Para Tony Iommi, gravação do primeiro disco do Black Sabbath foi uma "experiência luxuosa"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de fevereiro de 2025
Sem sombra de dúvidas, 13 de fevereiro de 1970 é uma data muito importante. Foi nesse dia que uma banda inglesa (e até então, desconhecida) chamada Black Sabbath lançou o seu primeiro álbum de estúdio e alterou para sempre os rumos da música.
Black Sabbath - Mais Novidades
Gravado por Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria), "Black Sabbath" (o disco) mostrou ao mundo uma sonoridade pesada, arrastada, soturna e inovadora, que pode ser conferida em "N.I.B." e na assustadora faixa-título. Nascia ali o heavy metal, estilo que faz a alegria de milhões de pessoas.
O histórico primeiro disco de estúdio do Black Sabbath foi registrado em pouco tempo. Para ser preciso, em menos de um dia. Tony Iommi relembrou o processo de gravação do álbum durante entrevista concedida à Guitar World em 1992. Veja abaixo o depoimento do guitarrista.
"O dinheiro era realmente escasso naquela época. Então, o álbum inteiro foi gravado em oito horas, em uma máquina de oito canais, no Regent Sound, em Londres. Ficamos tão satisfeitos por termos tido a chance de fazer um disco que toda a experiência pareceu muito luxuosa. Um contrato de gravação naquela época era algo muito grande."
Na mesma entrevista, Tony Iommi contou que improvisou em boa parte dos solos que gravou para "Black Sabbath". O guitarrista também relembrou que o disco foi gravado sem muita "papagaiada".
"A maioria dos meus solos naquele disco foram feitos da mesma forma que os faço agora – muito improvisados. Eu executei o solo estendido em ‘Warning’ em apenas duas tomadas. A primeira que toquei foi muito melhor do que a segunda, mas nosso suposto produtor [Rodger Bain], que nunca havia produzido um álbum na vida, decidiu colocar a segunda no disco sem nos consultar (...).
Nem tivemos tempo de trabalhar para obter sons – apenas montamos microfones na frente dos gabinetes e saímos. Apenas tocamos como se estivéssemos tocando ao vivo."
Por fim, Tony Iommi e seus parceiros gravaram um álbum histórico, que sobreviveu muito bem ao teste do tempo. Prova disso é que 55 anos depois de seu lançamento, "Black Sabbath" continua sendo tema de matérias como essa que você acabou de ler.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
Gary Holt comenta sobriedade e apoio de Rob Halford: "troquei a cerveja por biscoitos"
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
A música do Led Zeppelin que Robert Plant diz "definir" Jimmy Page
A atitude dos Titãs que fez Fernando Gabeira se levantar e ir embora de um show
Darkthrone anuncia o disco "Pre-Historic Metal" e divulga faixa-título
Novo disco do Foo Fighters traz faixa sobre traficante que deixou Dave Grohl feliz e irritado
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa


O clássico do metal que fez a cabeça do jovem Phil Campbell (e o assustou)
Seria do Black Sabbath a música "tapa-buraco" mais bem sucedida da história?
Cillian Murphy explica a relação entre Ozzy Osbourne e Tommy Shelby, da série Peaky Blinders
Wanessa Camargo prefere Black Sabbath com Dio, mas Zezé Di Camargo prefere com o Ozzy
As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
"Heaven and Hell parece mais Rainbow que Sabbath", diz Regis Tadeu - e todos discordam
O estranho cover do Black Sabbath que Ozzy disse ser "a coisa mais assustadora" que ouviu
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
O pior músico do Black Sabbath de todos os tempos, segundo o próprio Ozzy Osbourne
Sounds Entertainment: as 100 melhores músicas do Heavy Metal


