Para Tony Iommi, gravação do primeiro disco do Black Sabbath foi uma "experiência luxuosa"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de fevereiro de 2025
Sem sombra de dúvidas, 13 de fevereiro de 1970 é uma data muito importante. Foi nesse dia que uma banda inglesa (e até então, desconhecida) chamada Black Sabbath lançou o seu primeiro álbum de estúdio e alterou para sempre os rumos da música.
Black Sabbath - Mais Novidades
Gravado por Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria), "Black Sabbath" (o disco) mostrou ao mundo uma sonoridade pesada, arrastada, soturna e inovadora, que pode ser conferida em "N.I.B." e na assustadora faixa-título. Nascia ali o heavy metal, estilo que faz a alegria de milhões de pessoas.
O histórico primeiro disco de estúdio do Black Sabbath foi registrado em pouco tempo. Para ser preciso, em menos de um dia. Tony Iommi relembrou o processo de gravação do álbum durante entrevista concedida à Guitar World em 1992. Veja abaixo o depoimento do guitarrista.
"O dinheiro era realmente escasso naquela época. Então, o álbum inteiro foi gravado em oito horas, em uma máquina de oito canais, no Regent Sound, em Londres. Ficamos tão satisfeitos por termos tido a chance de fazer um disco que toda a experiência pareceu muito luxuosa. Um contrato de gravação naquela época era algo muito grande."
Na mesma entrevista, Tony Iommi contou que improvisou em boa parte dos solos que gravou para "Black Sabbath". O guitarrista também relembrou que o disco foi gravado sem muita "papagaiada".
"A maioria dos meus solos naquele disco foram feitos da mesma forma que os faço agora – muito improvisados. Eu executei o solo estendido em ‘Warning’ em apenas duas tomadas. A primeira que toquei foi muito melhor do que a segunda, mas nosso suposto produtor [Rodger Bain], que nunca havia produzido um álbum na vida, decidiu colocar a segunda no disco sem nos consultar (...).
Nem tivemos tempo de trabalhar para obter sons – apenas montamos microfones na frente dos gabinetes e saímos. Apenas tocamos como se estivéssemos tocando ao vivo."
Por fim, Tony Iommi e seus parceiros gravaram um álbum histórico, que sobreviveu muito bem ao teste do tempo. Prova disso é que 55 anos depois de seu lançamento, "Black Sabbath" continua sendo tema de matérias como essa que você acabou de ler.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Steve Harris afirma que nunca conseguiu assistir um show dos Rolling Stones
Andy La Rocque joga responsabilidade de atraso em novo álbum para King Diamond
O rock ainda é gigante no Brasil? Números e dados desafiam o discurso de "crise do gênero"
5 bandas de heavy metal que seguem na ativa e lançaram o primeiro disco há mais de 40 anos
A música de Bruce Dickinson que tem um dos melhores solos de Adrian Smith
6 solos de guitarra tão fabulosos que nem precisariam da canção onde estão
A curiosa lista de itens proibidos no show do Megadeth em São Paulo
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
Dream Theater encerrará turnê de "Parasomnia" com shows no Brasil
Diretor de documentário oficial do Judas Priest explica exclusão de Ripper Owens do filme
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
As músicas com as melhores letras do Shaman e do Angra, segundo Ricardo Confessori
Faixa de novo EP do Sepultura remete à música do Black Sabbath cantada por Ian Gillan
Glenn Hughes teria recusado gravar "Seventh Star" se soubesse ser um disco do Black Sabbath
Membros do Black Sabbath recuperam direitos sobre demos do Earth
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
As duas músicas do Black Sabbath que quase foram arruinadas por títulos ruins
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
A melhor música do primeiro disco de Ozzy Osbourne, segundo o Loudwire
Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
O músico que tocou com Ozzy e o Sabbath sem precisar de drogas nem álcool para ser doidão
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Zakk Wylde: "Me converti ao catolicismo para agradecer a Deus por criar o Black Sabbath"


