O álbum em que o Rush mais se divertiu, segundo Alex Lifeson
Por João Renato Alves
Postado em 27 de abril de 2025
O guitarrista Alex Lifeson concedeu entrevista à Fox San Antonio. Nela, recordou "Moving Pictures", álbum lançado pelo Rush em 1981 e que se tornou o maior sucesso da banda. Ele declarou, de acordo com transcrição do Blabbermouth:
Rush - Mais Novidades
"Foi o disco mais divertido que fizemos. Havia uma grande energia e vibração durante as sessões. Era um inverno rigoroso, temperaturas negativas de 30 e 40 graus. Costumávamos ir ao estúdio com calçados para andar na neve ou esqui cross-country. Mas lá dentro era muito divertido de trabalhar."
Ao contrário de outras experiências, no disco em questão tudo deu certo durante o processo criativo. "Quando começamos a trabalhar em 'Moving Pictures', tudo aconteceu sem esforço algum. Estávamos preparados, tínhamos escrito todo o material, sabíamos o que estávamos fazendo. Entramos em cena, conseguimos os sons. Fizemos as coisas de uma forma um pouco diferente. Na verdade, mixamos tudo em digital, com o que foi um dos primeiros equipamentos digitais da Sony. Comparado ao digital moderno, aquele aparelho era um 'Modelo T'. Mas o disco soa ótimo."
Oitavo trabalho de inéditas da banda, "Moving Pictures" chegou ao primeiro lugar na parada canadense, além de ter ficado em terceiro nos Estados Unidos e Reino Unido. Vendeu mais de 7 milhões de cópias em todo o mundo.
Inicialmente, a ideia era lançar mais um disco ao vivo, que já vinha sendo gravado na turnê de "Permanent Waves". Porém, o trio aproveitou passagens de som para criar material novo. Os resultados entusiasmaram e fizeram com que entrassem em estúdio antes do previsto.
Trabalhando novamente com Terry Brown, foi o primeiro álbum com produção digital na carreira do grupo. Após finalizada a gravação, o resultado foi transferido para fitas antes da prensagem definitiva, visando preservar a qualidade.
"Tom Sawyer" se tornou uma das músicas mais conhecidas da carreira da banda. Inspirada na obra homônima de Mark Twain, ficou marcada junto ao público brasileiro pela abertura da série televisiva "Profissão: Perigo", exibida na Rede Globo.
Criada por Hugh Syme, a capa possui triplo significado ao mostrar trabalhadores carregando quadros (moving pictures), pessoas emocionadas (moving) na calçada e um filme (picture) sendo rodado ao fundo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Slipknot lança "Arsenal", música que marca a estreia do baterista brasileiro Eloy Casagrande
Se o Shaman voltar, a vaga mais difícil de preencher não é a do microfone
Revista Veja Rio diz que bandas de rock não conseguem lotar o Rock in Rio: "Flopou"
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Último show do Sepultura sofre mudança de local
O clássico do thrash metal que deve ser ouvido do início ao fim, segundo Scott Ian
A canção do AC/DC que Angus Young mostraria para quem não conhece a banda
Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
A banda de abertura que engoliu o Kiss e fez Regis Tadeu se apaixonar na hora
A banda de metal que Slash colocou acima das demais e chamou de "obrigatória"
O clássico dos Rolling Stones que Keith Richards ouviu e mandou apagar
Os 2 membros do Metallica que planejaram outra banda no auge do "Black Album"

O guitarrista que Geddy Lee considera o "músico definitivo" do rock
A música do Led Zeppelin que mexeu com a cabeça do jovem Geddy Lee
O estilo musical que Geddy Lee considera uma aula sobre como tocar baixo
Geddy Lee e Alex Lifeson revelam a música que o Rush mais sofreu para tocar na turnê de reunião
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
O disco do Rush que baixista do Napalm Death considera perfeito
O hit que prova importância de John Paul Jones no Led Zeppelin, segundo Geddy Lee
Geddy Lee explica onde foi superado por músico do Angine de Poitrine
Mike Portnoy foi assistir ao Rush e publicou suas impressões online


