A origem "inspiradora" do nome da banda Amyl & the Sniffers
Por Calil Machado
Postado em 14 de março de 2025
A expectativa sobre os shows do grupo em solo brasileiro foi atendida com louvor, rendendo à vocalista Amy Taylor e companhia epítetos como "épico" e "incendiário" em mais de uma ocasião.
E a reação do público brasileiro deve ter impressionado o baterista da banda, Bryce Wilson, que em entrevista para o portal Popload declarou não ter a mínima ideia de como seriam as apresentações no Brasil.

Mas inspirar a animação no público sempre foi a proposta de Amyl & the Sniffers, e o verbo "inspirar", acreditem, tem tudo a ver com a origem do nome da banda.
30 segundos de onda, e muita dor de cabeça
De acordo com matéria da BBC inglesa intitulada "Amyl e The Sniffers: 'É simplesmente uma diversão poderosa, violenta e encantadora', assinada por Paul Glynn, o nome da banda é a junção do primeiro nome da vocalista (Amy) com a palavra amyl, gíria australiana para nitrito de amila, substância vasodilatadora inalável, também conhecida como popper.
Já Sniffers significa "cheiradores", literalmente.
No Brasil, o nitrito de amila é conhecido como droga do amor por conta do efeito de intensificação do prazer sexual, segundo a matéria "O que são poppers, e quais são os seus efeitos colaterais", escrita por Tarisma Nistal no site do Dr. Drauzio Varella.
Durante seu uso, o nitrito de amila (ou amyl) pode levar a efeitos colaterais como convulsões, taquicardia, hipotensão, enxaqueca e tontura.
Em entrevista para a BBC inglesa, Amy Taylor comentou que ouvir a banda é mais ou menos assim: você consome, tem uns 30 segundos de onda e depois uma dor de cabeça infernal.
Por trás dessa demonstração de humor autodepreciativo a comparação até que faz sentido: cada álbum parece uma sequência de petardos, com canções que dificilmente ultrapassam três minutos de duração, mas que ao vivo parecem capazes de se tornar uma diversão inesquecível.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Edguy anuncia primeiro show em uma década e despedida
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
A melhor música dos anos 90, segundo a Classic Rock
Amizade não é o que mantém o Dimmu Borgir, revela Silenoz
O que o Faith No More diz sobre parceria com produtora brasileira
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Amy Lee justifica turnê do Evanescence só com vozes femininas
Os três guitarristas que Billy Corgan chama de "Bíblia da guitarra rock"
A crítica da Classic Rock/Metal Hammer ao show do Guns N' Roses no Download 2026
Kiss anuncia todas as atrações do segundo Kiss Kruise Landlocked in Vegas
Faith No More retornará aos palcos após hiato que durou uma década
Para Max Cavalera, música deveria ser apreciada como um bom vinho
O melhor álbum dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Keith Richards
A banda com a qual Wolfgang Van Halen adoraria fazer uma turnê


Fascínio pelo terror: Cinco bandas que dão medo
Polêmica: as músicas mais controversas da história do Rock
Para Samuel, o que aconteceu com o Skank mostra que rock "não está no seu melhor momento"
Queen: a história por trás da canção "I Want to Break Free"
As perdas que levaram Renato Russo e Humberto Gessinger ao isolamento e sofrimento
Fotos de Infância: Skid Row


