As melhores músicas do "Álbum Branco" dos Beatles, de acordo com Paul McCartney
Por Bruce William
Postado em 23 de março de 2025
A gravação do "White Album" foi um dos períodos mais tensos da história dos Beatles. John Lennon chegou a dizer que "a separação dos Beatles pode ser ouvida nesse disco" , e, de fato, as sessões de 1968 deixaram claro que a amizade entre os integrantes estava ruindo. Mesmo em meio a conflitos e distanciamentos, o álbum ainda trouxe algumas das músicas favoritas de Paul McCartney em todo o catálogo da banda.
Beatles - Mais Novidades
McCartney nunca teve dúvidas sobre a importância do disco. Ele chegou a ironizar as críticas dizendo: "Foi ótimo, vendeu. É o maldito 'White Album' dos Beatles, cala a boca!" Mesmo sendo um trabalho marcado por desentendimentos e disputas, ele reconhece o valor artístico do álbum e tem carinho especial por algumas faixas.
Entre suas próprias composições, "Blackbird" se destaca como sua favorita, ressalta a Far Out. Inspirada na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, McCartney compôs a música pensando nas mulheres negras que enfrentavam discriminação. "Eu pensei que seria muito bom escrever algo que, se chegasse a alguma dessas pessoas que estavam passando por esses problemas, pudesse dar um pouco de esperança. Então escrevi 'Blackbird'", explicou o músico.
Apesar da relação conturbada com Lennon na época, McCartney também tem apreço por algumas das canções do ex-parceiro. "Julia", por exemplo, sempre o emocionou. "É sobre a mãe com quem ele não pôde viver. Então eu amava a poesia dessa música, porque eu o acompanhei algumas vezes para visitar Julia, e sabia o quanto ele a amava profundamente", relembrou Paul.
Outra faixa de Lennon que McCartney considera especial é "Happiness Is a Warm Gun". A gravação da música foi um dos raros momentos de colaboração genuína entre os quatro Beatles durante as tensas sessões do álbum. "É simplesmente uma grande poesia", elogiou McCartney, reconhecendo a força da composição.
Embora o "Álbum Branco" tenha simbolizado o início do fim da banda, McCartney não vê apenas os problemas daquele período. Para ele, o álbum é uma coleção de músicas excepcionais, nas quais cada integrante trouxe seu melhor, mesmo quando a convivência estava longe de ser harmoniosa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tony Iommi trabalha com "grande cantor sueco" em álbum solo
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
O álbum dos Titãs que foi entregue a Mike Patton do Faith No More na casa de Max Cavalera
Stranger Things trouxe outro clássico do metal em tributo a Eddie Munson
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
Garotos Podres - A banda punk que brigou feio porque um era de esquerda e outro de direita
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
Os mitos sobre Woodstock que todos repetem no automático até hoje, segundo Barcinski
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
Tony Iommi faz um balanço do ano que passou e promete álbum solo para 2026
Wolfgang Van Halen elogia maior abertura do mundo do rock para as mulheres
Nita Strauss anuncia gravidez do primeiro filho; "2026 vai ser o melhor ano"

A homenagem que os Rolling Stones fizeram aos Beatles em uma capa de disco
Stewart Copeland lembra noite em que pagou mico diante de Paul McCartney
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
A canção que Bono diz que vem tentando reescrever durante toda a carreira
Quando o rock dos anos 2000 cansou de si mesmo e foi buscar respostas nos Beatles
Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Höfner vai à falência e Paul McCartney lamenta em declaração
O hit de George Harrison que fez Elvis Presley e Frank Sinatra encerrarem disputa com Beatles
A reação de Paul McCartney ao saber da morte de John Lennon
A banda punk que foi o "Beatles de sua geração", para Anthony Kiedis


