O álbum em que o Rush mais se divertiu, segundo Alex Lifeson
Por João Renato Alves
Postado em 27 de abril de 2025
O guitarrista Alex Lifeson concedeu entrevista à Fox San Antonio. Nela, recordou "Moving Pictures", álbum lançado pelo Rush em 1981 e que se tornou o maior sucesso da banda. Ele declarou, de acordo com transcrição do Blabbermouth:
Rush - Mais Novidades
"Foi o disco mais divertido que fizemos. Havia uma grande energia e vibração durante as sessões. Era um inverno rigoroso, temperaturas negativas de 30 e 40 graus. Costumávamos ir ao estúdio com calçados para andar na neve ou esqui cross-country. Mas lá dentro era muito divertido de trabalhar."
Ao contrário de outras experiências, no disco em questão tudo deu certo durante o processo criativo. "Quando começamos a trabalhar em 'Moving Pictures', tudo aconteceu sem esforço algum. Estávamos preparados, tínhamos escrito todo o material, sabíamos o que estávamos fazendo. Entramos em cena, conseguimos os sons. Fizemos as coisas de uma forma um pouco diferente. Na verdade, mixamos tudo em digital, com o que foi um dos primeiros equipamentos digitais da Sony. Comparado ao digital moderno, aquele aparelho era um 'Modelo T'. Mas o disco soa ótimo."
Oitavo trabalho de inéditas da banda, "Moving Pictures" chegou ao primeiro lugar na parada canadense, além de ter ficado em terceiro nos Estados Unidos e Reino Unido. Vendeu mais de 7 milhões de cópias em todo o mundo.
Inicialmente, a ideia era lançar mais um disco ao vivo, que já vinha sendo gravado na turnê de "Permanent Waves". Porém, o trio aproveitou passagens de som para criar material novo. Os resultados entusiasmaram e fizeram com que entrassem em estúdio antes do previsto.
Trabalhando novamente com Terry Brown, foi o primeiro álbum com produção digital na carreira do grupo. Após finalizada a gravação, o resultado foi transferido para fitas antes da prensagem definitiva, visando preservar a qualidade.
"Tom Sawyer" se tornou uma das músicas mais conhecidas da carreira da banda. Inspirada na obra homônima de Mark Twain, ficou marcada junto ao público brasileiro pela abertura da série televisiva "Profissão: Perigo", exibida na Rede Globo.
Criada por Hugh Syme, a capa possui triplo significado ao mostrar trabalhadores carregando quadros (moving pictures), pessoas emocionadas (moving) na calçada e um filme (picture) sendo rodado ao fundo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
10 grandes álbuns de bandas dos anos 1980 lançados nos 1990s segundo o Metal Injection
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
A canção pop com "virada de bateria" que Ozzy Osbourne achava o máximo da história da música
A banda que mistura Black Sabbath com afrobeat que não sai do ouvido de André Barcinski
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
Como Charlie Benante conseguiu sua vaga no Anthrax, segundo Scott Ian


O baixista que, para Geddy Lee, está acima de Paul McCartney - e que o próprio Paul não nega
O "músico mais talentoso" com quem Geddy Lee do Rush já trabalhou: "Teimosamente determinado"
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
O pior momento do Rush, segundo Neil Peart; "não dava nem pra pagar a equipe"
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
A música do Rush que Geddy Lee diz ser "dolorosa" de ouvir
O álbum do Rush que Neil Peart queria ver transformado em filme
15 rockstars que são judeus e você talvez não sabia, segundo a Loudwire


