A música épica do Led Zeppelin que John Paul Jones duvidou que Jimmy Page conseguiria fazer
Por André Garcia
Postado em 12 de fevereiro de 2025
Ao longo de seus quatro primeiros álbuns o Led Zeppelin fez tudo que desejava fazer e conquistou fama, riqueza e também sua cadeira na mais alta das prateleiras do rock inglês.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Mas o que fazer depois de chegar ao topo? A partir dali, cada álbum deles era uma reação ao anterior e uma tentativa de se motivar a seguir em frente.
"Houses of the Holy"(1973) foi eles querendo fazer coisas diferentes; "Physical Graffiti" (1975) foi eles querendo fazer tudo que queriam; e "Presence" (1976) eles querendo se superarem sendo ainda mais épicos e complexos.
"Presence" marcou uma época de muita turbulência na vida pessoal do quarteto e acabou não sendo tudo aquilo que se esperava deles, mas a faixa que melhor representou sua ambição musical foi a epopeia sonora de "Achiles Last Stand". Nela Jimmy Page se empenhou em levar suas habilidades musicais ao limite e subverter todo tipo de regras ditadas pela teoria musical.
O baixista John Paul Jones, antes de integrar o Led Zeppelin, por anos trabalhou como músico de estúdio compondo arranjos para orquestras — e inclusive o fez para os Rolling Stones no hit "She's a Rainbow").
Conforme publicado pela Far Out Magazine ele, com todo seu conhecimento teórico musical, duvidou que Jimmy Page conseguiria fazer "Achiles Last Stand" funcionar. O motivo foi um trecho, onde o guitarrista decidiu se desafiar usando uma escala influenciada por flamenco marroquino, por volta do segundo minuto da faixa.
Jimmy Page relembrou:
"O que eu planejava [em 'Achiles Last Stand'] era almejar um toque épico para que não soasse como simplesmente duas seções repetidas. Era para dar àquele trecho uma identidade totalmente nova por meio da orquestração das guitarras, que é algo que eu já curtia tinha um tempo."
"John Paul Jones achava que eu não ia conseguir fazer o que estava tentando dar certo. Ele disse que eu não conseguiria usar aquela escala em uma determinada seção [da música], que aquilo simplesmente não funcionaria. Só que funcionou!"
De fato, Jimmy Page conseguiu fazer "Achiles Last Stand" funcionar. Quando o álbum foi lançado, muitos consideraram uma música impossível de se tocar ao vivo. A partir dali, o objetivo de Page foi tocar ela nos palcos para provar a essas pessoas que elas estavam erradas.
E ele conseguiu fazer ela funcionar ao vivo também!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
O músico que Sammy Hagar queria dar um soco na cara: "O que acha que vou fazer?"
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
A música do Limp Bizkit que fez o Rage Against The Machine encerrar atividades
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
A música do Metallica que James Hetfield achou fraca demais; "Tá maluco? Que porra é essa?"
Folha cita "barriga enorme" de Brian Johnson em resenha sobre show do AC/DC em SP
Por que Joe Perry quase perdeu a amizade com Slash, segundo o próprio
Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
Alex Skolnick entende por que Testament não faz parte do Big Four do thrash metal
Alex Lifeson diz que Anika "virou a chave" nos ensaios do Rush; "No quinto dia, ela cravou"
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide



Foto que inspirou a capa do álbum "Led Zeppelin IV" vai a leilão na Inglaterra
A música que Jimmy Page precisava que fosse sucesso para ele salvar sua carreira
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
O primeiro solo de guitarra que Jimmy Page ouviu na vida, e que ele levou até "Stairway"
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
Quando Chris Cornell temeu que o Soundgarden fosse comparado com Black Sabbath ou Led Zeppelin
Robert Plant revela seu melhor vocal e a melhor guitarra de Jimmy Page no Led Zeppeli


