"Tears Don't Fall", o hino dos anos 2000 cujo autor sabia que era especial desde o início
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de março de 2025
Oriundo do País de Gales, que não é o local do Planeta Terra com mais tradição na música pesada, o Bullet For My Valentine é um dos grandes nomes da cena contemporânea do metal. Fundado no final dos anos 1990, o grupo liderado pelo guitarrista/vocalista Matthew Tuck mescla elementos de heavy metal e metalcore, mistura que tem como resultado uma sonoridade pesada, melódica, moderna e cheia de identidade.
Bullet For my Valentine - Mais...
Com mais de 20 anos de carreira, o Bullet For My Valentine lançou músicas que fizeram relativo sucesso. A mais popular, sem sombra de dúvidas, é "Tears Don't Fall", faixa do disco de estreia do grupo, "The Poison", lançado em 2005.
Em recente entrevista concedida à Metal Hammer, Matthew falou sobre a criação de "Tears Don't Fall". O frontman sabia desde o início que a música que se tornou sua obra mais conhecida era uma criação diferenciada.
"Fizemos uma demo de ‘Tears Don't Fall’ em Newport, a cerca de 40 minutos de onde crescemos. Jeff [Rose] e Ginge [Martyn Ford], do Dub War e do Skindred, faziam nossas demos porque tinham um pequeno estúdio em Newport, então íamos lá para nos divertir, tocar música e compor canções. Eles gravaram um pequeno CD com a demo, nós o ouvimos no carro do Padge [Michael Paget, guitarrista], a caminho de casa, e pensei: ‘Porra!’. Parecia que outra pessoa tinha escrito a música, não podíamos acreditar. Foi algo do tipo: ‘Nós fizemos isso?’. Achamos que se as pessoas pudessem ouvir isso, então o jogo estava ganho.
A forma como foi estruturada, como soou... a coisa toda foi uma música realmente interessante e inteligente. Sabíamos que tínhamos algo especial - era inegável. Não havia nenhuma banda de metal em 2004, 2005 que tivesse uma música como ‘Tears Don't Fall’ - ninguém mais ousava fazer esse tipo de coisa. Nós simplesmente entramos de cabeça e isso pode ter irritado muita gente, mas também nos fez sobressair."
A parte 2 de "Tears Don't Fall" foi lançada em 2013, como faixa do álbum "Temper Temper". No entanto, a sequência não é tão especial quanto a primeira parte, ao menos na opinião de Matthew.
"Com a parte 2, eu só queria ver se conseguia recapturar um pouco daquele sentimento. Foi um desafio para nós mesmos (...). Não é tão especial quanto a original - nada nunca é quando você tem uma música tão grande, mas eu só queria prestar homenagem e escrever algo que pudesse capturar isso."
A música que é o tema desta nota acumula mais de 350 milhões de reproduções no Spotify, enquanto seu vídeo foi visto 265 milhões de vezes no Youtube. Os números provam que Matthew estava certo. De fato, "Tears Don't Fall" é uma música especial.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
As bandas de heavy metal favoritas de Rob Halford; "o som deles me abalou até o fundo"
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
Iron Maiden começou a lucrar de verdade a partir do terceiro disco, diz Steve Harris
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
5 canções dos Beatles que George Martin não curtia; "que diabos era aquilo?"
Steve Harris esclarece que o Iron Maiden não foi fundado no Natal de 1975

Matt Tuck fala sobre show com Limp Bizkit no Brasil e a morte de Sam Rivers
Yungblud cancela turnê de 2025 por motivos de saúde
Bullet For My Valentine: Baterista conta o inferno que é abrir para o Iron Maiden


