O álbum que quase fez Flea deixar o Red Hot Chili Peppers; "não tem mais graça pra mim"
Por Bruce William
Postado em 27 de março de 2025
Tensões internas sempre fizeram parte da história das grandes bandas de rock, e o Red Hot Chili Peppers não foi exceção. Durante as gravações de "By the Way", em 2002, o clima entre os músicos estava tão carregado que Flea, o baixista e um dos pilares do grupo, pensou seriamente em sair. "Eu tinha certeza de que ia sair. Eu pensava: 'Acabou. Isso já não tem mais graça pra mim. Não é mais um lugar onde eu consigo me expressar'", revelou.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades

O motivo era o crescente domínio criativo de John Frusciante. Em ótima fase após superar seus problemas com drogas, o guitarrista estava assumindo o controle musical do disco, imprimindo um estilo mais melódico e contemplativo, que deixava menos espaço para o funk agressivo que marcava o som de Flea. "Eu não me sentia confortável sendo eu mesmo. Acabei me retraindo", contou o baixista, em declaração publicada pela Far Out.
Apesar do desconforto, a banda cumpriu a turnê e depois tirou uma pausa de seis meses. Foi durante esse período que Flea e Frusciante tiveram conversas importantes que ajudaram a resolver os conflitos. "Foram conversas sinceras, pra limpar o ar entre a gente", disse Flea. Segundo ele, esses diálogos foram fundamentais para preservar a amizade e salvar a banda.
Em 2006, a banda lançou "Stadium Arcadium", um álbum duplo que representou uma fase mais equilibrada e colaborativa. O clima em estúdio foi muito mais leve, e a química entre os músicos, especialmente entre Flea e Frusciante, voltou a fluir. A mudança foi visível nas músicas, que resgataram a energia criativa da melhor fase do grupo.
O desentendimento não virou ruptura definitiva, mas foi por pouco. Se Flea tivesse realmente saído naquela época, a história do Red Hot Chili Peppers teria seguido por outro caminho. Felizmente, o tempo ajudou a curar as feridas. E como o próprio Flea definiu depois: "Foi muito saudável pra mim. E acho que foi saudável pra banda também."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
O álbum clássico que complicou a vida de Axl Rose; "é realmente muito difícil cantar aquilo"
Cronos diz que não quer contato com Mantas e Abaddon, ex-membros do Venom
O show do Metallica que terminou com Lars Ulrich levando um soco de James Hetfield
Os dois gênios da guitarra que, para Neil Young, ajudaram a matar o rock
Vocalista de black metal enfrenta acusações que podem lhe render 12 anos de prisão
5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
O melhor álbum e a melhor faixa do heavy metal de 1981, segundo a Noise Creep
Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
Tamanho dos pés de Sebastian Bach vira assunto após vídeo publicado pelo cantor
Como "Under Pressure" foi criada, nas palavras de Roger Taylor
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
A música que o U2 considerou impossível cantar depois dos ataques de 11 de setembro
Novo álbum do Guns N' Roses "está ficando cada vez mais próximo", afirma Slash
Wacken Open Air abre sindicância interna após incidentes relatados pelo público



Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
13 bandas que sobreviveram por mais de 40 anos sem separar, segundo a Loudwire
A música que Flea escolheu como a melhor definição do Red Hot Chili Peppers
O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
O músico que voltou do fundo do poço para salvar o Red Hot Chili Peppers
Anthony Kiedis afirma que ficava nervoso quando conversava com Kurt Cobain


