As três maiores canções punk da história para Lemmy, do Motörhead
Por Bruce William
Postado em 18 de fevereiro de 2025
Lemmy Kilmister sempre viu o punk como um necessário choque de realidade na música dos anos 1970. Em uma época dominada por bandas progressivas e arranjos elaborados, ele acreditava que o rock precisava de algo mais direto e enérgico. "Como os punks, nós simplesmente varremos toda aquela chatice dos anos 70 para o lado", disse ele à Spin, referindo-se ao excesso de sofisticação que tomava conta da música na época.
Motorhead - Mais Novidades
É bem verdade que havia uma lendária banda Punk que Lemmy detestava e dizia que eles eram falsos: "Eles soavam como música velha, disfarçada de Punk.". Mas mesmo que o Motörhead tivesse um nível técnico superior ao de muitas bandas punk, Lemmy via o grupo como parte da mesma revolução. "Se você não soubesse como éramos, pensaria que éramos uma banda punk", afirmou.
A atitude irreverente e a sonoridade crua colocavam o Motörhead próximo ao movimento, e Lemmy sempre exaltou algumas de suas músicas como essenciais para a história do rock, relembra a Far Out. Uma das faixas que ele considerava fundamentais era "I Wanna Be Sedated", dos Ramones. Para Lemmy, Joey Ramone tinha um talento único para estruturar boas canções de rock e criar refrões marcantes. Ele via a banda como uma verdadeira inovação, combinando energia juvenil com ironia e simplicidade.
Já o Sex Pistols, por outro lado, tinham a agressividade que Lemmy admirava. Ele destacava "Anarchy in the U.K." como um dos maiores hinos do punk e lembrava de sua convivência com Sid Vicious, que chegou a morar com ele por um tempo. "Tentei ensinar baixo para ele, mas era impossível", disse em entrevista à Louder Than War.
Para completar sua lista de favoritos, Lemmy escolheu "Neat Neat Neat", do The Damned. Ele considerava a banda a verdadeira essência do punk, um grupo formado por músicos completamente diferentes que, juntos, faziam um som explosivo. "Eles não tinham nada em comum, mas no palco eram insanos", comentou à Planet Rock. Lemmy chegou a dizer que sentia mais conexão com o The Damned do que com bandas como Judas Priest, reforçando que, para ele, a energia do punk era muito mais importante do que a técnica ou a perfeição musical.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar que se gaba de ter Donald Trump e Elon Musk na agenda do telefone
A noite em que Noel Gallagher ouviu "a melhor música de sua vida"
Duff McKagan reflete sobre o dramático fim do Velvet Revolver
O limite que João Gordo estabeleceu para se aposentar do Ratos de Porão: "Prefiro parar"
Yngwie Malmsteen explica "não" a David Lee Roth e por que não trabalharia com Dio
A música do Venom inspirada em um dos grandes clássicos do Kiss
Tony Iommi admite estar pensando cada vez mais na própria morte
A canção dos Beatles em que Paul McCartney já enxergava o fim da banda
As duas bandas históricas que quase ficaram com João Gordo antes do Ratos de Porão
O que aconteceu no túmulo de Ozzy Osbourne que levou Kelly a uma prática milenar
A música do Dream Theater que "nasceu" depois que Mike Portnoy assistiu show do Pantera
Marty Friedman admite ter pisado na bola em saída do Megadeth
Epica esgota ingressos para show com orquestra e coral em São Paulo
A música de 1984 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
A banda de rock que multiplicou cachê por 20 após viralizar

O músico que mudou o som do Scorpions; "vamos tornar essa porra pesada novamente"
Scott Ian (Anthrax) lembra "derrota" quando tentou acompanhar Lemmy na bebida
"Banqueiros são pessoas muitos ruins e sempre se safam", disse Lemmy em 2011
A música que acabou fazendo Lemmy levar um pé na bunda
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
O roqueiro que fez Lemmy perceber que tocar podia ter outras vantagens
A música dos Beatles que Dave Grohl considera mais pesada que Black Sabbath e Motörhead
Slash: quando Lemmy deu em cima de sua namorada
Mikkey Dee: por que tocar com o Scorpions é mais difícil do que com o Motörhead


