A música que estraga um álbum do Metallica que poderia ser superior ao "Master of Puppets"
Por Bruce William
Postado em 10 de março de 2025
O "Ride the Lightning" (1984) é um dos discos mais elogiados pelos fãs do Metallica. O álbum marcou uma evolução em relação ao "Kill 'Em All", com músicas mais trabalhadas e letras mais sombrias. Faixas como "Creeping Death", "Fade to Black" e "For Whom the Bell Tolls" se tornaram referências no repertório da banda. Mas, para muitos, há uma única música que destoa do restante: "Escape."
Metallica - Mais Novidades
Diferente das outras faixas do álbum, "Escape" tem uma estrutura mais acessível, com um refrão melódico e um tom mais próximo do hard rock. A música foi composta rapidamente porque a gravadora achou que o disco precisava de mais uma faixa. O próprio James Hetfield nunca escondeu sua antipatia por ela, e a banda praticamente a ignorou ao longo dos anos, tocando-a ao vivo apenas uma vez, em 2012.
Houve até um boato de que Lars Ulrich odiava "Escape", mas o baterista desmentiu, explicando que a banda quis algo mais direto. "Ousaria até usar as palavras 'música para rádio'. Em vez de uma canção como 'Seek and Destroy' de oito minutos, deixamos a duração mais curta", afirmou.
"Nada no thrash metal foi feito para soar feliz", relembra a Far Out. "Embora o Metallica nunca tenha priorizado letras sobre monstros e criaturas ao longo de sua história, grande parte do 'Kill 'Em All' trouxe um dos sons mais agressivos que alguém já tinha ouvido até então. Com um orçamento maior, 'Ride the Lightning' era a chance da banda conquistar seu espaço. Mas, como acontece com todas as grandes bandas que têm uma identidade sonora bem definida, a gravadora sentiu a necessidade de intervir e tomar algumas decisões executivas.
O produtor Flemming Rasmussen, responsável pelo álbum, revelou que a música foi uma tentativa do Metallica de atrair o interesse de uma grande gravadora. "Eles meio que sentiram que talvez estivessem se vendendo um pouco. Mas estavam naquele selo Megaforce e queriam desesperadamente entrar em uma grande gravadora", disse em entrevista ao programa Rock Talk em 2018.
Voltando à Far Out, o site foi além e sugeriu que, se o Metallica tivesse incluído um cover de "Diamond Head" no lugar de "Escape", "Ride the Lightning" poderia ter ficado ainda melhor, até superando "Master of Puppets" (1986):
O refrão de 'Escape' até funciona em parte, e a quebra de ritmo no final é um dos momentos mais pesados da carreira do Metallica, mas fica a sensação de que essa música não tinha um propósito real dentro do disco. Mesmo evitando incluir covers na maioria de seus álbuns principais, se o Metallica tivesse substituído "Escape" por uma das versões que faziam de Diamond Head, talvez estivéssemos falando de um álbum capaz de superar "Master of Puppets".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Como Paulo Ricardo faz para evitar que suas músicas soem muito metal ou hard rock
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
Mike Mangini assume a bateria do Godsmack em nova etapa de turnê
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
As três bandas históricas que estariam no festival dos sonhos de Scott Ian do Anthrax
Dee Palmer, ex-tecladista do Jethro Tull, morre aos 88 anos
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O guitarrista mais rápido que Slash viu tocar; "literalmente explodiu minha cabeça"
As 10 músicas mais subestimadas do Judas Priest, segundo a Classic Rock
Angra confirma primeiro show da carreira na China
Os roqueiros da Seleção Brasileira na História das Copas do Mundo
O melhor álbum dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Keith Richards
Regis Tadeu revela o truque maroto que o Iron usa, mas o Metallica não precisa



Como o Metallica contribuiu para a criação de uma das maiores bandas de metal sinfônico
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Tom Araya diz que Slayer acabaria se expusesse conflitos como o Metallica fez
Classic Rock aponta a melhor música do Metallica nos anos 90 (e a escolha surpreende)
A música de um disco seminal do Metallica que James Hetfield nunca quis tocar ao vivo
A música dos anos noventa que Lars Ulrich levaria até para a vida após a morte
Show do Metallica mudou a vida de Tuomas Holopainen, fundador do Nightwish
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
A música do Metallica de 1984 que James Hetfield não quer ver nem pintada de dourado
Dedo x Palheta: Jason Newsted joga gasolina na fogueira do debate
Velocidade: Top 10 de músicas de Metal para ser multado


