A origem "inspiradora" do nome da banda Amyl & the Sniffers
Por Calil Machado
Postado em 14 de março de 2025
A expectativa sobre os shows do grupo em solo brasileiro foi atendida com louvor, rendendo à vocalista Amy Taylor e companhia epítetos como "épico" e "incendiário" em mais de uma ocasião.
E a reação do público brasileiro deve ter impressionado o baterista da banda, Bryce Wilson, que em entrevista para o portal Popload declarou não ter a mínima ideia de como seriam as apresentações no Brasil.

Mas inspirar a animação no público sempre foi a proposta de Amyl & the Sniffers, e o verbo "inspirar", acreditem, tem tudo a ver com a origem do nome da banda.
30 segundos de onda, e muita dor de cabeça
De acordo com matéria da BBC inglesa intitulada "Amyl e The Sniffers: 'É simplesmente uma diversão poderosa, violenta e encantadora', assinada por Paul Glynn, o nome da banda é a junção do primeiro nome da vocalista (Amy) com a palavra amyl, gíria australiana para nitrito de amila, substância vasodilatadora inalável, também conhecida como popper.
Já Sniffers significa "cheiradores", literalmente.
No Brasil, o nitrito de amila é conhecido como droga do amor por conta do efeito de intensificação do prazer sexual, segundo a matéria "O que são poppers, e quais são os seus efeitos colaterais", escrita por Tarisma Nistal no site do Dr. Drauzio Varella.
Durante seu uso, o nitrito de amila (ou amyl) pode levar a efeitos colaterais como convulsões, taquicardia, hipotensão, enxaqueca e tontura.
Em entrevista para a BBC inglesa, Amy Taylor comentou que ouvir a banda é mais ou menos assim: você consome, tem uns 30 segundos de onda e depois uma dor de cabeça infernal.
Por trás dessa demonstração de humor autodepreciativo a comparação até que faz sentido: cada álbum parece uma sequência de petardos, com canções que dificilmente ultrapassam três minutos de duração, mas que ao vivo parecem capazes de se tornar uma diversão inesquecível.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Nergal recebe box do Sepultura de Jairo Guedz e fica admirado com seu conteúdo
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
Gabriela Abud anuncia saída da banda Nervosa
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
A opinião elogiosa de Ron "Bumblefoot" Thal sobre Slash
Amazon com ofertas em vinil, CDs, celulares, acessórios e outros com até 62% de desconto
A música épica que tem uma das melhores melodias do Dream Theater, segundo o Loudwire
Ted Nugent explica a bronca dele com a entrada de Joan Jett no Hall da Fama do Rock
Gene Simmons relembra filme do Kiss; "A gente não tinha a menor ideia do que estava fazendo"
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Deathfeast Open Air terá 33 bandas em 3 dias de shows na edição de 2026 do festival
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell

Rolling Stone: as melhores músicas com mais de sete minutos
Raul Seixas: O clássico inspirado em Dylan que driblou censura e criticou Roberto Carlos
Demissão de Joey Jordison foi a decisão mais difícil da carreira do Slipknot
O hino do Rock que Max Cavalera odiava e só foi compreender quando ficou velho
A opinião de Paul Stanley, do Kiss, sobre o Metallica e Slayer


