A decisão tomada pelo Kiss que intrigou Eddie Van Halen: "Por que vocês fizeram aquilo?!"
Por André Garcia
Postado em 23 de janeiro de 2025
Em 1982, após perder Ace Frehley e chegar ao fundo do poço com "Music From the Elder", o Kiss estava numa posição para lá de delicada. Gene Simmons e Paul Stanley estavam fazendo testes com guitarristas dos mais diversos — inclusive alguns que anos depois seriam mundialmente famosos, como Richie Sambora e Slash — mas nenhum que funcionasse.
Em sua biografia Face the Music - A Life Exposed Paul Stanley relembrou que naquela época o Kiss recebeu a ilustre visita daquele que era o maior guitarrista do planeta:
Kiss - Mais Novidades
"Eddie Van Halen apareceu no estúdio um dia, quando ouviu que a gente estava procurando guitarrista. Ele ouviu o material que a gente tinha [gravado para o 'Creatures of the Night'], incluindo o solo da faixa-título, de Steve Farris. 'Uau, por que não contratam esse cara?', perguntou Eddie, que ficou impressionado. A gente até já tinha feito um teste com Farris, mas não rolou a química."
"Eddie estava muito infeliz e me ligou na minha casa algumas vezes. Ele estava incomodado e queria me perguntar sobre os álbuns solos do Kiss. 'Por que vocês fizeram aquilo?', ele perguntava. 'Por que vocês pegaram e foram gravar álbuns solo?' Claramente aquilo tinha algo a ver com a própria banda dele, que na época estava passando por um caos interno, mas ele não dizia o que exatamente estava rolando. Parecia que ele estava buscando em mim resposta para alguma coisa, mas eu simplesmente não sabia qual era a pergunta."
É possível que passasse pela cabeça de Eddie que ele e David Lee Roth — que cada vez mais falavam línguas diferentes e queriam fazer coisas diferentes — dessem vazão a seus desejos pessoais com álbuns solo. O problema é que a banda era movida por um pacto de "um por todos e todos por um" onde a ideia de disco solo não era tolerada.
Tanto que em 1983, Eddie Van Halen quando gravou o solo de "Beat It", de Michael Jackson, pediu para não ser creditado na esperança de que a banda não descobrisse sua pulada de cerca. Em sua autobiografia, o baterista Alex Van Halen confessou ter ficado puto quando descobriu que seu irmão havia rompido o acordo e gravado com outro artista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Quem pode salvar o Bangers? 4 bandas que poderiam assumir o lugar do Twisted Sister
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Twisted Sister fora do Bangers Open Air 2026; novo headliner será anunciado nesta sexta-feira
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
As três bandas gigantes de metal que pioraram ao trocar de vocalista, segundo Gastão
O álbum execrado que você não pode ouvir mexendo no celular, segundo Regis Tadeu
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Dave Mustaine destaca a versatilidade dos irmãos Drover; "Ambos tocam guitarra e bateria"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A melhor banda de metal de cada estado do Brasil e do Distrito Federal segundo Gustavo Maiato
O roqueiro que se assustou na "A Fazenda": "Irmã morreu e ela continuou no reality"
35 grandes músicas que o Megadeth lançou no século XXI


"I Was Made For Lovin' You", do Kiss, ultrapassa um bilhão de views no YouTube
A introdução de rock que Dave Grohl chama de "a maior de todas"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A lenda do rock que ficou anos sem falar com Slash; "eu disse uma besteira sobre ele"
Paul Stanley e Gene Simmons serão induzidos ao Songwriters Hall of Fame
O ícone do metal moderno que "deu carteirada" para assistir show do Kiss com o filho
Peter Criss e Bob Ezrin contestam declarações recentes de Gene Simmons
Os álbuns do Kiss em que Gene Simmons e Peter Criss não tocaram, segundo Regis Tadeu
A música do Kiss que Gene Simmons adorou até descobrir o mico que ele teria que pagar


