A banda de glam que Gugu Liberato era fã e trouxe para o Brasil (e tiveram medo de morrer)
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de fevereiro de 2025
Em 1991, a banda norte-americana Nelson, formada pelos irmãos gêmeos Matthew e Gunnar Nelson, desembarcou no Brasil a convite de Gugu Liberato. O apresentador, grande fã do grupo, fez questão de promovê-los no país. O que deveria ser uma visita promissora, porém, se transformou em um episódio de tensão e medo, levando os músicos a jurarem nunca mais voltar.
Nelson - Mais Novidades
A Nelson estava no auge. Filhos de Ricky Nelson, ícone do rock dos anos 1950, os irmãos haviam lançado o álbum "After the Rain" em 1990 e emplacado hits como "(Can’t Live Without Your) Love and Affection". Com a exposição na MTV, chamaram a atenção de Gugu, que os trouxe ao Brasil para uma turnê promocional.

A primeira parada foi na televisão. Em vídeo publicado no canal raffamg, é possível ver o momento em que Gugu apresenta a banda ao público brasileiro: "Esses são os irmãos Nelson! Pela primeira vez na TV brasileira. É um prazer ter vocês aqui. Obrigado por terem vindo. Vamos conhecer um pouco mais? Quem quer fazer pergunta para eles? Eles são gêmeos e não têm namorada!"
Entre risos e olhares curiosos da plateia, os músicos participaram do programa, cumprindo a agenda estabelecida pela Geffen Records e sua filial brasileira. O momento mais crítico da visita, no entanto, aconteceu fora dos estúdios. A banda foi escalada para abrir um show do Sepultura, então em ascensão no cenário do metal extremo. Para Gunnar Nelson, a situação fugiu do controle. A entrevista foi para o canal brasileiro Alma Hard.
"Em 1991, nós viemos ao Brasil patrocinados pelo Gugu. Ele era um grande fã nosso naquela época. Nos trouxeram para abrir um show do Sepultura, mas não havia segurança para nós! Contratamos seguranças particulares, mas o que vi foram pessoas bebendo e brigando por uns três dias".
A tensão aumentou quando o segurança pessoal de Gunnar, chamado Renato, admitiu que não poderia garantir sua proteção. A recepção hostil da plateia e a falta de segurança fizeram com que o músico temesse por sua vida. "Chamávamos muita atenção, e a ideia era tocar violão apenas nessa abertura. Mas percebi que iam literalmente me matar! Falei com o promotor que não ia rolar. Ele estava armado, e Renato também. Fiquei entre dois caras segurando armas!"
A pressão para que a banda subisse ao palco se tornou insustentável. Sentindo-se encurralados, os irmãos decidiram deixar o Brasil imediatamente. "Esse promotor não era honesto. Eu estava no Brasil, e, se desaparecesse, ninguém saberia o que aconteceu. Queríamos apenas ir para casa".
O episódio marcou os músicos profundamente. Desde então, a banda nunca mais retornou ao Brasil. O medo vivido naquela visita fez com que evitassem o país por mais de três décadas. "Nunca falamos sobre isso em entrevistas. Estávamos com medo de perder nossas vidas. Não tinha segurança nenhuma. Por isso nunca mais voltamos". Apesar do trauma, Gunnar deixou claro que os tempos mudaram e que hoje considera uma nova visita. "Agora sinto que é hora de voltar".
Confira a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
O gênero musical que Slash considera mais vibrante que o rock atualmente
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
Nicko McBrain reconhece que Iron Maiden foi injusto com Blaze Bayley
A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
Zakk Wylde lembra breve período como guitarrista do Guns N' Roses
O motivo que enterrou os planos do Sonata Arctica para os 30 anos de carreira
Angra reúne Kiko, Falaschi e Akira Takasaki, do Loudness, em apresentação de "Burn", do Purple
Os graves erros que Mick Mars cometia no palco do Motley Crue, segundo Tommy Lee
Como AC/DC e Angus Young ajudaram Dave Mustaine a criar solo de "Holy Wars"
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
A música que Jon Bon Jovi nunca cantaria, segundo Desmond Child
Steven Wilson tenta desvendar o fenômeno criado pelo Angine de Poitrine
Para Marty Friedman, Nick Menza foi uma das razões para o sucesso do Megadeth
A música que Paul McCartney escreveu para fazer pazes com John Lennon depois dos Beatles

A banda de glam que Gugu Liberato era fã e trouxe para o Brasil (e tiveram medo de morrer)


