Para Tony Iommi, gravação do primeiro disco do Black Sabbath foi uma "experiência luxuosa"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de fevereiro de 2025
Sem sombra de dúvidas, 13 de fevereiro de 1970 é uma data muito importante. Foi nesse dia que uma banda inglesa (e até então, desconhecida) chamada Black Sabbath lançou o seu primeiro álbum de estúdio e alterou para sempre os rumos da música.
Black Sabbath - Mais Novidades
Gravado por Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria), "Black Sabbath" (o disco) mostrou ao mundo uma sonoridade pesada, arrastada, soturna e inovadora, que pode ser conferida em "N.I.B." e na assustadora faixa-título. Nascia ali o heavy metal, estilo que faz a alegria de milhões de pessoas.
O histórico primeiro disco de estúdio do Black Sabbath foi registrado em pouco tempo. Para ser preciso, em menos de um dia. Tony Iommi relembrou o processo de gravação do álbum durante entrevista concedida à Guitar World em 1992. Veja abaixo o depoimento do guitarrista.
"O dinheiro era realmente escasso naquela época. Então, o álbum inteiro foi gravado em oito horas, em uma máquina de oito canais, no Regent Sound, em Londres. Ficamos tão satisfeitos por termos tido a chance de fazer um disco que toda a experiência pareceu muito luxuosa. Um contrato de gravação naquela época era algo muito grande."
Na mesma entrevista, Tony Iommi contou que improvisou em boa parte dos solos que gravou para "Black Sabbath". O guitarrista também relembrou que o disco foi gravado sem muita "papagaiada".
"A maioria dos meus solos naquele disco foram feitos da mesma forma que os faço agora – muito improvisados. Eu executei o solo estendido em ‘Warning’ em apenas duas tomadas. A primeira que toquei foi muito melhor do que a segunda, mas nosso suposto produtor [Rodger Bain], que nunca havia produzido um álbum na vida, decidiu colocar a segunda no disco sem nos consultar (...).
Nem tivemos tempo de trabalhar para obter sons – apenas montamos microfones na frente dos gabinetes e saímos. Apenas tocamos como se estivéssemos tocando ao vivo."
Por fim, Tony Iommi e seus parceiros gravaram um álbum histórico, que sobreviveu muito bem ao teste do tempo. Prova disso é que 55 anos depois de seu lançamento, "Black Sabbath" continua sendo tema de matérias como essa que você acabou de ler.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
A banda com três cantores que representa o futuro do metal, segundo Ricardo Confessori
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Tem alguma música do Guns N' Roses que é a mais difícil de tocar? Duff McKagan responde
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
"Não consigo te acompanhar": Geddy Lee exalta Anika Nilles em ensaio do Rush
A canção do AC/DC que veio de Bon, foi gravada por Brian e ainda arrepia Angus
Regis Tadeu "revela a verdade" que se esconde por trás do Angine de Poitrine
5 músicas do Dream Theater que merecem sua atenção
Dave Mustaine afirma que o Megadeth retornará ao Brasil
Rolling Stones parece ter divulgado capa e título do novo álbum
5 bandas de heavy metal que estão na ativa e lançaram mais de 10 discos de estúdio
Como Jimi Hendrix dividiu o Black Sabbath; uma parte amava, outra odiava
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
O disco do Black Sabbath que causa sensação ruim em Geezer Butler
Faixa de novo EP do Sepultura remete à música do Black Sabbath cantada por Ian Gillan
Glenn Hughes teria recusado gravar "Seventh Star" se soubesse ser um disco do Black Sabbath
Membros do Black Sabbath recuperam direitos sobre demos do Earth
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
As duas músicas do Black Sabbath que quase foram arruinadas por títulos ruins
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
Os melhores discos de 20 grandes bandas de Heavy Metal


