Iron Maiden já tinha o conceito de "The Number of the Beast" na era Paul Di'Anno?
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de fevereiro de 2025
O livro "The Number of the Beast – Um Clássico do Iron Maiden", de Stjepan Juras, publicado no Brasil pela editora Estética Torta, sugere que o conceito do álbum "The Number of the Beast" já estava em gestação antes mesmo da saída do vocalista Paul Di’Anno. A obra apresenta indícios de que a banda já planejava sua abordagem temática voltada para o ocultismo e o imaginário satânico antes da entrada de Bruce Dickinson.
Iron Maiden - Mais Novidades

Uma das pistas levantadas é a escolha do single "Purgatory", lançado em junho de 1981. A capa, ilustrada por Derek Riggs, mostra um diabo cuja pele apodrece e revela a face do mascote Eddie. "Além de dar a sugestão de uma eternidade no purgatório, a capa também envia uma mensagem de que não haverá qualquer absolvição, e que, com o maligno (o Diabo), as coisas só podem ficar piores (Eddie)", escreve Juras. A imagem teria sido inicialmente considerada para um álbum, o que poderia indicar um planejamento temático já em andamento.
A publicação também questiona a escolha de "Purgatory" como single, deixando de lado faixas mais fortes de "Killers", como ‘Wrathchild" e "Murders in the Rue Morgue". O próprio empresário Rod Smallwood teria afirmado que a música "não era, na verdade, um single, foi apenas arrancada do álbum que os fãs já tinham". Ainda assim, Juras sugere que a escolha foi proposital: "Purgatory era uma excelente introdução de coisas que estavam por vir".

O autor propõe que a trilogia visual iniciada nesse single continuaria com as capas de "Run to the Hills", "The Number of the Beast" e seu respectivo álbum, formando um "drama clássico em três atos":
- A batalha com o demônio ("Run to the Hills").
- A vitória sobre a besta que ainda governa a humanidade ("The Number of the Beast").
- A morte do demônio e a ascensão de Eddie como governante do submundo ("The Number of the Beast", o single).
Se essa teoria estiver correta, o Iron Maiden já trabalhava o conceito de "The Number of the Beast’ meses antes do lançamento do álbum, ainda no período de "Killers", com Paul Di’Anno nos vocais. "É o que estou alegando aqui – que todo o conceito do Beast estava pronto meses antes do seu lançamento – possivelmente, ainda antes do lançamento do seu antecessor, ‘Killers’", escreve Juras.



Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps