A origem "inspiradora" do nome da banda Amyl & the Sniffers
Por Calil Machado
Postado em 14 de março de 2025
A expectativa sobre os shows do grupo em solo brasileiro foi atendida com louvor, rendendo à vocalista Amy Taylor e companhia epítetos como "épico" e "incendiário" em mais de uma ocasião.
E a reação do público brasileiro deve ter impressionado o baterista da banda, Bryce Wilson, que em entrevista para o portal Popload declarou não ter a mínima ideia de como seriam as apresentações no Brasil.

Mas inspirar a animação no público sempre foi a proposta de Amyl & the Sniffers, e o verbo "inspirar", acreditem, tem tudo a ver com a origem do nome da banda.
30 segundos de onda, e muita dor de cabeça
De acordo com matéria da BBC inglesa intitulada "Amyl e The Sniffers: 'É simplesmente uma diversão poderosa, violenta e encantadora', assinada por Paul Glynn, o nome da banda é a junção do primeiro nome da vocalista (Amy) com a palavra amyl, gíria australiana para nitrito de amila, substância vasodilatadora inalável, também conhecida como popper.
Já Sniffers significa "cheiradores", literalmente.
No Brasil, o nitrito de amila é conhecido como droga do amor por conta do efeito de intensificação do prazer sexual, segundo a matéria "O que são poppers, e quais são os seus efeitos colaterais", escrita por Tarisma Nistal no site do Dr. Drauzio Varella.
Durante seu uso, o nitrito de amila (ou amyl) pode levar a efeitos colaterais como convulsões, taquicardia, hipotensão, enxaqueca e tontura.
Em entrevista para a BBC inglesa, Amy Taylor comentou que ouvir a banda é mais ou menos assim: você consome, tem uns 30 segundos de onda e depois uma dor de cabeça infernal.
Por trás dessa demonstração de humor autodepreciativo a comparação até que faz sentido: cada álbum parece uma sequência de petardos, com canções que dificilmente ultrapassam três minutos de duração, mas que ao vivo parecem capazes de se tornar uma diversão inesquecível.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As melhores bandas que Lars Ulrich, do Metallica, assistiu ao vivo
Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
Dee Snider revela quem além de Sebastian Bach poderia tê-lo substituído no Twisted Sister
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Fã de Rita Lee no BBB pede show da cantora, e se espanta ao saber que ela faleceu
A internet já começou a tretar pelo Twisted Sister sem Dee Snider e com Sebastian Bach
Rafael Bittencourt elogia Alírio Netto, novo vocalista do Angra; "Ele é perfeito"
Venom anuncia novo álbum de estúdio, "Into Oblivion"
Por que Roger Waters saiu do Pink Floyd; "força criativa esgotada"
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
Joe Satriani conta como indicou Bumblefoot ao Guns N' Roses
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
O álbum clássico de heavy metal que Max Cavalera gostaria de ter feito


Rolling Stone: as melhores músicas com mais de sete minutos
Raul Seixas: O clássico inspirado em Dylan que driblou censura e criticou Roberto Carlos
Demissão de Joey Jordison foi a decisão mais difícil da carreira do Slipknot
O hino do Rock que Max Cavalera odiava e só foi compreender quando ficou velho
A opinião de Paul Stanley, do Kiss, sobre o Metallica e Slayer


