Iron Maiden já tinha o conceito de "The Number of the Beast" na era Paul Di'Anno?
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de fevereiro de 2025
O livro "The Number of the Beast – Um Clássico do Iron Maiden", de Stjepan Juras, publicado no Brasil pela editora Estética Torta, sugere que o conceito do álbum "The Number of the Beast" já estava em gestação antes mesmo da saída do vocalista Paul Di’Anno. A obra apresenta indícios de que a banda já planejava sua abordagem temática voltada para o ocultismo e o imaginário satânico antes da entrada de Bruce Dickinson.
Iron Maiden - Mais Novidades
Uma das pistas levantadas é a escolha do single "Purgatory", lançado em junho de 1981. A capa, ilustrada por Derek Riggs, mostra um diabo cuja pele apodrece e revela a face do mascote Eddie. "Além de dar a sugestão de uma eternidade no purgatório, a capa também envia uma mensagem de que não haverá qualquer absolvição, e que, com o maligno (o Diabo), as coisas só podem ficar piores (Eddie)", escreve Juras. A imagem teria sido inicialmente considerada para um álbum, o que poderia indicar um planejamento temático já em andamento.
A publicação também questiona a escolha de "Purgatory" como single, deixando de lado faixas mais fortes de "Killers", como ‘Wrathchild" e "Murders in the Rue Morgue". O próprio empresário Rod Smallwood teria afirmado que a música "não era, na verdade, um single, foi apenas arrancada do álbum que os fãs já tinham". Ainda assim, Juras sugere que a escolha foi proposital: "Purgatory era uma excelente introdução de coisas que estavam por vir".
O autor propõe que a trilogia visual iniciada nesse single continuaria com as capas de "Run to the Hills", "The Number of the Beast" e seu respectivo álbum, formando um "drama clássico em três atos":
- A batalha com o demônio ("Run to the Hills").
- A vitória sobre a besta que ainda governa a humanidade ("The Number of the Beast").
- A morte do demônio e a ascensão de Eddie como governante do submundo ("The Number of the Beast", o single).
Se essa teoria estiver correta, o Iron Maiden já trabalhava o conceito de "The Number of the Beast’ meses antes do lançamento do álbum, ainda no período de "Killers", com Paul Di’Anno nos vocais. "É o que estou alegando aqui – que todo o conceito do Beast estava pronto meses antes do seu lançamento – possivelmente, ainda antes do lançamento do seu antecessor, ‘Killers’", escreve Juras.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
Como Paulo Ricardo faz para evitar que suas músicas soem muito metal ou hard rock
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
O projeto que é os "quatro tenores do rock", segundo Eric Martin
O melhor álbum dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Keith Richards
Rush toca "A Farewell to Kings" pela primeira vez desde 1979
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O cantor que viu o Metallica ao vivo e achou que a banda não iria a lugar nenhum
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
O guitarrista mais rápido que Slash viu tocar; "literalmente explodiu minha cabeça"
Max Cavalera explica o que fez o Sepultura mudar o som em "Chaos A.D."
As 15 melhores músicas do Slayer, segundo o Loudwire
A banda americana dos anos 1970 que é a maior influência da nova baterista do Rush
Edu Falaschi lamenta vazamento: "Qualidade horrível, o cara captou do jeito que pôde"
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções



Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
Rodrigo Constantino toca clássico do Iron Maiden na bateria e ganha elogios
Iron Maiden e tietagem: Steve Harris posa com membros de três bandas de metal sinfônico
O Iron Maiden errou ou acertou em contratar Janick Gers? Youtuber explica
Inscrições do ENEM abertas: quanto você tiraria na prova sobre rock?
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
5 introduções do metal dos anos 1980 que provam por que a década é amada até hoje
Antes do "Reign in Blood" o Slayer já disse ser mais pesado que o Iron Maiden
O álbum do Iron Maiden afetado negativamente pelo sucesso de Metallica e Slayer
As 25 melhores músicas de heavy metal dos últimos 25 anos, de acordo com o Loudwire


