Oasis desperta fúria na Coreia do Sul com post: "Eu achei ofensivo. Isso é difícil de aceitar"
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de agosto de 2025
No último dia 8 de agosto, o Oasis publicou um teaser nas redes sociais para divulgar o novo visualizador oficial de "Morning Glory", clássico do álbum "What’s the Story (Morning Glory?)", de 1995. O vídeo, que mesclava colagens estilizadas de cidades e paisagens, trazia um sol amarelo com longos raios em destaque.
Oasis - Mais Novidades
A imagem, no entanto, gerou polêmica entre fãs asiáticos, especialmente na Coreia do Sul, que viram semelhança com a Rising Sun Flag (Kyokujitsu-ki), bandeira associada ao imperialismo japonês e ao militarismo da Segunda Guerra Mundial. O símbolo foi utilizado pela Marinha japonesa durante o conflito e ainda hoje é visto, em países como Coreia do Sul e China, como um lembrete das invasões, massacres e da opressão sofrida durante a ocupação japonesa.
A controvérsia ganhou ainda mais força porque o teaser foi lançado poucos dias antes do Dia da Libertação da Coreia do Sul, celebrado em 15 de agosto, quando o país recorda o fim do domínio colonial japonês (1910-1945). Para muitos fãs coreanos, a coincidência soou particularmente ofensiva. O detalhe foi comentado pela coluna O Som e a Fúria da Veja.
Nos comentários do YouTube e redes sociais, alguns internautas agradeceram à banda por ter ouvido as críticas e editado o vídeo. Um fã coreano escreveu. "Entendemos que a intenção do Oasis era apenas representar um nascer do sol para ‘Morning Glory’, mas a semelhança com a bandeira usada por criminosos de guerra japoneses foi difícil de aceitar. Mesmo assim, vocês poderiam simplesmente ter dito que não foi intencional. Mas editaram o vídeo e lançaram uma nova versão. Foi um gesto significativo, ainda mais no nosso Dia da Independência. Obrigado." Outro fã destacou: "Agradeço por não terem ignorado o problema. Isso mostra respeito com a nossa história."
O Oasis não chegou a publicar um pedido de desculpas oficial, mas removeu o teaser das redes sociais e relançou o visualizador completo no YouTube sem a imagem do sol radiante. O episódio, apesar de delicado, foi recebido de forma positiva por boa parte da base de fãs asiáticos, que enxergaram na mudança um gesto de consideração.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
A música do Pink Floyd que David Gilmour disse ter escrito por desespero
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Quando o Black Sabbath quase arruinou a gravação de um dos discos mais vendidos da história
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
O Beatle que Ringo Starr disse não ter bom senso de tempo
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
O disco do System of a Down que Tom Morello chamou de "música de maluco"
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC


10 músicas que astros do rock não aguentavam mais tocar, mesmo sendo amadas pelos fãs
De AC/DC até Slipknot, 140 músicas que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Liam Gallagher debocha de entrada do Oasis no Rock and Roll Hall of Fame
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Noel Gallagher escolhe a melhor banda dos EUA: "Realmente muito boa"
A única pessoa que poderia ter substituído John Lennon nos Beatles, segundo Noel Gallagher


