Regis Tadeu detona tese de MC Lan sobre rock voltar a ser grande no Brasil: "Está delirando"
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de janeiro de 2025
Em participação no podcast Redcast, o crítico musical Regis Tadeu contestou uma declaração do cantor MC Lan. O funkeiro havia afirmado que o rock poderia voltar a ser a maior força cultural da música brasileira. Para Regis, a ideia é utópica e ignora os fatores que fizeram do gênero um marco cultural em décadas passadas.
Regis Tadeu - Mais Novidades
"O MC Lan disse que o rock vai voltar a ser a maior força cultural da música brasileira. Não, não. Esse cara tá delirando", afirmou Regis. Segundo ele, a visão de Lan parte da ideia de que a atual saturação de tendências como músicas para TikTok e hits centrados em dancinhas poderia gerar uma reação cultural. No entanto, Regis defende que qualquer revitalização do gênero estaria distante do que o rock representou nos anos 1980.
Regis explicou que o sucesso do rock brasileiro nos anos 1980 foi sustentado por um investimento maciço das gravadoras. "Todo mundo fala: ‘Ah, o rock brasileiro dos anos 80 foi muito famoso.’ Sim, foi famoso porque as gravadoras investiram milhões para comprar espaço em rádio e televisão", ressaltou.
Ele destacou que a mídia da época desempenhou um papel central na popularidade do gênero, colocando bandas como Legião Urbana, Titãs e Barão Vermelho em evidência. "Você achava que as bandas se apresentavam no Chacrinha de graça? Claro que não", acrescentou.
Para Regis, o cenário atual é completamente diferente. Ele argumenta que o modelo tradicional de televisão e rádio perdeu relevância com o avanço da internet e do streaming. "A TV morreu. A TV como conhecíamos – o aparelho na sala, com a família reunida assistindo juntos – isso não existe mais, acabou. Hoje, cada um assiste o que quiser, onde quiser e quando quiser", pontuou.
Ele também rebateu estratégias de emissoras que tentam atrair a atenção da audiência jovem. "Não adianta levar youtuber pra televisão. O youtuber não vai ficar sentado na sala vendo TV e dando ponto pro Ibope. Ele vai assistir no celular, no ponto de ônibus, no horário que quiser."
Regis foi categórico ao afirmar que o rock dificilmente voltará a ocupar o mesmo espaço de décadas passadas. "Esse negócio que o MC Lan falou, de o rock voltar a ser o centro da música brasileira? Esse cara tá viajando. Não vai acontecer nunca mais", disse.
Para ele, outros gêneros, como o rap, têm muito mais potencial para se tornarem a principal tendência musical do país. "É muito mais provável que o rap se torne a tendência musical mais popular do que o rock hoje em dia. Não tenho dúvida disso", concluiu.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Nick Mason do Pink Floyd
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Richie Sambora acusa Jon Bon Jovi de sabotar sua carreira solo para forçá-lo a voltar
Os três personagens de uma canção de Dio: "um rapaz jovem gay, uma garota abusada e eu"

O indiscutível maior mérito de Jimmy Page enquanto guitarrista, segundo Regis Tadeu
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
A banda que esbanja confiança técnica e criativa fora do comum, segundo Regis Tadeu
A banda que é boa para ouvir num churrasco discutindo sobre carros, segundo Regis Tadeu
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Os 5 álbuns essenciais para compreender o rock nacional anos 1980, segundo Regis Tadeu


