É verdade que Lemmy Kilmister ensinou Sid Vicious a tocar baixo?
Por André Garcia
Postado em 12 de abril de 2024
Não é exagero algum chamar de lenda um rockstar que já foi roadie (e vez ou outra traficante) de Jimi Hendrix. Pois anos antes de fundar a verdadeira instituição musical que é o Motörhead, Lemmy Kilmister já embalava sua vida com a tríade sexo, drogas e rock n roll do jeito que lhe era possível.
Como se não bastasse, em meados dos anos 70 ele ainda ensinou a tocar aquele que foi um dos mais icônicos baixistas do punk: Sid Vicious. Ou melhor, tentou ensinar, como disse Kilmister em entrevista publicada pela Louder Than War em 2011:
"O punk foi ótimo; era o que o rock n roll precisava naquele momento. Nunca tive saco para o The Clash e seu engajamento político forçado, mas o The Damned e os Ramones eram ótimas bandas de rock n roll. O Motörhead se encaixava perfeitamente [entre eles]. A gente podia ter cabelo grande [como as bandas de metal], mas os punks nos entendiam."
"Johnny Rotten [o vocalista dos Sex Pistols] costumava ir ver o Hawkwind tocar. Lembro-me dele aparecendo com seu cabelo comprido e um belo casaco nos shows de Londres. Sid Vicious [baixista dos Sex Pistols] morou em meu apartamento por alguns meses, eu até tentei ensinar ele a tocar baixo, mas ele não tinha jeito."
Lemmy era tão próximo a Sid que foi uma das primeiras pessoas a quem ele avisou que havia acabado de conseguir a vaga para os Sex Pistols. A reação do frontman do Motörhead foi no melhor estilo 'Perco o amigo mas não perco a piada':
"Certo dia ele [Sid] entrou correndo no avião, todo animado, dizendo 'Lemmy, consegui entrar para os Sex Pistols!', e eu disse: "Que legal? Foi como roadie? [Risos] Você nem sabe tocar baixo! Você não tem jeito."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps