RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Richie Blackmore responde; qual a canção definitiva do Rainbow?

A música do Lamb of God inspirada em agressão policial contra Randy Blythe

Tem problema ser músico de metal e youtuber ao mesmo tempo? Lucas Inutilismo responde

Por que Dave Grohl fez 430 sessões de terapia em 70 semanas, segundo o próprio

O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"

O Black Sabbath estava seguindo a onda do Fleetwood Mac, mas percebeu que o caminho era outro

O argumento que Yngwie Malmsteen utilizou para se comparar a... Beethoven

Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades

O cantor amado por roqueiros e cheio de Grammys que Ian Anderson achava ter uma voz ridícula

60% dos melhores álbuns da década são dos EUA, aponta lista da Loudwire

Alissa White-Gluz pretende lançar vários singles antes de álbum com o Blue Medusa

Anthrax publicará "carta de amor aos fãs" em maio

Os 3 baixistas que John Paul Jones sempre ouvia, e a gente pode notar isso no Zeppelin

A atitude dos Titãs que fez Fernando Gabeira se levantar e ir embora de um show

Gary Holt comenta sobriedade e apoio de Rob Halford: "troquei a cerveja por biscoitos"


Dish Carpens
Stamp

O álbum do The Who que só existe por causa do Jimi Hendrix

Por
Postado em 10 de fevereiro de 2025

O impacto de Jimi Hendrix no mundo da música vai muito além de sua técnica revolucionária na guitarra. Sua presença no palco transcendeu a performance convencional, tornando-se quase espiritual para quem o assistia. Pete Townshend, guitarrista do The Who, foi um dos que sentiram essa influência de forma direta. "Quando você o via ao vivo, ele parecia um xamã. É a única palavra que posso usar. Não sei se é o termo certo. Parecia que a luz saía dele", declarou em entrevista resgatada pela Far Out.

Who - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: KRLA Beat - Wikimedia
Foto: KRLA Beat - Wikimedia

Apesar de ser um dos mais icônicos guitarristas rítmicos da história do rock, Townshend nunca havia considerado o uso de solos e fraseados individuais como parte essencial de seu estilo. No entanto, ao observar Hendrix misturar acordes melódicos, solos incendiários e uma construção rítmica única, percebeu que havia um novo caminho a ser explorado. "O que Jimi fazia era sublime. Era uma epifania no verdadeiro sentido da palavra. Doía porque, na presença dele e daquela música, você se sentia pequeno e percebia o quanto ainda tinha para evoluir", admitiu Townshend.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Foi nesse contexto que, em 1970, o The Who enfrentava um momento decisivo. O espírito rebelde que marcou o rock da década de 1960 começava a dar lugar a uma nova era, moldada tanto pela evolução musical quanto pelos traumas culturais da época, como os crimes cometidos por Charles Manson e sua seita. Para se manterem relevantes, Townshend e sua banda precisavam elevar ainda mais a intensidade de suas apresentações.

Foi assim que surgiu "Live at Leeds", um álbum ao vivo que capturou o The Who em seu estado mais bruto e agressivo. O show realizado em fevereiro de 1970 foi um momento de reinvenção para a banda, que incorporou uma nova abordagem ao som, resultando em um dos registros mais pesados da época. Para Townshend, essa mudança só foi possível graças à influência de Hendrix. "Não sei o que me levou a começar a tocar assim. Suponho que tenha sido a influência de Hendrix. Até então, eu não estava interessado em tocar notas individuais", revelou ao Sound International (via Far Out).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mesmo sem pretender competir diretamente com nomes como Jeff Beck, Eric Clapton e Jimmy Page, Townshend percebeu que explorar esse lado da guitarra era um caminho válido. "Depois de Hendrix, decidi que valia a pena tentar me expressar através do trabalho de nota única", explicou. O resultado dessa experimentação foi um novo nível de liberdade criativa, que moldou não apenas sua maneira de tocar, mas o som do The Who como um todo. "Se encaixava no meu som e tinha uma qualidade lírica, porque o braço da guitarra ficava tão livre na parte superior que você podia tocar bem alto", concluiu.

O que "Live at Leeds" trouxe ao rock não foi apenas uma performance explosiva, mas a prova de que o The Who poderia se reinventar e continuar relevante em um cenário que mudava rapidamente. E, de certa forma, isso só foi possível porque, em algum momento, Pete Townshend assistiu Jimi Hendrix e percebeu que havia muito mais a se explorar dentro da guitarra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Bruce William

Quando Socram chegou no Whiplash.net era tudo mato, JPA lhe entregou uma foice e disse "go ahead!". Usou vários nomes, chegou a hora do "verdadeiro". Nunca teve pretensão de se dizer jornalista, no máximo historiador do rock, já que é formado na área. Continua apaixonado por uma Fuchsbau, que fica mais linda a cada dia que passa ♥. Na foto com a Melody, que já virou estrelinha...
Mais matérias de Bruce William.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS