Gene Simmons explica o que diferencia o Kiss do AC/DC, Metallica e Iron Maiden
Por Bruce William
Postado em 12 de março de 2025
O Kiss sempre teve um jeito próprio de fazer as coisas dentro do rock, misturando elementos visuais e musicais para criar uma identidade única. Diferente de bandas que mantiveram um estilo consistente ao longo das décadas, como AC/DC, Metallica e Iron Maiden, o grupo liderado por Gene Simmons passou por diversas fases e sonoridades.
Kiss - Mais Novidades
Em declaração dada durante entrevista a Billy Corgan, com transcrição feita pelo Ultimate Guitar, Simmons explicou o motivo dessa diferença. Segundo o baixista, algumas bandas optam por se manter fiéis à sua essência. "Eu poderia argumentar a ideia do AC/DC ou do Metallica, que é permanecer fiel ao seu DNA. Funciona bem para eles. E para o Iron Maiden também."
No entanto, ele acredita que o Kiss trilhou um caminho diferente por causa das mudanças internas na banda. "Nós não tivemos escolha, porque cedemos. Nos primeiros discos, havia uma mistura de Chuck Berry com um pouco dos Beatles, um pouco de Motown, um pouco disso, um pouco daquilo. Mas essa identidade foi diluída conforme os integrantes começaram a se afastar da banda. Outras bandas permaneceram fiéis a quem são e se tornaram maiores. Mas essa foi a jornada deles. Esta foi a nossa."
Além das mudanças musicais, Simmons ressaltou que o Kiss sempre investiu em sua identidade visual como parte essencial do que atrai novos fãs. "Eu prefiro ganhar dinheiro. A única coisa com a qual me importo é um novo fã de cinco anos que entra em contato com o Kiss, seja pela música ou pela imagem, e de alguma forma se sente atraído e fascinado por isso."
A banda já experimentou vários estilos ao longo dos anos, com resultados variados. O Kiss já flertou com a disco em "I Was Made for Lovin' You", com o pop em "Unmasked", com o rock progressivo em "(Music from) The Elder", com o heavy metal em "Creatures of the Night", com o pop metal em "Crazy Nights", e até mesmo com o grunge em "Carnival of Souls". Para completar, Simmons ainda gravou uma versão de "When You Wish Upon a Star", clássico da Disney. Para ele, o importante é que o Kiss seguiu seu próprio caminho, independentemente das críticas ou das comparações com bandas que mantiveram um estilo mais definido ao longo dos anos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como é tocar com um ex-membro de Shaman e Angra, segundo Paulo Ricardo
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
O difícil feito na música que nem Paul McCartney conseguiu, segundo Paulo Ricardo
Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
O álbum de 1972 que Mick Jagger dos Rolling Stones disse não ter música ruim
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
A banda que Bono queria ver na MTV em 2005 incendiando "a imaginação de garotos de 16 anos"
Com Corey Glover (Living Colour) nos vocais, One Tribe Nation lança cover do Black Sabbath
"Foreign Tongues" se torna 16º disco dos Rolling Stones no topo da parada britânica
Sai Mario, entra Luigi: brasileiro assume temporariamente a bateria do Gojira
A canção de Alice Cooper que ajudou a mudar os rumos do rock nos anos 70
Buzz Osborne (Melvins) confessa zoar Mike Patton por influência no nu metal

Guitarrista do Kiss, Tommy Thayer lança nova banda, Shogun Mojo
O truque de Paul Stanley em shows do Kiss que Bruce Dickinson queria levar ao Iron Maiden
A música de Paul Stanley que Bonnie Tyler gravou antes do Kiss
O álbum dos anos setenta que o Kiss achou que seria o último da carreira
Gene Simmons diz que quem não gosta dos EUA deve voltar para "o lugar de onde veio"
O "absurdo" que atribuem ao Led Zeppelin, na opinião de Paul Stanley
A banda que Paul Stanley considera a essência do rock and roll
A cantora que achava que o Kiss representava o pior que havia no rock
O disco mais subestimado de todos os tempos, na opinião de Dave Mustaine


