A decisão tomada pelo Kiss que intrigou Eddie Van Halen: "Por que vocês fizeram aquilo?!"
Por André Garcia
Postado em 23 de janeiro de 2025
Em 1982, após perder Ace Frehley e chegar ao fundo do poço com "Music From the Elder", o Kiss estava numa posição para lá de delicada. Gene Simmons e Paul Stanley estavam fazendo testes com guitarristas dos mais diversos — inclusive alguns que anos depois seriam mundialmente famosos, como Richie Sambora e Slash — mas nenhum que funcionasse.
Em sua biografia Face the Music - A Life Exposed Paul Stanley relembrou que naquela época o Kiss recebeu a ilustre visita daquele que era o maior guitarrista do planeta:
Kiss - Mais Novidades
"Eddie Van Halen apareceu no estúdio um dia, quando ouviu que a gente estava procurando guitarrista. Ele ouviu o material que a gente tinha [gravado para o 'Creatures of the Night'], incluindo o solo da faixa-título, de Steve Farris. 'Uau, por que não contratam esse cara?', perguntou Eddie, que ficou impressionado. A gente até já tinha feito um teste com Farris, mas não rolou a química."
"Eddie estava muito infeliz e me ligou na minha casa algumas vezes. Ele estava incomodado e queria me perguntar sobre os álbuns solos do Kiss. 'Por que vocês fizeram aquilo?', ele perguntava. 'Por que vocês pegaram e foram gravar álbuns solo?' Claramente aquilo tinha algo a ver com a própria banda dele, que na época estava passando por um caos interno, mas ele não dizia o que exatamente estava rolando. Parecia que ele estava buscando em mim resposta para alguma coisa, mas eu simplesmente não sabia qual era a pergunta."
É possível que passasse pela cabeça de Eddie que ele e David Lee Roth — que cada vez mais falavam línguas diferentes e queriam fazer coisas diferentes — dessem vazão a seus desejos pessoais com álbuns solo. O problema é que a banda era movida por um pacto de "um por todos e todos por um" onde a ideia de disco solo não era tolerada.
Tanto que em 1983, Eddie Van Halen quando gravou o solo de "Beat It", de Michael Jackson, pediu para não ser creditado na esperança de que a banda não descobrisse sua pulada de cerca. Em sua autobiografia, o baterista Alex Van Halen confessou ter ficado puto quando descobriu que seu irmão havia rompido o acordo e gravado com outro artista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted

5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
Gene Simmons diz que artistas são tratados "pior que escravos" por não receberem das rádios
Kiss decidirá sobre músicas novas "em um ou dois anos", diz Tommy Thayer
Dee Snider defende o Kiss por ter aceitado homenagem de Donald Trump
A banda de rock clássico que Mike McCready comparou aos Beatles: "Maiores do que a vida"
Tommy Thayer, do Kiss, elogia o presidente Donald Trump
O músico que Slash considerava "herói da guitarra", mas tocava em uma banda que ele detestava
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss


