Os dois erros do "Sgt. Peppers" dos Beatles; "não faria sentido hoje", disse George Martin
Por Bruce William
Postado em 28 de março de 2025
Em 1967, os Beatles estavam em plena efervescência criativa quando lançaram o single duplo "Strawberry Fields Forever" e "Penny Lane." As duas faixas, respectivamente compostas por John Lennon e Paul McCartney, capturavam perfeitamente a atmosfera nostálgica e psicodélica que logo marcaria o álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", considerado um dos grandes marcos da história do rock. No entanto, essas duas músicas ficaram de fora do disco, decisão que, anos depois, George Martin classificaria como "o maior erro da minha vida profissional".

Segundo Martin, a exclusão foi motivada por uma regra que os Beatles vinham adotando: os singles lançados não deveriam aparecer nos álbuns, para que o público não pagasse duas vezes pelo mesmo conteúdo. "Isso era uma ideia maluca", disse o produtor, conforme fala reproduzida no Beatles Bible. "Na época parecia que estávamos dando valor ao dinheiro do público, mas não faria sentido hoje." A edição comemorativa de 50 anos do álbum trouxe as duas músicas inseridas no repertório.
A decisão teve ainda um impacto comercial: o single não alcançou o primeiro lugar nas paradas britânicas, algo raro para a banda na época. Este foi o segundo erro, de acordo com Martin, se referindo à forma como o lançamento foi estruturado. Em vez de lançar apenas uma das faixas ao lado de outra menos impactante - como "When I'm Sixty-Four" no lado B - eles optaram por colocar "Strawberry Fields Forever" e "Penny Lane" juntas no mesmo single, o que "queimou" duas músicas excelentes. "Brian [Epstein] me disse: 'Preciso de um grande single'. Eu disse: 'Tenho três faixas, e duas delas são as melhores que eles já fizeram'. Então unimos as duas e foi um single arrasador, mas também um erro terrível. Teríamos vendido muito mais se tivéssemos guardado uma delas para o próximo single."
Ambas as músicas haviam sido gravadas nas sessões do "Sgt. Pepper's" e definiram a estética sonora do projeto. Martin inclusive reconheceu que "Strawberry Fields Forever" "estabeleceu a agenda para o álbum todo", que foi concebido como uma obra impossível de ser reproduzida ao vivo, pensada como produção puramente de estúdio, relata a wikipedia.
Muitos fãs e historiadores especulam sobre como o álbum teria soado caso essas faixas tivessem sido incluídas. Algumas montagens sugerem que "Strawberry Fields Forever" poderia ocupar uma posição central no disco, potencializando a sua carga psicodélica, enquanto "Penny Lane" traria leveza antes da reta final com "A Day in the Life." Martin chegou a mencionar que, caso tivessem permanecido no álbum, canções como "Lovely Rita" ou "When I'm Sixty-Four" provavelmente seriam cortadas. E com o distanciamento do tempo, é fácil reconhecer o impacto que essas duas decisões tiveram, tanto em termos criativos quanto comerciais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Como o novato Chris Dovas fez o Testament soar mais pesado, segundo Chuck Billy
Parceria com Yungblud rende marca histórica ao Aerosmith
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Men At Work anuncia show extra em nova turnê nacional

4 bandas com pelo menos 3 vocalistas incríveis, segundo a American Songwriter
As três melhores bandas de rock de todos os tempos, segundo Howard Stern
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
O álbum dos anos 80 que conquistou Ozzy Osbourne
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
Billy Corgan elege a banda de rock mais influente do século 20 depois dos Beatles
John Lennon salvou "a melhor frase" de "Hey Jude" da lixeira, diz Paul McCartney
O hit dos Beatles que Paul McCartney faz ligeira indireta para indesejada Yoko Ono
John Lennon e a canção dos Beatles que teria sido o começo do Heavy Metal


