A reação de Johnny Ramone quando viu que Digão do Raimundos tocou melhor que CJ
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de fevereiro de 2025
O ano de 1994 foi um marco para os Raimundos. Com o primeiro álbum em produção e o apoio de um empresário influente, o grupo conseguiu o que para muitos seria um sonho impossível: abrir shows do Ramones e Sepultura. Durante essa turnê, em um momento improvável, Digão, guitarrista da banda brasiliense, protagonizou uma cena inesquecível com Johnny Ramone, lenda do punk rock.
Em depoimento relatado no livro "Contos do Rock", Digão relembra o impacto de tocar com seus ídolos. A turnê já era especial, mas um encontro no segundo dia mudou tudo. Johnny, conhecido por ser reservado, surpreendeu ao conversar por duas horas com Digão, compartilhando dicas sobre música e carreira. Mas o ponto alto ainda estava por vir.

Durante a passagem de som, Johnny fez um pedido inesperado. "Ele me cumprimentou, chegou e disse: ‘Pega a guitarra’", relembra Digão. A guitarra em questão era a icônica branca de Johnny, usada ao longo de décadas de shows. Tremendo, Digão a pegou e foi desafiado a tocar uma música. "Deu um bug na cabeça. Veio tudo de uma vez, todas as músicas dos Ramones. Escolhi I Wanna Live porque tinha a introdução de guitarra."
Enquanto Digão tocava, CJ Ramone, baixista da banda, começou a acompanhar. O que parecia um ensaio casual logo virou um momento memorável: CJ errou o ritmo no refrão, algo incomum para alguém habituado a tocar ao lado de Johnny. O líder dos Ramones não deixou passar. "Johnny levantou, olhou pro CJ e disse: ‘Você toca há não sei quantos anos nessa banda, e o cara aqui sabe e você não sabe?’", recorda Digão, entre risos e vergonha.
O episódio não foi registrado por câmeras ou celulares, mas ficou gravado na memória de Digão. "Foi o maior sonho para um moleque como eu. Tocar com os Ramones, ainda mais com a aprovação do Johnny, é algo que jamais vou esquecer."
Johnny, conhecido por seu estilo inconfundível de tocar "só para baixo", ainda brincou com o brasileiro: "E esse negócio de tocar para cima e para baixo?". Digão não perdeu a chance e respondeu: "Ah, a gente é os Raimundos, né?".
Digão, Ramones e polêmicas
O guitarrista Digão, do Raimundos, se viu no centro de polêmicas em 2020 ao associar medidas restritivas da pandemia à "amostra grátis de comunismo". A declaração, publicada em suas redes sociais, gerou críticas e dividiu seguidores. Em resposta, Digão reafirmou suas opiniões e, numa postagem, destacou que prefere ouvir os Ramones, compartilhando uma imagem com os integrantes da banda reagindo negativamente à ideologia comunista.
Segundo matéria de Igor Miranda, a discussão também trouxe à tona a história do grupo punk. Fãs lembraram que Johnny Ramone, ícone conservador, era admirado por Digão, enquanto Joey, vocalista e crítico de direita, inspirava outros. A dualidade reforça as influências contraditórias que permeiam o punk rock e a própria trajetória dos Raimundos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
O disco em que o Dream Theater decidiu escrever músicas curtas
O episódio que marcou o primeiro contato de Bruce Dickinson com "Stargazer", do Rainbow
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A música do Metallica que Kirk Hammett quer deixar como lembrança de sua obra como guitarrista
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
Morre Bob "Bobby" Weir, cofundador do Grateful Dead, aos 78 anos
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
Morre Terry Sullivan, baterista da formação clássica do Renaissance

Morre o técnico de som "Macarrão", que trabalhou com Raimundos, Sepultura, Mamonas e outros
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
Rodolfo Abrantes diz que se alegra com momento atual do Raimundos; "Torço por eles"
O conselho precioso que Johnny Ramone deu ao jovem Rodolfo Abrantes
Raimundos: por que Rodolfo não queria gravar "Selim" e como foi convencido do contrário
A música do Sepultura inspirada no Raimundos


