O álbum em que o Rush mais se divertiu, segundo Alex Lifeson
Por João Renato Alves
Postado em 27 de abril de 2025
O guitarrista Alex Lifeson concedeu entrevista à Fox San Antonio. Nela, recordou "Moving Pictures", álbum lançado pelo Rush em 1981 e que se tornou o maior sucesso da banda. Ele declarou, de acordo com transcrição do Blabbermouth:
Rush - Mais Novidades
"Foi o disco mais divertido que fizemos. Havia uma grande energia e vibração durante as sessões. Era um inverno rigoroso, temperaturas negativas de 30 e 40 graus. Costumávamos ir ao estúdio com calçados para andar na neve ou esqui cross-country. Mas lá dentro era muito divertido de trabalhar."
Ao contrário de outras experiências, no disco em questão tudo deu certo durante o processo criativo. "Quando começamos a trabalhar em 'Moving Pictures', tudo aconteceu sem esforço algum. Estávamos preparados, tínhamos escrito todo o material, sabíamos o que estávamos fazendo. Entramos em cena, conseguimos os sons. Fizemos as coisas de uma forma um pouco diferente. Na verdade, mixamos tudo em digital, com o que foi um dos primeiros equipamentos digitais da Sony. Comparado ao digital moderno, aquele aparelho era um 'Modelo T'. Mas o disco soa ótimo."
Oitavo trabalho de inéditas da banda, "Moving Pictures" chegou ao primeiro lugar na parada canadense, além de ter ficado em terceiro nos Estados Unidos e Reino Unido. Vendeu mais de 7 milhões de cópias em todo o mundo.
Inicialmente, a ideia era lançar mais um disco ao vivo, que já vinha sendo gravado na turnê de "Permanent Waves". Porém, o trio aproveitou passagens de som para criar material novo. Os resultados entusiasmaram e fizeram com que entrassem em estúdio antes do previsto.
Trabalhando novamente com Terry Brown, foi o primeiro álbum com produção digital na carreira do grupo. Após finalizada a gravação, o resultado foi transferido para fitas antes da prensagem definitiva, visando preservar a qualidade.
"Tom Sawyer" se tornou uma das músicas mais conhecidas da carreira da banda. Inspirada na obra homônima de Mark Twain, ficou marcada junto ao público brasileiro pela abertura da série televisiva "Profissão: Perigo", exibida na Rede Globo.
Criada por Hugh Syme, a capa possui triplo significado ao mostrar trabalhadores carregando quadros (moving pictures), pessoas emocionadas (moving) na calçada e um filme (picture) sendo rodado ao fundo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
Eloy Casagrande anuncia ter finalizado suas partes para o próximo álbum do Slipknot
U2 anuncia quarto e último show no Brasil da Tour The Greatest Show On Earth 2027
Regis Tadeu aponta problema no show do Iron Maiden e explica atitude do atual baterista
Falta de dedicação teria afastado o baterista Nick Menza do Slayer, segundo Kerry King
Dave Murray solta um "Vai, Corinthians" após ganhar camisa do Timão
A cantora que usou música do Slayer para combater o patriarcado
Glenn Hughes ficava muito acelerado quando tomava café, segundo Tony Iommi
Humberto Gessinger e Andreas Kisser apontam o que faltou ao rock nacional dos anos 80
A banda de heavy metal que Josh Homme ama, mas não quer imitar de jeito nenhum
Regis Tadeu aponta o grande erro que Tony Iommi cometeu em seu novo álbum solo
O cantor que deixou Robert Plant e John Bonham impressionados; "algum dia seremos assim?"
O cover que o Black Sabbath mais tocou ao vivo durante toda a carreira
A banda glam americana que Slash comparou aos Sex Pistols e considerava diferente das demais

Os três melhores solos do Rush segundo Alex Lifeson, incluindo um que até ele acha difícil
Por que o Rush passou a ensaiar os próprios erros antes de voltar aos palcos
As 10 bandas de hard rock com a melhor trinca de álbuns dos anos 1980, segundo a Loudwire
A banda soft rock americana da qual Geddy Lee (Rush) é um grande fã
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
O disco ao vivo que mostrou ao mundo o que o Rush realmente era capaz de fazer
Geddy Lee diz que música dos Beatles "inventou" o Metal, e não é "Helter Skelter"
Geddy Lee fugiu do óbvio ao listar os seus quatro álbuns favoritos do Rush


