A história de guerra que Sabaton achou muito chata (mas transformou em megahit)
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de março de 2025
O Sabaton é uma das grandes atrações da segunda edição do Bangers Open Air, que acontece no Memorial da América Latina, em São Paulo, nos dias 3 e 4 de maio. A banda sueca, famosa por suas músicas épicas que contam histórias de guerras, tocará na primeira data.
Sabaton - Mais Novidades
Entre as músicas de sua discografia, um dos maiores clássicos é "Seven Pillars of Wisdom", inspirada no livro homônimo escrito por Thomas Edward Lawrence. O contexto é a Primeira Guerra Mundial e o Oriente Médio – palco de conflitos entre o Império Otomano e os ingleses.
Lawrence atuava como espião e conseguiu contornar a situação a favor da Inglaterra, mas não sem antes passar por poucas e boas. Suas aventuras, que depois viraram livro, serviram de inspiração para o vocalista Joakim Brodén escrever o hit. O problema é que ele admitiu que quase desistiu da composição porque achou a escrita de Lawrence muito chata.
A história é contada no livro "Sabaton – Histórias de Guerra", escrito por Gustavo Maiato e publicado pela Estética Torta. A publicação está com desconto de 20% com a utilização do cupom WHIPLASH20.
"Eu li o livro Sete Pilares da Sabedoria, mas me arrependo de certa forma. Não foi tão legal quanto pensei. Quase desisti várias vezes. Não gostei da maneira que ele escreve, mas foi importante ter lido, porque usamos elementos na letra", disse.
Joakim se recordou também dos percalços que enfrentaram para filmar o clipe da canção: "Filmamos o clipe da música no deserto do Saara, na Tunísia. É um lugar maravilhoso! No oásis em que nos hospedamos vimos escorpiões, baratas e tudo mais. Só havia ar-condicionado em alguns horários. Imagina como foi legal acordar 4h30 da manhã, ir tomar café da manhã e gravar aqui! Na tenda estava 50 graus e o ar-condicionado só funcionava às 19h! Nós tivemos um acidente de carro depois das filmagens, algumas costelas quebradas, mas nos recuperamos. Tomei 7 pontos no rosto! Então podemos fizer que foram sete pontos de sabedoria!", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
Meet & Greet com Dave Mustaine, que custa mais que um salário mínimo, está esgotado
Ozzy Osbourne sugeriu gravar último álbum com Zakk Wylde, revela o guitarrista


Sabaton não pretende abordar conflitos atuais em suas músicas
O festival em que Steve Harris implorou para tocar; "fico em qualquer hotel", disse
15 grandes lançamentos do metal em outubro, segundo a BangerTV
A inesperada banda de metal que voltou a atrair crianças e adolescentes para shows


