofreu nessa época, muito insatisfeito com tudo que a banda havia se tornado. Ao investir pesado na super produção para a turnê, se viu obrigado a tocar apenas em estádios, o que atraía um público mais interessado em beber e gritar do que prestar atenção na música. Para piorar, eles tinham que aturar fogos de artifícios nos momentos mais introspectivos.
Waters (que passou a tocar com fones de ouvidos gigantes) parecia cada vez mais se isolar tanto dos colegas de banda quanto do público. Era comum nos shows da turnê que ele no meio das músicas berrasse insultos aos fãs os mandassem calar a boca. Tudo no Pink Floyd o incomodava profundamente e o tirava do sério.

Foi nesse contexto que, na última apresentação da turnê, eles fizeram um show tão ruim que David Gilmour abandonou o palco antes da apresentação chegar ao fim, certo de que aquele fiasco havia sido a pá de cal que acabaria com a banda de uma vez por todas.
Conforme publicado pelo livro Nos Bastidores do Pink Floyd, as informações são desencontradas. O que se sabe ao certo é que a apresentação final da tour aconteceu em Montreal, Canadá, no recém-inaugurado Olympic Stadium.
Começando com o pé esquerdo, já na introdução da acústica "Pigs on the Wing" fizeram o que mais tirava Roger Waters do sério: soltar fogos de artifício no meio da música. "Ah, p*ta que pariu!", disparou o baixista ao microfone. "Estou tentando cantar aqui uma música que algumas pessoas querem ouvir!"
Para piorar, mais fogos tornaram a encobrir o som da banda na introdução de "Wish You Were Here", provocando a ira do baixista.
A partir daí, os relatos são desencontrados. Embora haja muito bootleg daquela turnê, não há vídeos ou áudios deste fatídico momento que terminou com Waters cuspindo na cara de um fã. Segundo ele, o motivo foi ele ter perdido o controle após o tal fã ter invadido o palco gritando incessantemente sua devoção pela banda.
Há quem diga, segundo o autor do livro, no entanto, que Waters encorajou o comportamento do fã. Há quem diga que o fã de tanto gritar que eles tocassem "Careful With That Axe Eugene" acabou tirando o já furioso baixista do sério. O fato é que Roger Waters comprovadamente foi até a frente do palco e cuspiu na cara do fã.
Como era a última música, a banda deixou o palco, retornando para improvisar um blues lento como bis. Melancolicamente, os rodares já começavam a desmontar o equipamento ao redor da banda enquanto ela tocava. O Pink Floyd literalmente estava se decompondo diante de um estádio lotado.
Constrangido com a catástrofe que aquela apresentação tinha sido (após uma sequência de apresentações quase tão catastróficas quanto aquela), David Gilmour se recusou a voltar para o palco.
Quem tocou guitarra, então? Para aquela turnê eles tinham contratado um segundo guitarrista, Snowy White, que anos depois passaria pelo Thin Lizzy e décadas depois integraria a banda solo de Waters.
O guitarrista principal simplesmente saiu do camarim, mas, em vez de retornar ao palco com seus colegas, foi para a plateia e caminhou por entre a multidão sem ser sequer reconhecido. O que comprovava a visão de Waters de que os shows do Pink Floyd passaram a ser frequentados por gente que nem conhecia a banda, e estava lá só pela festa, para ficar bêbada e ouvir "Money" (a única música que conheciam).
Visto como apenas um cabeludo anônimo entre tantos outros na plateia, Gilmour atravessou aquele mar de gente até a torre de som, de onde assistiu o restante do show. "Achei vergonhoso terminar uma turnê de seis meses com um show podre daquele", confessou.
Em um trecho anterior do mesmo livro conta que durante turnê de "Animals", certa vez um fã mandou uma carta para uma revista, revoltado. O motivo da revolta foi ele ter ido a um dos shows do Pink Floyd e visto David Gilmour bocejando no meio de uma música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
A banda amaldiçoada por ter feito um dos maiores hits da história, segundo Regis Tadeu
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
A banda gigante que, para Ozzy Osbourne, deveria ter sido ainda maior
As faixas que colocam "Fear of the Dark" entre os piores discos do Iron Maiden
O melhor álbum de hard rock de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"

Palheta de ouro de "Dark Side of the Moon", do Pink Floyd está à venda por R$ 32 mil
Roger Waters explica porque separa John Lennon e Bob Dylan de um lado e Phil Collins do outro
Os 83 anos de Roger Waters: gênio criativo ou o destruidor do Pink Floyd?
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
Os três astros de Hollywood por quem Roger Waters não tinha o menor interesse
A obra-prima do Pink Floyd que Roger Waters considerava mais dele do que da banda
O disco dos anos 60 que Roger Waters disse ter mudado profundamente o Pink Floyd
O clássico do Pink Floyd que marcou profundamente o tecladista Richard Wright
A música do Pink Floyd que David Gilmour mais gostava de tocar ao vivo
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
O álbum dos 60s que Ian Anderson acha que é melhor que o "Sgt. Peppers", dos Beatles


