Geddy Lee, do Rush, elege o melhor baixista do planeta; "um talento incrível"
Por Bruce William
Postado em 01 de janeiro de 2025
Geddy Lee é um dos baixistas mais respeitados da história do Rock. Seu trabalho junto ao Rush, com um estilo que combina técnica e força, fez com que ele se tornasse uma referência para muitos músicos ao longo dos anos. E até ele mesmo sabe que há proezas que ele realizou que não são coisas para qualquer um, conforme ele mesmo disse em 2023 durante conversa com a Vulture:
"Quando você ouve a o baixo do refrão de 'The Anarchist' do 'Clockwork Angels', é uma das minhas linhas de baixo favoritas entre as que já escrevi. Só que quando chegou a hora de tocar cantando ao vivo, foi quase impossível. Preciso dividir meu cérebro em coisas completamente independentes porque a melodia vocal e a sintaxe não têm relação com o que o baixo está fazendo. Foi um dos maiores desafios que já tive, dominar esta música para poder tocar ao vivo."
No entanto, Lee não se furta a reconhecer o talento de outros artistas, e volta e meia ele comenta o quanto aprecia o trabalho de outros músicos, tal qual ele fez em entrevista de 2019 para a UDiscover Music onde apontou quatro baixistas que são seus heróis musicais: "Se eu tivesse que escolher o melhor baixista de rock progressivo de todos os tempos, seria Chris Squire, sem dúvida alguma", disse Geddy, sobre um dos quatro citados.
E a Far Out resgatou uma fala dos anos noventa de Geddy, onde ele cita outro baixista que, para ele, estava acima dos demais: "Para mim, Jeff Berlin é o melhor baixista do planeta neste momento - um talento incrível", disse.
Nascido nos EUA em 1953, Jeff Berlin toca Jazz, Jazz Fusion e Rock Progressivo, e é considerado por muitos, não somente por Geddy, como um dos melhores baixistas da história, relata o Wikipedia, sendo citado como um dos pouquíssimos virtuosos do instrumento, ao lado de Jaco Pastorius e Stanley Clarke, que implementaram técnicas novas para se tocar o instrumento.
Apesar de não seguir o mesmo caminho de Berlin no sentido técnico, Lee sempre manteve sua própria identidade no Rush. Ele explorou o baixo de forma criativa, trazendo intensidade e inovação para as músicas da banda, onde muitas vezes seu som é confundido com o de uma guitarra. Mas essa escolha mostra como Lee valoriza a música em todas as suas formas, reconhecendo a contribuição de outros artistas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps