A música épica do Led Zeppelin que John Paul Jones duvidou que Jimmy Page conseguiria fazer
Por André Garcia
Postado em 12 de fevereiro de 2025
Ao longo de seus quatro primeiros álbuns o Led Zeppelin fez tudo que desejava fazer e conquistou fama, riqueza e também sua cadeira na mais alta das prateleiras do rock inglês.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Mas o que fazer depois de chegar ao topo? A partir dali, cada álbum deles era uma reação ao anterior e uma tentativa de se motivar a seguir em frente.
"Houses of the Holy"(1973) foi eles querendo fazer coisas diferentes; "Physical Graffiti" (1975) foi eles querendo fazer tudo que queriam; e "Presence" (1976) eles querendo se superarem sendo ainda mais épicos e complexos.
"Presence" marcou uma época de muita turbulência na vida pessoal do quarteto e acabou não sendo tudo aquilo que se esperava deles, mas a faixa que melhor representou sua ambição musical foi a epopeia sonora de "Achiles Last Stand". Nela Jimmy Page se empenhou em levar suas habilidades musicais ao limite e subverter todo tipo de regras ditadas pela teoria musical.
O baixista John Paul Jones, antes de integrar o Led Zeppelin, por anos trabalhou como músico de estúdio compondo arranjos para orquestras — e inclusive o fez para os Rolling Stones no hit "She's a Rainbow").
Conforme publicado pela Far Out Magazine ele, com todo seu conhecimento teórico musical, duvidou que Jimmy Page conseguiria fazer "Achiles Last Stand" funcionar. O motivo foi um trecho, onde o guitarrista decidiu se desafiar usando uma escala influenciada por flamenco marroquino, por volta do segundo minuto da faixa.
Jimmy Page relembrou:
"O que eu planejava [em 'Achiles Last Stand'] era almejar um toque épico para que não soasse como simplesmente duas seções repetidas. Era para dar àquele trecho uma identidade totalmente nova por meio da orquestração das guitarras, que é algo que eu já curtia tinha um tempo."
"John Paul Jones achava que eu não ia conseguir fazer o que estava tentando dar certo. Ele disse que eu não conseguiria usar aquela escala em uma determinada seção [da música], que aquilo simplesmente não funcionaria. Só que funcionou!"
De fato, Jimmy Page conseguiu fazer "Achiles Last Stand" funcionar. Quando o álbum foi lançado, muitos consideraram uma música impossível de se tocar ao vivo. A partir dali, o objetivo de Page foi tocar ela nos palcos para provar a essas pessoas que elas estavam erradas.
E ele conseguiu fazer ela funcionar ao vivo também!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Slash e banda moraram juntos para escrever músicas do novo álbum
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Ian Hill, ex-Judas Priest, diz que vida na estrada custou dois casamentos
Agora é oficial: Dream Theater começa a trabalhar no próximo álbum
Sharon Osbourne explica ausência do Megadeth em "Back to the Beginning"
Guns N' Roses vai gravar novas músicas em 2027, garante Slash
"Não dá para fazer uma lista de músicas do Judas Priest sem incluir 'Painkiller'", diz Ian Hill
A noite em que Noel Gallagher ouviu "a melhor música de sua vida"
As 10 melhores músicas do Metallica nos anos 1990, segundo a Metal Hammer
O rockstar que se gaba de ter Donald Trump e Elon Musk na agenda do telefone
Sharon detalha reunião com seis médicos antes do último show de Ozzy
Randy Blythe, vocalista do Lamb of God, não se considera um músico muito bom
Duff McKagan reflete sobre o dramático fim do Velvet Revolver
O dia em que Ozzy Osbourne quis montar um bar de Guinness na casa de Tony Iommi
A opinião nada lisonjeira de Ronnie James Dio sobre o Blackmore's Night



A noite em que Eddie Van Halen tocou Led Zeppelin para Zakk Wylde; "Foi insano"
O baterista que ajudou John Bonham a encontrar o som gigantesco do Led Zeppelin
O álbum que Robert Plant acredita que ajudou a salvar o Led Zeppelin
Cópia de vinil raríssimo do Led Zeppelin aparece em programa de TV no Reino Unido
O clássico do Led Zeppelin que deve seu sucesso a "Stairway to Heaven"
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que ninguém conseguiria fazer hoje
3 clássicos do rock que nasceram de temas banais, segundo a American Songwriter
O maior álbum feito em Los Angeles de acordo com Robert Plant e The Doors
O conselho de Robert Plant que fez Geddy Lee voltar a encarar a música
Talvez não tenham criado o metal, mas sem eles o gênero seria uma merda, diz Dave Grohl
O solo de Jimmy Page que Robert Plant odiava: "Você começa a parecer um pouco idiota"


