Oasis desperta fúria na Coreia do Sul com post: "Eu achei ofensivo. Isso é difícil de aceitar"
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de agosto de 2025
No último dia 8 de agosto, o Oasis publicou um teaser nas redes sociais para divulgar o novo visualizador oficial de "Morning Glory", clássico do álbum "What’s the Story (Morning Glory?)", de 1995. O vídeo, que mesclava colagens estilizadas de cidades e paisagens, trazia um sol amarelo com longos raios em destaque.
Oasis - Mais Novidades
A imagem, no entanto, gerou polêmica entre fãs asiáticos, especialmente na Coreia do Sul, que viram semelhança com a Rising Sun Flag (Kyokujitsu-ki), bandeira associada ao imperialismo japonês e ao militarismo da Segunda Guerra Mundial. O símbolo foi utilizado pela Marinha japonesa durante o conflito e ainda hoje é visto, em países como Coreia do Sul e China, como um lembrete das invasões, massacres e da opressão sofrida durante a ocupação japonesa.
A controvérsia ganhou ainda mais força porque o teaser foi lançado poucos dias antes do Dia da Libertação da Coreia do Sul, celebrado em 15 de agosto, quando o país recorda o fim do domínio colonial japonês (1910-1945). Para muitos fãs coreanos, a coincidência soou particularmente ofensiva. O detalhe foi comentado pela coluna O Som e a Fúria da Veja.
Nos comentários do YouTube e redes sociais, alguns internautas agradeceram à banda por ter ouvido as críticas e editado o vídeo. Um fã coreano escreveu. "Entendemos que a intenção do Oasis era apenas representar um nascer do sol para ‘Morning Glory’, mas a semelhança com a bandeira usada por criminosos de guerra japoneses foi difícil de aceitar. Mesmo assim, vocês poderiam simplesmente ter dito que não foi intencional. Mas editaram o vídeo e lançaram uma nova versão. Foi um gesto significativo, ainda mais no nosso Dia da Independência. Obrigado." Outro fã destacou: "Agradeço por não terem ignorado o problema. Isso mostra respeito com a nossa história."
O Oasis não chegou a publicar um pedido de desculpas oficial, mas removeu o teaser das redes sociais e relançou o visualizador completo no YouTube sem a imagem do sol radiante. O episódio, apesar de delicado, foi recebido de forma positiva por boa parte da base de fãs asiáticos, que enxergaram na mudança um gesto de consideração.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Gastão Moreira diz que Phil Anselmo é um ótimo vocalista - apesar de ser um idiota
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
Segurança de Bob Dylan revela hábitos inusitados do cantor nas madrugadas brasileiras
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O pior solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Rafael Bittencourt


A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Turnê de reunião do Oasis supera Beyoncé em número de ingressos vendidos em 2025
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
"M*rda de cachorro": a opinião de Liam Gallagher (Oasis) sobre o heavy metal


