Retorno de Marcão ao CBJR foi após telefonema de Canisso, baixista do Raimundos
Por Calil Machado
Postado em 08 de fevereiro de 2025
Durante participação no Starling Cast, Marcão Britto, guitarrista e membro da primeira formação do Charlie Brown Jr. relata como aconteceu o retorno a banda. Marcão lembra estar com o filho no colo quando recebeu uma ligação:
Charlie Brown Jr - Mais Novidades
"E aí era o Canisso né? (…) Aí ele falou assim: ‘meu irmão, você tá a fim de voltar para o Charlie Brown agora?’ E eu ‘que isso velho!’, tomei até um susto (…) [Canisso] ‘porque é o seguinte cara: encontrei com o Chorão ontem lá que a gente foi tocar no festival e eu já combinei, tá tudo certo meu! Liga para o cara agora que vai voltar para banda!’ (…) [foi] assim cara, a queima a roupa".
Tanto Marcão quanto Canisso formaram o grupo Rockfellas em 2008, projeto de curta duração para tocar covers de grandes sucessos do rock n’ roll. Na formação o grupo ainda contava com Paul D’ianno (Iron Maiden) nos vocais, e Jean Dolabella (Sepultura) na bateria. Canisso faleceu em 2023 após sofrer um ataque cardíaco.
Com a ligação de Canisso, parecia bastar fazer um telefonema para o Chorão, e pronto. Mas não foi bem assim que aconteceu, devido a um detalhe:
"Chorão não tinha celular não, ele não gostava desse negócio", afirmou Marcão. Ele então viajou para Santos, passou no apartamento do Chorão, mas não o encontrou. Decidiu escrever um bilhete para o amigo e voltou para casa.
O reencontro
Havia passado uma semana desde o dia em que Marcão deixou o bilhete no prédio. Ele relata que estava na frente de casa com o filho, quando foi abordado por um desconhecido.
"Parou um carro assim, desceu um cara que não conhecia, tal, o cara veio falar comigo. Assim, até achei estranho, né?! O cara falou ‘ó, beleza?! Eu trabalho com Chorão, ele quer falar com você. Tu pode dar um pulo lá na pista de skate hoje? É à noite.’ Aí ‘pô, posso, beleza!’.
"Eu cheguei lá, no Chorão Skate Park. Ele estava andando de skate, eram sete da noite, eu acho, 7:30. Aí ele já veio direto".
Os dois se cumprimentaram, mas a conversa definitiva ficou para mais tarde, ainda na mesma noite.
"A gente ficou conversando, cara, na pista ali. O pessoal que trabalhava lá fechou a pista, foi ficando tarde da noite, apagaram as luzes meu. Saí da pista às 5 horas da manhã, bicho. (…) a gente teve um papo, assim, que durou a madrugada toda. Eu sentado no Half [Pipe] com ele, e a sensação que tive, cara… era como se eu, a gente não tivesse afastado tanto tempo, muito louco isso, né?!"
A primeira formação do Charlie Brown Jr. se desfez em 2005. Champignon (baixista), Pelado (baterista) e Marcão (guitarrista) saíram da banda alegando "divergência de ideias profissionais", segundo matéria da Rolling Stone, escrita por Igor Miranda.
O retorno de Marcão e Champignon ao CBJR foi em 2011.
"A gente voltou a ser a banda que mais tocou [em shows]" afirmou o guitarrista.
"Foi uma loucura, cara, foi maravilhoso, assim, poder voltar, estar com os caras e tal, foi legal para caramba. Fazia um tempo, assim, que eu não tocava as músicas".
Em 2013, o Charlie Brown Jr. teve de encerrar as atividades após a morte do Chorão. Champignon tirou a própria vida seis meses depois.
No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção do suicídio, gratuitamente, 24 horas por dia. Qualquer pessoa que queira e precise conversar pode entrar em contato com o CVV, de forma sigilosa, pelo telefone 188, além de e-mail, chat e Skype, disponíveis no site www.cvv.org.br. O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
O profundo significado de "Quicksand Jesus", balada inesquecível do Skid Row
A banda de rock dos anos 1990 que acabou e não deveria voltar nunca, segundo Regis Tadeu
Peter Criss não escreveu "Beth" e bateria não é instrumento musical, diz Gene Simmons
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
Os melhores álbuns lançados por artistas brasileiros em 2025, segundo Regis Tadeu

Filho e viúva de Chorão perdem direitos sobre a marca Charlie Brown Jr
Os 10 maiores discos de estreia do rock nacional de todos os tempos


