A obra do Led Zeppelin onde Jimmy Page surpreendeu os colegas de banda; "O cara surtou?"
Por Bruce William
Postado em 28 de fevereiro de 2025
O Led Zeppelin sempre foi uma banda que fugiu do óbvio. Desde sua formação em 1968, Jimmy Page já tinha em mente um grupo que não seguiria padrões, explorando novos caminhos no rock. Além de ser o guitarrista e principal compositor, ele também se envolvia profundamente na produção dos discos, garantindo que cada álbum tivesse um som único e inovador.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Em 1976, a banda lançou "Presence", um álbum que acabou sendo o menos vendido do grupo na época. Gravado em meio a circunstâncias desafiadoras, com Robert Plant se recuperando de um acidente de carro, o disco foi praticamente moldado por Page, que passou noites inteiras trabalhando na produção. O resultado foi um som mais cru e direto, diferente dos arranjos mais sofisticados de "Physical Graffiti" (1975) ou "Houses of the Holy" (1973).
A faixa de abertura, "Achilles Last Stand", exemplifica bem essa abordagem. Com mais de dez minutos de duração, a música traz um ritmo acelerado e uma estrutura densa, cheia de camadas de guitarras. O próprio Page relembrou como o processo foi intenso: "Foi feito em uma noite, o arranjo inteiro. Para ser honesto, os outros caras nem sabiam", disse o guitarrista, em fala resgatada pela Far Out.
Inicialmente, os integrantes ficaram surpresos com a música e até questionaram a sanidade de Page. "Eles diziam: 'O cara surtou? Sabe o que está fazendo?' Mas, no final, o quadro se formou", contou. O resultado foi uma das composições mais ousadas da banda, que se tornou uma das favoritas dos fãs.
Apesar da recepção morna na época, "Presence" envelheceu bem e hoje é reconhecido por sua energia e experimentação. Mesmo quando o sucesso comercial não veio de imediato, Jimmy Page continuou seguindo sua visão artística, surpreendendo até seus próprios companheiros de banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
"Não estou morrendo"; Dee Snider explica cancelamento da turnê de 50 anos do Twisted Sister
A melhor faixa do primeiro disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence


A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Filmagem rara do Led Zeppelin em 1972 é disponibilizada online
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
Quando Chris Cornell temeu que o Soundgarden fosse comparado com Black Sabbath ou Led Zeppelin
O icônico guitarrista que se tornou o maior herói de Dave Mustaine
O indiscutível maior mérito de Jimmy Page enquanto guitarrista, segundo Regis Tadeu
A música do Led Zeppelin que John Paul Jones preferia que nunca tivesse existido
Cinco músicas lançadas há mais de 50 anos que continuam fazendo sucesso
Rock: alguns dos discos mais raros (e caros) do mundo


