A obra do Led Zeppelin onde Jimmy Page surpreendeu os colegas de banda; "O cara surtou?"
Por Bruce William
Postado em 28 de fevereiro de 2025
O Led Zeppelin sempre foi uma banda que fugiu do óbvio. Desde sua formação em 1968, Jimmy Page já tinha em mente um grupo que não seguiria padrões, explorando novos caminhos no rock. Além de ser o guitarrista e principal compositor, ele também se envolvia profundamente na produção dos discos, garantindo que cada álbum tivesse um som único e inovador.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Em 1976, a banda lançou "Presence", um álbum que acabou sendo o menos vendido do grupo na época. Gravado em meio a circunstâncias desafiadoras, com Robert Plant se recuperando de um acidente de carro, o disco foi praticamente moldado por Page, que passou noites inteiras trabalhando na produção. O resultado foi um som mais cru e direto, diferente dos arranjos mais sofisticados de "Physical Graffiti" (1975) ou "Houses of the Holy" (1973).
A faixa de abertura, "Achilles Last Stand", exemplifica bem essa abordagem. Com mais de dez minutos de duração, a música traz um ritmo acelerado e uma estrutura densa, cheia de camadas de guitarras. O próprio Page relembrou como o processo foi intenso: "Foi feito em uma noite, o arranjo inteiro. Para ser honesto, os outros caras nem sabiam", disse o guitarrista, em fala resgatada pela Far Out.
Inicialmente, os integrantes ficaram surpresos com a música e até questionaram a sanidade de Page. "Eles diziam: 'O cara surtou? Sabe o que está fazendo?' Mas, no final, o quadro se formou", contou. O resultado foi uma das composições mais ousadas da banda, que se tornou uma das favoritas dos fãs.
Apesar da recepção morna na época, "Presence" envelheceu bem e hoje é reconhecido por sua energia e experimentação. Mesmo quando o sucesso comercial não veio de imediato, Jimmy Page continuou seguindo sua visão artística, surpreendendo até seus próprios companheiros de banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
Dave Mustaine quer turnê Metallica + Megadeth; "isso faria tudo ficar bem"
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
Exodus divulga "3111", faixa de seu próximo disco de estúdio
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril


O álbum que o Led Zeppelin não deveria ter lançado, de acordo com Robert Plant
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
A música do Led Zeppelin IV que Jimmy Page disse que não dava para reproduzir
O legado que Jimmy Page gostaria de deixar para a história; "É isso que importa de verdade"
O brasileiro que deixou Jimmy Page desconfortável: "Me recuso a responder essa pergunta"
A guitarra roubada de Jimmy Page que retornou décadas depois; "acho que ele morreu"
3 clássicos do rock que ganham outro significado quando tocados ao contrário
A curiosa relação entre Led Zeppelin e Nirvana feita por Malcolm Young
Jimmy Page revela o melhor cantor com quem já tocou — não é Robert Plant!


