Regis Tadeu detona tese de MC Lan sobre rock voltar a ser grande no Brasil: "Está delirando"
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de janeiro de 2025
Em participação no podcast Redcast, o crítico musical Regis Tadeu contestou uma declaração do cantor MC Lan. O funkeiro havia afirmado que o rock poderia voltar a ser a maior força cultural da música brasileira. Para Regis, a ideia é utópica e ignora os fatores que fizeram do gênero um marco cultural em décadas passadas.
Regis Tadeu - Mais Novidades
"O MC Lan disse que o rock vai voltar a ser a maior força cultural da música brasileira. Não, não. Esse cara tá delirando", afirmou Regis. Segundo ele, a visão de Lan parte da ideia de que a atual saturação de tendências como músicas para TikTok e hits centrados em dancinhas poderia gerar uma reação cultural. No entanto, Regis defende que qualquer revitalização do gênero estaria distante do que o rock representou nos anos 1980.
Regis explicou que o sucesso do rock brasileiro nos anos 1980 foi sustentado por um investimento maciço das gravadoras. "Todo mundo fala: ‘Ah, o rock brasileiro dos anos 80 foi muito famoso.’ Sim, foi famoso porque as gravadoras investiram milhões para comprar espaço em rádio e televisão", ressaltou.
Ele destacou que a mídia da época desempenhou um papel central na popularidade do gênero, colocando bandas como Legião Urbana, Titãs e Barão Vermelho em evidência. "Você achava que as bandas se apresentavam no Chacrinha de graça? Claro que não", acrescentou.
Para Regis, o cenário atual é completamente diferente. Ele argumenta que o modelo tradicional de televisão e rádio perdeu relevância com o avanço da internet e do streaming. "A TV morreu. A TV como conhecíamos – o aparelho na sala, com a família reunida assistindo juntos – isso não existe mais, acabou. Hoje, cada um assiste o que quiser, onde quiser e quando quiser", pontuou.
Ele também rebateu estratégias de emissoras que tentam atrair a atenção da audiência jovem. "Não adianta levar youtuber pra televisão. O youtuber não vai ficar sentado na sala vendo TV e dando ponto pro Ibope. Ele vai assistir no celular, no ponto de ônibus, no horário que quiser."
Regis foi categórico ao afirmar que o rock dificilmente voltará a ocupar o mesmo espaço de décadas passadas. "Esse negócio que o MC Lan falou, de o rock voltar a ser o centro da música brasileira? Esse cara tá viajando. Não vai acontecer nunca mais", disse.
Para ele, outros gêneros, como o rap, têm muito mais potencial para se tornarem a principal tendência musical do país. "É muito mais provável que o rap se torne a tendência musical mais popular do que o rock hoje em dia. Não tenho dúvida disso", concluiu.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Como o novato Chris Dovas fez o Testament soar mais pesado, segundo Chuck Billy
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
A diferença entre "Divine Intervention" e "Diabolus in Musica", segundo Jeff Hanneman
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta

Regis Tadeu critica duramente o Rock in Rio: "desfile de horrores musicais"
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Angra Reunion; Felipe Andreoli, Rafael Bittencourt e Paulo Baron contam como tudo aconteceu
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Paulo Baron e Felipe Andreoli lançam podcast "Assino Embaixo" no canal de Regis Tadeu
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
A semelhança entre megahits de Roberto Carlos e The Police, segundo Regis Tadeu


