As três maiores canções punk da história para Lemmy, do Motörhead
Por Bruce William
Postado em 18 de fevereiro de 2025
Lemmy Kilmister sempre viu o punk como um necessário choque de realidade na música dos anos 1970. Em uma época dominada por bandas progressivas e arranjos elaborados, ele acreditava que o rock precisava de algo mais direto e enérgico. "Como os punks, nós simplesmente varremos toda aquela chatice dos anos 70 para o lado", disse ele à Spin, referindo-se ao excesso de sofisticação que tomava conta da música na época.
Motorhead - Mais Novidades
É bem verdade que havia uma lendária banda Punk que Lemmy detestava e dizia que eles eram falsos: "Eles soavam como música velha, disfarçada de Punk.". Mas mesmo que o Motörhead tivesse um nível técnico superior ao de muitas bandas punk, Lemmy via o grupo como parte da mesma revolução. "Se você não soubesse como éramos, pensaria que éramos uma banda punk", afirmou.
A atitude irreverente e a sonoridade crua colocavam o Motörhead próximo ao movimento, e Lemmy sempre exaltou algumas de suas músicas como essenciais para a história do rock, relembra a Far Out. Uma das faixas que ele considerava fundamentais era "I Wanna Be Sedated", dos Ramones. Para Lemmy, Joey Ramone tinha um talento único para estruturar boas canções de rock e criar refrões marcantes. Ele via a banda como uma verdadeira inovação, combinando energia juvenil com ironia e simplicidade.
Já o Sex Pistols, por outro lado, tinham a agressividade que Lemmy admirava. Ele destacava "Anarchy in the U.K." como um dos maiores hinos do punk e lembrava de sua convivência com Sid Vicious, que chegou a morar com ele por um tempo. "Tentei ensinar baixo para ele, mas era impossível", disse em entrevista à Louder Than War.
Para completar sua lista de favoritos, Lemmy escolheu "Neat Neat Neat", do The Damned. Ele considerava a banda a verdadeira essência do punk, um grupo formado por músicos completamente diferentes que, juntos, faziam um som explosivo. "Eles não tinham nada em comum, mas no palco eram insanos", comentou à Planet Rock. Lemmy chegou a dizer que sentia mais conexão com o The Damned do que com bandas como Judas Priest, reforçando que, para ele, a energia do punk era muito mais importante do que a técnica ou a perfeição musical.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
O gênero musical que Slash considera mais vibrante que o rock atualmente
Nicko McBrain reconhece que Iron Maiden foi injusto com Blaze Bayley
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
Zakk Wylde lembra breve período como guitarrista do Guns N' Roses
O motivo que enterrou os planos do Sonata Arctica para os 30 anos de carreira
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Os graves erros que Mick Mars cometia no palco do Motley Crue, segundo Tommy Lee
A música que Jon Bon Jovi nunca cantaria, segundo Desmond Child
Angra reúne Kiko, Falaschi e Akira Takasaki, do Loudness, em apresentação de "Burn", do Purple
O show que quase fez Bono ser demitido do U2 e acabou mudando a história da banda
Como AC/DC e Angus Young ajudaram Dave Mustaine a criar solo de "Holy Wars"
Steven Wilson tenta desvendar o fenômeno criado pelo Angine de Poitrine
A banda de metal que Gene Simmons dizia que iria tomar o lugar do Kiss

O que realmente aconteceu no dia que Scott Ian do Anthrax tomou porre com Lemmy
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
A banda dos anos 1990 que não tocava depois do Motörhead ou Slayer
O músico que mudou o som do Scorpions; "vamos tornar essa porra pesada novamente"
A música que acabou fazendo Lemmy levar um pé na bunda
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
Lemmy: "as pessoas se tornam melhores quando morrem"
A banda amada por milhões que para Lemmy é "uma porcaria" se comparada com os Beatles


