A canção dos Beatles que Bob Dylan teve a ousadia de criticar, mas depois ele percebeu o erro
Por Bruce William
Postado em 03 de fevereiro de 2025
Lançada em 1965 no álbum "Help!", "Yesterday" se tornou uma das canções mais conhecidas dos Beatles. Escrita por Paul McCartney, a música se destacou pelo arranjo simples de violão e quarteto de cordas, diferente do som habitual da banda na época. Apesar de seu sucesso, a faixa não foi imune a críticas, e Bob Dylan foi um dos que a questionaram.
Beatles - Mais Novidades
Em uma entrevista nos anos 60, Dylan afirmou que "Yesterday" e "Michelle", do mesmo álbum, eram músicas comuns, comparáveis a composições da Tin Pan Alley, indústria musical americana conhecida por suas baladas padronizadas. "Se você for à Biblioteca do Congresso, pode encontrar coisas muito melhores do que isso. Existem milhões de músicas como 'Michelle' e 'Yesterday' escritas na Tin Pan Alley", disse conforme relata o Wikipedia. No entanto, poucos anos depois, Dylan revisitou sua opinião.
Em 1970, poucos dias após a separação dos Beatles, Bob Dylan e George Harrison se reuniram em Nova York para um jam session, relembra a Rolling Stone. A ideia inicial era trabalhar no álbum "New Morning", mas eles acabaram tocando diversas músicas de forma espontânea, incluindo "Yesterday". Embora a gravação nunca tenha sido lançada oficialmente, sua existência mostra que Dylan, de alguma forma, voltou a se aproximar da canção que antes havia criticado.
A relação entre Dylan e os Beatles sempre foi marcada por trocas de influência. No primeiro encontro entre eles, em 1964, os Beatles viam Dylan como um mestre, e Paul McCartney chegou a descrevê-lo como alguém que fazia tudo parecer mais claro, relata o Beatles FAQ. Dylan, por sua vez, reconhecia a criatividade da banda, mas também demonstrava ceticismo em relação ao impacto de suas composições.
Com o passar dos anos, Dylan passou a reconhecer mais abertamente o talento individual dos Beatles. Em 2007, ele afirmou que John Lennon era "o melhor cantor que você poderia ouvir", elogiou McCartney dizendo "o que esse cara não pode fazer?" e mandou um recado para Ringo Starr com um "paz e amor para meu velho amigo."
Além de sua amizade com Harrison, Dylan acabou se conectando ao universo dos Beatles de outras formas. Nos anos 80, formou os Traveling Wilburys ao lado de Harrison, Tom Petty, Roy Orbison e Jeff Lynne. O grupo trouxe Dylan para um som mais melódico, aproximando sua música do estilo que ele um dia criticou.
Embora Dylan tenha inicialmente rejeitado "Yesterday", sua relação com os Beatles e suas músicas foi evoluindo ao longo do tempo. Sua gravação improvisada com Harrison em 1970 mostra que, mesmo sem admitir abertamente, ele reconhecia o valor da canção.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Anthrax revela o título do próximo álbum de estúdio
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
A banda que guitarrista do Korn não curtia; "Qualquer um podia tocar o que eles tocavam"
Kip Winger admite não se identificar mais com a música da banda que leva seu nome
Wolfgang Van Halen fala sobre a importância de ter aprendido bateria primeiro
O motivo que fez Ozzy achar que membros do Metallica tiravam uma com a cara dele
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
Ritchie Blackmore explica por que saiu do Deep Purple: "Eram só interesses financeiros"
Guitarrista e produtor mantém esperança de que álbum do King Diamond sairá em breve
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
A reação de James Hetfield ao ver Cliff Burton após o acidente que matou o baixista


Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
Paul McCartney anuncia novo álbum, "The Boys of Dungeon Lane"
Como uma mesma multa de estacionamento inspirou os Beatles e o Pink Floyd ao mesmo tempo
Paul McCartney responde às perguntas mais pesquisadas da internet sobre ele
Os discos dos Beatles que Nando Reis mais ouviu na vida
Os discos dos Beatles que não vale a pena ouvir, de acordo com Jack Black
George e o músico que teve a ideia do Concert For Bangladesh; "eu só estava tentando ajudar"
Músicos do Toto foram proibidos por manager de perguntar sobre Beatles a Paul McCartney
10 solos lendários de guitarra que parecem fáceis - mas vai tentar tocar pra ver!
A única banda que Jack Black coloca no "mesmo patamar" dos Beatles; "lava criativa"
O "desinteressado" membro que faltava às sessões de "Sgt. Pepper's", dos Beatles
Rock: alguns dos discos mais raros (e caros) do mundo


