A decisão tomada pelo Kiss que intrigou Eddie Van Halen: "Por que vocês fizeram aquilo?!"
Por André Garcia
Postado em 23 de janeiro de 2025
Em 1982, após perder Ace Frehley e chegar ao fundo do poço com "Music From the Elder", o Kiss estava numa posição para lá de delicada. Gene Simmons e Paul Stanley estavam fazendo testes com guitarristas dos mais diversos — inclusive alguns que anos depois seriam mundialmente famosos, como Richie Sambora e Slash — mas nenhum que funcionasse.
Em sua biografia Face the Music - A Life Exposed Paul Stanley relembrou que naquela época o Kiss recebeu a ilustre visita daquele que era o maior guitarrista do planeta:
Kiss - Mais Novidades
"Eddie Van Halen apareceu no estúdio um dia, quando ouviu que a gente estava procurando guitarrista. Ele ouviu o material que a gente tinha [gravado para o 'Creatures of the Night'], incluindo o solo da faixa-título, de Steve Farris. 'Uau, por que não contratam esse cara?', perguntou Eddie, que ficou impressionado. A gente até já tinha feito um teste com Farris, mas não rolou a química."
"Eddie estava muito infeliz e me ligou na minha casa algumas vezes. Ele estava incomodado e queria me perguntar sobre os álbuns solos do Kiss. 'Por que vocês fizeram aquilo?', ele perguntava. 'Por que vocês pegaram e foram gravar álbuns solo?' Claramente aquilo tinha algo a ver com a própria banda dele, que na época estava passando por um caos interno, mas ele não dizia o que exatamente estava rolando. Parecia que ele estava buscando em mim resposta para alguma coisa, mas eu simplesmente não sabia qual era a pergunta."
É possível que passasse pela cabeça de Eddie que ele e David Lee Roth — que cada vez mais falavam línguas diferentes e queriam fazer coisas diferentes — dessem vazão a seus desejos pessoais com álbuns solo. O problema é que a banda era movida por um pacto de "um por todos e todos por um" onde a ideia de disco solo não era tolerada.
Tanto que em 1983, Eddie Van Halen quando gravou o solo de "Beat It", de Michael Jackson, pediu para não ser creditado na esperança de que a banda não descobrisse sua pulada de cerca. Em sua autobiografia, o baterista Alex Van Halen confessou ter ficado puto quando descobriu que seu irmão havia rompido o acordo e gravado com outro artista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
Andi Deris entende ser o momento certo para o Helloween lançar um novo "Keepers"
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
Pela primeira vez, Dave Grohl fala abertamente sobre morte de Taylor Hawkins
Com câncer raro e agressivo, Ginger Wildheart anuncia que não fará tratamento
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
A melhor música de "No Prayer for the Dying", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A opinião de John Petrucci sobre "Live After Death", clássico do Iron Maiden
Assista o trailer de "Burning Ambition", documentário oficial do Iron Maiden
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"
Cinco discos lançados em 2026 que merecem sua atenção
A banda brasileira que "faz o Sepultura parecer o Bon Jovi", segundo a Metal Hammer
Knotfest México anuncia atrações para sua edição 2026
Guns N' Roses anuncia show abrindo fim de semana da Fórmula 1 em Miami


Regis Tadeu detona álbum clássico do Kiss: "Soa como se gravado debaixo de um edredom"
Vinnie Vincent define preço do seu novo álbum: 2 milhões de dólares por cópia
Quem é maior no Brasil: Kiss ou AC/DC? Regis Tadeu responde e explica por quê
Vocalista do Kreator curtia Village People, mas Kiss e Iron Maiden mudaram sua vida
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
O artista que influenciou o Kiss e quase fechou banda com o Jimi Hendrix Experience
Steven Tyler, vocalista do Aerosmith, acha que Kiss é banda de história em quadrinhos
O motivo pelo qual Paul Stanley não toca mais guitarra desde o fim do Kiss


