A obra do Led Zeppelin onde Jimmy Page surpreendeu os colegas de banda; "O cara surtou?"
Por Bruce William
Postado em 28 de fevereiro de 2025
O Led Zeppelin sempre foi uma banda que fugiu do óbvio. Desde sua formação em 1968, Jimmy Page já tinha em mente um grupo que não seguiria padrões, explorando novos caminhos no rock. Além de ser o guitarrista e principal compositor, ele também se envolvia profundamente na produção dos discos, garantindo que cada álbum tivesse um som único e inovador.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Em 1976, a banda lançou "Presence", um álbum que acabou sendo o menos vendido do grupo na época. Gravado em meio a circunstâncias desafiadoras, com Robert Plant se recuperando de um acidente de carro, o disco foi praticamente moldado por Page, que passou noites inteiras trabalhando na produção. O resultado foi um som mais cru e direto, diferente dos arranjos mais sofisticados de "Physical Graffiti" (1975) ou "Houses of the Holy" (1973).
A faixa de abertura, "Achilles Last Stand", exemplifica bem essa abordagem. Com mais de dez minutos de duração, a música traz um ritmo acelerado e uma estrutura densa, cheia de camadas de guitarras. O próprio Page relembrou como o processo foi intenso: "Foi feito em uma noite, o arranjo inteiro. Para ser honesto, os outros caras nem sabiam", disse o guitarrista, em fala resgatada pela Far Out.
Inicialmente, os integrantes ficaram surpresos com a música e até questionaram a sanidade de Page. "Eles diziam: 'O cara surtou? Sabe o que está fazendo?' Mas, no final, o quadro se formou", contou. O resultado foi uma das composições mais ousadas da banda, que se tornou uma das favoritas dos fãs.
Apesar da recepção morna na época, "Presence" envelheceu bem e hoje é reconhecido por sua energia e experimentação. Mesmo quando o sucesso comercial não veio de imediato, Jimmy Page continuou seguindo sua visão artística, surpreendendo até seus próprios companheiros de banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Site cita Alírio Netto como novo vocal do Angra mas depois apaga matéria
5 fortes candidatos a assumir os vocais do Angra após a saída de Fabio Lione
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Poucas horas após deixar o Arch Enemy, Alissa White-Gluz lança primeira música de álbum solo
James Hetfield não ficou feliz com o visual adotado pelo Metallica nos anos 90
Arch Enemy anuncia a saída da vocalista Alissa White-Gluz
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
As três linhas de baixo favoritas de Flea, do Red Hot Chili Peppers
Imprensa internacional repercute saída de Fabio Lione do Angra e destaca surpresa
Fabio Lione e Angra comunicam fim da parceria
O cantor "sensacional" que Robert Plant sabe que poderia tê-lo substituído no Led Zeppelin
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Os 3 clássicos dos anos 1980 que você não precisa sentir culpa por amar
Muitos se lembram de um show do Led Zeppelin que talvez não tenha acontecido
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
O hit que fez Jimmy Page e Jeff Beck esfriarem amizade: "Falta de comunicação"
O hit do Led Zeppelin em que Robert Plant foi homofóbico, segundo John Paul Jones
As duas músicas que Robert Plant e Jimmy Page apontam como o auge do Led Zeppelin
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
A curiosa opinião de Axl Rose sobre o fim do Led Zeppelin em 1980


