A decisão tomada pelo Kiss que intrigou Eddie Van Halen: "Por que vocês fizeram aquilo?!"
Por André Garcia
Postado em 23 de janeiro de 2025
Em 1982, após perder Ace Frehley e chegar ao fundo do poço com "Music From the Elder", o Kiss estava numa posição para lá de delicada. Gene Simmons e Paul Stanley estavam fazendo testes com guitarristas dos mais diversos — inclusive alguns que anos depois seriam mundialmente famosos, como Richie Sambora e Slash — mas nenhum que funcionasse.
Em sua biografia Face the Music - A Life Exposed Paul Stanley relembrou que naquela época o Kiss recebeu a ilustre visita daquele que era o maior guitarrista do planeta:
"Eddie Van Halen apareceu no estúdio um dia, quando ouviu que a gente estava procurando guitarrista. Ele ouviu o material que a gente tinha [gravado para o 'Creatures of the Night'], incluindo o solo da faixa-título, de Steve Farris. 'Uau, por que não contratam esse cara?', perguntou Eddie, que ficou impressionado. A gente até já tinha feito um teste com Farris, mas não rolou a química."
"Eddie estava muito infeliz e me ligou na minha casa algumas vezes. Ele estava incomodado e queria me perguntar sobre os álbuns solos do Kiss. 'Por que vocês fizeram aquilo?', ele perguntava. 'Por que vocês pegaram e foram gravar álbuns solo?' Claramente aquilo tinha algo a ver com a própria banda dele, que na época estava passando por um caos interno, mas ele não dizia o que exatamente estava rolando. Parecia que ele estava buscando em mim resposta para alguma coisa, mas eu simplesmente não sabia qual era a pergunta."
É possível que passasse pela cabeça de Eddie que ele e David Lee Roth — que cada vez mais falavam línguas diferentes e queriam fazer coisas diferentes — dessem vazão a seus desejos pessoais com álbuns solo. O problema é que a banda era movida por um pacto de "um por todos e todos por um" onde a ideia de disco solo não era tolerada.
Tanto que em 1983, Eddie Van Halen quando gravou o solo de "Beat It", de Michael Jackson, pediu para não ser creditado na esperança de que a banda não descobrisse sua pulada de cerca. Em sua autobiografia, o baterista Alex Van Halen confessou ter ficado puto quando descobriu que seu irmão havia rompido o acordo e gravado com outro artista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps