A origem "inspiradora" do nome da banda Amyl & the Sniffers
Por Calil Machado
Postado em 14 de março de 2025
Notícias de Rock e Heavy Metal no WhatsApp
A expectativa sobre os shows do grupo em solo brasileiro foi atendida com louvor, rendendo à vocalista Amy Taylor e companhia epítetos como "épico" e "incendiário" em mais de uma ocasião.
E a reação do público brasileiro deve ter impressionado o baterista da banda, Bryce Wilson, que em entrevista para o portal Popload declarou não ter a mínima ideia de como seriam as apresentações no Brasil.

Mas inspirar a animação no público sempre foi a proposta de Amyl & the Sniffers, e o verbo "inspirar", acreditem, tem tudo a ver com a origem do nome da banda.
30 segundos de onda, e muita dor de cabeça
De acordo com matéria da BBC inglesa intitulada "Amyl e The Sniffers: 'É simplesmente uma diversão poderosa, violenta e encantadora', assinada por Paul Glynn, o nome da banda é a junção do primeiro nome da vocalista (Amy) com a palavra amyl, gíria australiana para nitrito de amila, substância vasodilatadora inalável, também conhecida como popper.
Já Sniffers significa "cheiradores", literalmente.
No Brasil, o nitrito de amila é conhecido como droga do amor por conta do efeito de intensificação do prazer sexual, segundo a matéria "O que são poppers, e quais são os seus efeitos colaterais", escrita por Tarisma Nistal no site do Dr. Drauzio Varella.
Durante seu uso, o nitrito de amila (ou amyl) pode levar a efeitos colaterais como convulsões, taquicardia, hipotensão, enxaqueca e tontura.
Em entrevista para a BBC inglesa, Amy Taylor comentou que ouvir a banda é mais ou menos assim: você consome, tem uns 30 segundos de onda e depois uma dor de cabeça infernal.
Por trás dessa demonstração de humor autodepreciativo a comparação até que faz sentido: cada álbum parece uma sequência de petardos, com canções que dificilmente ultrapassam três minutos de duração, mas que ao vivo parecem capazes de se tornar uma diversão inesquecível.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
O disco mais extremo da carreira de Rick Rubin; "Todo mundo tinha medo"
A melhor música de "Brave New World", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Regis Tadeu aponta a banda nacional onde os projetos solo superam a discografia "oficial"
Quem é maior no Brasil: Kiss ou AC/DC? Regis Tadeu responde e explica por quê
O melhor disco de heavy metal lançado em 1988, de acordo com o Loudwire
Regis Tadeu não foi ao AC/DC e não se arrepende nem um pouco, saiba o motivo
Tom Morello largou mão do Yngwie Malmsteen para o Rage Against The Machine existir
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire


Rolling Stone: as melhores músicas com mais de sete minutos
Raul Seixas: O clássico inspirado em Dylan que driblou censura e criticou Roberto Carlos
Demissão de Joey Jordison foi a decisão mais difícil da carreira do Slipknot
O hino do Rock que Max Cavalera odiava e só foi compreender quando ficou velho
A opinião de Paul Stanley, do Kiss, sobre o Metallica e Slayer


