A canção dos Beatles que Bob Dylan teve a ousadia de criticar, mas depois ele percebeu o erro
Por Bruce William
Postado em 03 de fevereiro de 2025
Lançada em 1965 no álbum "Help!", "Yesterday" se tornou uma das canções mais conhecidas dos Beatles. Escrita por Paul McCartney, a música se destacou pelo arranjo simples de violão e quarteto de cordas, diferente do som habitual da banda na época. Apesar de seu sucesso, a faixa não foi imune a críticas, e Bob Dylan foi um dos que a questionaram.
Em uma entrevista nos anos 60, Dylan afirmou que "Yesterday" e "Michelle", do mesmo álbum, eram músicas comuns, comparáveis a composições da Tin Pan Alley, indústria musical americana conhecida por suas baladas padronizadas. "Se você for à Biblioteca do Congresso, pode encontrar coisas muito melhores do que isso. Existem milhões de músicas como 'Michelle' e 'Yesterday' escritas na Tin Pan Alley", disse conforme relata o Wikipedia. No entanto, poucos anos depois, Dylan revisitou sua opinião.
Em 1970, poucos dias após a separação dos Beatles, Bob Dylan e George Harrison se reuniram em Nova York para um jam session, relembra a Rolling Stone. A ideia inicial era trabalhar no álbum "New Morning", mas eles acabaram tocando diversas músicas de forma espontânea, incluindo "Yesterday". Embora a gravação nunca tenha sido lançada oficialmente, sua existência mostra que Dylan, de alguma forma, voltou a se aproximar da canção que antes havia criticado.
A relação entre Dylan e os Beatles sempre foi marcada por trocas de influência. No primeiro encontro entre eles, em 1964, os Beatles viam Dylan como um mestre, e Paul McCartney chegou a descrevê-lo como alguém que fazia tudo parecer mais claro, relata o Beatles FAQ. Dylan, por sua vez, reconhecia a criatividade da banda, mas também demonstrava ceticismo em relação ao impacto de suas composições.
Com o passar dos anos, Dylan passou a reconhecer mais abertamente o talento individual dos Beatles. Em 2007, ele afirmou que John Lennon era "o melhor cantor que você poderia ouvir", elogiou McCartney dizendo "o que esse cara não pode fazer?" e mandou um recado para Ringo Starr com um "paz e amor para meu velho amigo."
Além de sua amizade com Harrison, Dylan acabou se conectando ao universo dos Beatles de outras formas. Nos anos 80, formou os Traveling Wilburys ao lado de Harrison, Tom Petty, Roy Orbison e Jeff Lynne. O grupo trouxe Dylan para um som mais melódico, aproximando sua música do estilo que ele um dia criticou.
Embora Dylan tenha inicialmente rejeitado "Yesterday", sua relação com os Beatles e suas músicas foi evoluindo ao longo do tempo. Sua gravação improvisada com Harrison em 1970 mostra que, mesmo sem admitir abertamente, ele reconhecia o valor da canção.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps