"Tears Don't Fall", o hino dos anos 2000 cujo autor sabia que era especial desde o início
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de março de 2025
Oriundo do País de Gales, que não é o local do Planeta Terra com mais tradição na música pesada, o Bullet For My Valentine é um dos grandes nomes da cena contemporânea do metal. Fundado no final dos anos 1990, o grupo liderado pelo guitarrista/vocalista Matthew Tuck mescla elementos de heavy metal e metalcore, mistura que tem como resultado uma sonoridade pesada, melódica, moderna e cheia de identidade.
Bullet For my Valentine - Mais...
Com mais de 20 anos de carreira, o Bullet For My Valentine lançou músicas que fizeram relativo sucesso. A mais popular, sem sombra de dúvidas, é "Tears Don't Fall", faixa do disco de estreia do grupo, "The Poison", lançado em 2005.
Em recente entrevista concedida à Metal Hammer, Matthew falou sobre a criação de "Tears Don't Fall". O frontman sabia desde o início que a música que se tornou sua obra mais conhecida era uma criação diferenciada.
"Fizemos uma demo de ‘Tears Don't Fall’ em Newport, a cerca de 40 minutos de onde crescemos. Jeff [Rose] e Ginge [Martyn Ford], do Dub War e do Skindred, faziam nossas demos porque tinham um pequeno estúdio em Newport, então íamos lá para nos divertir, tocar música e compor canções. Eles gravaram um pequeno CD com a demo, nós o ouvimos no carro do Padge [Michael Paget, guitarrista], a caminho de casa, e pensei: ‘Porra!’. Parecia que outra pessoa tinha escrito a música, não podíamos acreditar. Foi algo do tipo: ‘Nós fizemos isso?’. Achamos que se as pessoas pudessem ouvir isso, então o jogo estava ganho.
A forma como foi estruturada, como soou... a coisa toda foi uma música realmente interessante e inteligente. Sabíamos que tínhamos algo especial - era inegável. Não havia nenhuma banda de metal em 2004, 2005 que tivesse uma música como ‘Tears Don't Fall’ - ninguém mais ousava fazer esse tipo de coisa. Nós simplesmente entramos de cabeça e isso pode ter irritado muita gente, mas também nos fez sobressair."
A parte 2 de "Tears Don't Fall" foi lançada em 2013, como faixa do álbum "Temper Temper". No entanto, a sequência não é tão especial quanto a primeira parte, ao menos na opinião de Matthew.
"Com a parte 2, eu só queria ver se conseguia recapturar um pouco daquele sentimento. Foi um desafio para nós mesmos (...). Não é tão especial quanto a original - nada nunca é quando você tem uma música tão grande, mas eu só queria prestar homenagem e escrever algo que pudesse capturar isso."
A música que é o tema desta nota acumula mais de 350 milhões de reproduções no Spotify, enquanto seu vídeo foi visto 265 milhões de vezes no Youtube. Os números provam que Matthew estava certo. De fato, "Tears Don't Fall" é uma música especial.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Titãs anuncia primeiras datas da turnê que celebra os 40 anos de "Cabeça Dinossauro"
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Exodus gravou três clipes para novo álbum - mesmo com a banda odiando fazer vídeos
Dee Snider defende o Kiss por ter aceitado homenagem de Donald Trump
A banda que vendeu muito, mas deixou Ronnie James Dio sem ver a cor do dinheiro
Battle Beast anuncia a saída da vocalista Noora Louhimo
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
Baixista do Slipknot revela última conversa com Brent Hinds, do Mastodon
O histórico compositor de rock que disse que Carlos Santana é "um dos maiores picaretas"


Yungblud cancela turnê de 2025 por motivos de saúde
Bullet For My Valentine abrirá show do Limp Bizkit em São Paulo


