A música que estraga um álbum do Metallica que poderia ser superior ao "Master of Puppets"
Por Bruce William
Postado em 10 de março de 2025
O "Ride the Lightning" (1984) é um dos discos mais elogiados pelos fãs do Metallica. O álbum marcou uma evolução em relação ao "Kill 'Em All", com músicas mais trabalhadas e letras mais sombrias. Faixas como "Creeping Death", "Fade to Black" e "For Whom the Bell Tolls" se tornaram referências no repertório da banda. Mas, para muitos, há uma única música que destoa do restante: "Escape."
Metallica - Mais Novidades
Diferente das outras faixas do álbum, "Escape" tem uma estrutura mais acessível, com um refrão melódico e um tom mais próximo do hard rock. A música foi composta rapidamente porque a gravadora achou que o disco precisava de mais uma faixa. O próprio James Hetfield nunca escondeu sua antipatia por ela, e a banda praticamente a ignorou ao longo dos anos, tocando-a ao vivo apenas uma vez, em 2012.
Houve até um boato de que Lars Ulrich odiava "Escape", mas o baterista desmentiu, explicando que a banda quis algo mais direto. "Ousaria até usar as palavras 'música para rádio'. Em vez de uma canção como 'Seek and Destroy' de oito minutos, deixamos a duração mais curta", afirmou.
"Nada no thrash metal foi feito para soar feliz", relembra a Far Out. "Embora o Metallica nunca tenha priorizado letras sobre monstros e criaturas ao longo de sua história, grande parte do 'Kill 'Em All' trouxe um dos sons mais agressivos que alguém já tinha ouvido até então. Com um orçamento maior, 'Ride the Lightning' era a chance da banda conquistar seu espaço. Mas, como acontece com todas as grandes bandas que têm uma identidade sonora bem definida, a gravadora sentiu a necessidade de intervir e tomar algumas decisões executivas.
O produtor Flemming Rasmussen, responsável pelo álbum, revelou que a música foi uma tentativa do Metallica de atrair o interesse de uma grande gravadora. "Eles meio que sentiram que talvez estivessem se vendendo um pouco. Mas estavam naquele selo Megaforce e queriam desesperadamente entrar em uma grande gravadora", disse em entrevista ao programa Rock Talk em 2018.
Voltando à Far Out, o site foi além e sugeriu que, se o Metallica tivesse incluído um cover de "Diamond Head" no lugar de "Escape", "Ride the Lightning" poderia ter ficado ainda melhor, até superando "Master of Puppets" (1986):
O refrão de 'Escape' até funciona em parte, e a quebra de ritmo no final é um dos momentos mais pesados da carreira do Metallica, mas fica a sensação de que essa música não tinha um propósito real dentro do disco. Mesmo evitando incluir covers na maioria de seus álbuns principais, se o Metallica tivesse substituído "Escape" por uma das versões que faziam de Diamond Head, talvez estivéssemos falando de um álbum capaz de superar "Master of Puppets".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
O músico que intimidou Jimmy Page; "Não conhecia ninguém que tocasse daquele jeito"
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
A música que Ronnie James Dio fez para deixar o Black Sabbath para trás
O álbum do Nirvana que Kurt Cobain mais se orgulhava de ter feito
Até 71% de desconto em ofertas selecionadas de vinil, CDs, acessórios e celulares na Amazon
Geezer Butler define o papel de cada integrante da formação clássica do Black Sabbath
58 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em julho
A banda clássica dos anos 70 que Noel Gallagher chamou de "uma merda"
O clássico do Black Sabbath que foi lançado há mais de 50 anos, mas continua atual
A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"


Kirk Hammett compara integrantes do Thin Lizzy a super-heróis
O músico que James Hetfield diz ser a razão de o Metallica existir
Kirk Hammett, do Metallica, afirma que música pop atual é uma porcaria
Ex-Metallica, Jason Newsted fala sobre vício em analgésicos
A banda que Lars Ulrich do Metallica adorava: "Ele caiu de joelhos e me abraçou"
A banda prog que atropelou um ícone do metal em um evento que virou piada
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Classic Rock divulga lista das 50 maiores bandas de Rock de todos os tempos
A música lado b do Metallica que Lars Ulrich não quer ouvir nunca mais


