A banda clássica em que Yngwie Malmsteen recusou convite para tocar: "Seria incrível, mas..."
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de abril de 2025
Um convite para integrar uma banda consagrada dos anos 1970 como o UFO seria, para muitos músicos, a chance de uma vida. Mas para Yngwie Malmsteen, que à época ainda buscava espaço na cena norte-americana, a proposta chegou ao mesmo tempo em que uma outra oportunidade — e o sueco decidiu apostar em algo novo.
Em entrevista recente ao apresentador Eddie Trunk, Malmsteen (via Ultimate Guitar) relembrou o curioso episódio em que foi convidado, em menos de 24 horas, tanto por Phil Mogg, vocalista do UFO, quanto por representantes de uma nova banda que viria a se chamar Alcatrazz, onde despontaria ao lado de Graham Bonnet.
Yngwie Malmsteen - Mais Novidades


"Eu estava tocando com o Steeler, nos apresentávamos pela Sunset Strip. Lembro de uma noite em que tocamos em Orange County e o Phil Mogg foi me ver. Ele disse: 'Estou remontando o UFO e preciso de um grande guitarrista. Vá à minha casa amanhã'", contou.
Malmsteen topou, mas naquela mesma manhã recebeu outra ligação, de alguém que ele nem conhecia, representando a futura Alcatrazz. "Me buscaram, fui até a sala de ensaio e comecei a perguntar: 'Quais são as músicas de vocês?' E eles: 'Ainda não temos músicas.' 'Qual é a direção da banda?' 'Também não temos.' Aí falaram: 'Mas você tem o cargo!' Eu disse: 'Deixa eu pensar. Tenho que ver outra pessoa.'"

No fim, o sueco acabou escolhendo o projeto ainda embrionário com Bonnet. "Fui à casa do Phil, ele foi super legal, mas não estava tão organizado quanto o outro pessoal. Então liguei de lá mesmo e disse: 'Topo, mas com duas condições: eu escrevo as músicas e trocamos o baterista.'"
A decisão foi estratégica. Malmsteen não queria ser apenas um executor de clássicos do UFO. "Seria incrível tocar com eles também, mas isso significaria tocar muitos dos hits antigos — o que é bom, mas eu estava mais interessado em começar algo do zero", explicou.
O resultado foi decisivo para sua carreira. A Alcatrazz serviu como trampolim para sua ascensão como um dos maiores guitarristas dos anos 1980. "Tivemos centenas de bateristas em teste, e acabamos com o cara do Alice Cooper [Jan Uvena]. E assim começou", concluiu.

Como foi a passagem de Yngwie Malmsteen no Alcatrazz?
A breve passagem de Yngwie Malmsteen pela banda Alcatrazz, no início dos anos 1980, ficou marcada tanto pela inovação musical quanto por um episódio violento nos bastidores. Em entrevista ao Vintage Rock Pod, o vocalista Graham Bonnet revelou um incidente em que Malmsteen, enfurecido, tentou enforcá-lo após um show. O episódio foi contado por ele para a Brave Words.
Segundo Bonnet, tudo começou quando ele deixou o palco durante um solo do guitarrista. "Eu saí porque o palco estava escuro e o holofote estava nele. Queria apenas respirar", disse. Malmsteen interpretou a ação como sabotagem: "Ele me agarrou pela garganta e começou a apertar. Disse que eu puxei a corda da guitarra dele."

A briga só não teve consequências mais graves porque um roadie iugoslavo da banda interveio: "Ele pegou o Yngwie e disse: ‘Se você tocar no Graham de novo, eu quebro o seu pescoço’."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps