Para Tony Iommi, gravação do primeiro disco do Black Sabbath foi uma "experiência luxuosa"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de fevereiro de 2025
Sem sombra de dúvidas, 13 de fevereiro de 1970 é uma data muito importante. Foi nesse dia que uma banda inglesa (e até então, desconhecida) chamada Black Sabbath lançou o seu primeiro álbum de estúdio e alterou para sempre os rumos da música.
Black Sabbath - Mais Novidades
Gravado por Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria), "Black Sabbath" (o disco) mostrou ao mundo uma sonoridade pesada, arrastada, soturna e inovadora, que pode ser conferida em "N.I.B." e na assustadora faixa-título. Nascia ali o heavy metal, estilo que faz a alegria de milhões de pessoas.
O histórico primeiro disco de estúdio do Black Sabbath foi registrado em pouco tempo. Para ser preciso, em menos de um dia. Tony Iommi relembrou o processo de gravação do álbum durante entrevista concedida à Guitar World em 1992. Veja abaixo o depoimento do guitarrista.
"O dinheiro era realmente escasso naquela época. Então, o álbum inteiro foi gravado em oito horas, em uma máquina de oito canais, no Regent Sound, em Londres. Ficamos tão satisfeitos por termos tido a chance de fazer um disco que toda a experiência pareceu muito luxuosa. Um contrato de gravação naquela época era algo muito grande."
Na mesma entrevista, Tony Iommi contou que improvisou em boa parte dos solos que gravou para "Black Sabbath". O guitarrista também relembrou que o disco foi gravado sem muita "papagaiada".
"A maioria dos meus solos naquele disco foram feitos da mesma forma que os faço agora – muito improvisados. Eu executei o solo estendido em ‘Warning’ em apenas duas tomadas. A primeira que toquei foi muito melhor do que a segunda, mas nosso suposto produtor [Rodger Bain], que nunca havia produzido um álbum na vida, decidiu colocar a segunda no disco sem nos consultar (...).
Nem tivemos tempo de trabalhar para obter sons – apenas montamos microfones na frente dos gabinetes e saímos. Apenas tocamos como se estivéssemos tocando ao vivo."
Por fim, Tony Iommi e seus parceiros gravaram um álbum histórico, que sobreviveu muito bem ao teste do tempo. Prova disso é que 55 anos depois de seu lançamento, "Black Sabbath" continua sendo tema de matérias como essa que você acabou de ler.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Faith No More retornará aos palcos após hiato que durou uma década
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
A crítica da Classic Rock/Metal Hammer ao show do Guns N' Roses no Download 2026
Manowar tocará "Kings of Metal" e "Fighting the World" na íntegra em shows de 2027
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Kiss anuncia todas as atrações do segundo Kiss Kruise Landlocked in Vegas
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Zakk Wylde sobre Ozzy: o segredo era "álcool e muitas drogas"
Mark Wahlberg nem sabia que metal existia, revela Zakk Wylde
Pepper Keenan relembra Lemmy oferecendo armas após o furacão Katrina
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Mike Mangini fala sobre primeiro show como baterista do Godsmack
Os três guitarristas que Billy Corgan chama de "Bíblia da guitarra rock"
Ofertas selecionadas na Amazon com até 70% de desconto em vinil, CDs, acessórios e celulares
Jason Newsted diz que Metallica é, na prática, uma dupla de James Hetfield e Lars Ulrich


O maior riff de guitarra de todos os tempos, segundo Tony Iommi do Black Sabbath
De "N.I.B." a MBE; Tony Iommi recebe condecoração por serviços à música e à caridade
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Quem inventou os chifrinhos do metal? Segundo Wendy Dio, ninguém
A música que salvou a carreira de Ozzy Osbourne e se tornou um símbolo pop do metal
Bill Ward diz que nunca tocou "Paranoid" do mesmo jeito ao vivo por duas vezes
Quando o Black Sabbath quase arruinou a gravação de um dos discos mais vendidos da história
Ozzy e Geezer divergiam sobre qual foi o auge do Black Sabbath? Zakk Wylde explica
Ian Anderson revela a única coisa que Tony Iommi fez quando entrou para o Jethro Tull
Eloy Casagrande comenta genialidade e falta de técnica que cobrou um preço de Bill Ward


