O clássico do The Who que surgiu após noitada com os caras do Sex Pistols
Por Bruce William
Postado em 24 de janeiro de 2025
"Who Are You" é a faixa-título do álbum "Who Are You" (1978), o último do The Who antes da morte do baterista Keith Moon. Composta por Pete Townshend, a canção se tornou um dos maiores sucessos da banda na América do Norte, alcançando o 7º lugar no Canadá e o 14º nos Estados Unidos. A música, com piano de Rod Argent, se tornou uma das marcas registradas do grupo em suas apresentações ao vivo.
A inspiração para "Who Are You" veio de um episódio peculiar vivido por Townshend, relata o Songfacts. Após uma longa noite de bebedeira com Steve Jones e Paul Cook, do Sex Pistols, o guitarrista foi encontrado por um policial em uma porta em Soho. O agente o reconheceu e prometeu deixá-lo ir se ele conseguisse andar em linha reta. Esse encontro levou à criação da letra, marcada pelo questionamento existencial: "Who are you?"
Townshend revelou que a canção foi moldada pelas interações com os membros do Sex Pistols. Ele explicou que a agressividade na interpretação de Roger Daltrey adicionou uma nova camada à música. "Roger transformou meu verso niilista em algo mais intenso apenas ao cantar 'Who the fuck are you', quando originalmente era apenas 'Who, who, who are you'," disse Pete.
Embora a canção tenha sido influenciada por esse momento em Londres, o último verso faz referência a uma experiência espiritual de Townshend em 1971, durante uma visita ao Meher Spiritual Center, na Carolina do Sul. Essa combinação de histórias pessoais deu profundidade à música, que se tornou um clássico imediato.
A foto da capa do álbum mostra a banda com o baterista Keith Moon sentado em uma cadeira com as palavras "Not to be taken away" ("Não deve ser levado") escritas no encosto. Moon faleceu poucas semanas após a foto ser tirada, e esse foi seu último álbum.
Além de seu impacto inicial, a faixa "Who Are You" encontrou nova relevância ao se tornar tema da série CSI em 2000. A música é uma escolha apropriada, já que os investigadores da cena do crime tentam determinar "quem" são as vítimas e "quem" as matou. Quando foram criados spin-offs da série, os produtores usaram outras músicas do The Who: CSI Miami (2002) usa "Won't Get Fooled Again"; CSI New York (2004) usa "Baba O'Riley"; e CSI: Cyber (2015) usa "I Can See For Miles".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps