O detalhe que faz Jim Root concordar com puristas que dizem que Slipknot não é metal
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de janeiro de 2025
O guitarrista do Slipknot, Jim Root, abordou um debate comum entre fãs de heavy metal: a inclusão da banda no gênero. Durante uma entrevista recente publicada no Ultimate Guitar, Root admitiu que entende a visão de alguns "puristas" que afirmam que o Slipknot não é uma banda de metal, dizendo que, em certo ponto, ele concorda.
Para Root, a evolução musical não deve ser limitada por gêneros. "É realmente importante não impor limites ao que você pode fazer criativamente, como ser categorizado por um gênero", afirmou. "Muitos puristas e fãs de metal não gostam dessa ideia. E muitos dizem que não somos uma banda de metal, e eu não discordo deles."
Ele comparou o som do Slipknot com bandas de death metal norueguês ou do final dos anos 1980 e início dos 1990, destacando que o Slipknot é menos pesado do que essas influências. "Definitivamente não somos tão pesados, ou algo assim", reconheceu.
Slipknot é pop?
Jim também discutiu a subjetividade em definir o que torna a música "pesada". "Qual é a sua definição de pesado?", questionou. "Isso significa rápido, com palhetadas frenéticas, ou algo realmente lento, denso, arrastado no tempo? Eu ainda não decifrei esse código." A versatilidade do Slipknot, que mistura elementos de diferentes estilos, abre espaço para interpretações diversas sobre sua identidade musical.
De forma surpreendente, Root mencionou que até mesmo chamar o Slipknot de banda "pop" não seria um erro completo. "Participei de um podcast há algum tempo, e o apresentador disse: 'Bem, vocês são meio que uma banda pop, certo?'. E eu não podia discordar. Para mim, o pop, o rock clássico e arranjos mais simples são os que têm maior impacto e significado. Eles também deixam os vocais fazerem o que precisam."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps