A opinião de Renato Russo sobre a internet e a chegada da era digital nos anos 1990
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de abril de 2025
Renato Russo viveu em um mundo bem diferente do que hoje habitamos. Entre os anos 1970 e 1990, a internet ainda engatinhava e não havia WhatsApp, Facebook e YouTube para as pessoas perderem horas do dia. Mas qual era a visão do saudoso cantor da Legião Urbana sobre o assunto, ainda que o ambiente on-line estivesse apenas no começo naquela época?
Legião Urbana - Mais Novidades

Em entrevista ao Afterpodcast, Carmen Teresa Manfredini, irmã do cantor, comentou sobre uma ocasião em que Renato foi questionado e não titubeou sobre a chegada da era digital: "Muito legal e tudo, mas não adianta nada essa informação toda se você não souber como usá-la".
Carmen explicou que na época em que eram jovens as coisas eram mais difíceis de se obter e isso de certa forma moldou aquele ambiente de Brasília: "Na nossa época, a gente fazia tudo. Desde camisetas até os panfletos dos shows — meu irmão mesmo batia os encartezinhos na máquina de datilografia. Hoje em dia, você vai numa Galeria do Rock, que é maravilhosa, mas tem tudo pronto. Quer um adesivo da Legião? Tem dez modelos à sua escolha. Antes, era a gente que criava".

Ela continuou: "A turma da Colina era um polo criativo — o Flávio e o Fê Lemos, do Capital Inicial, eram filhos do professor Briquet de Lemos, por exemplo. O pessoal se reunia à noite, nas casas, nas embaixadas, bebendo vinho e trocando ideias. Acho que a gente sabia usar melhor as coisas, usava melhor a criatividade. Hoje, com tanta facilidade, as pessoas acabam se acomodando."
Confira a entrevista completa abaixo.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps