O grave problema do The Clash segundo John Lydon, vocalista dos Sex Pistols
Por André Garcia
Postado em 12 de abril de 2025
Tecnicamente, agora que os Sex Pistols se reuniram, seu vocalista é Frank Carter. Mas na prática o vocalista dos Pistols sempre foi e será Johnny Roten/John Lydon.
Ao longo dos anos ele ficou conhecido por seu cabelo arrepiado, seus olhos arregalados e pelas críticas que dispara contra (quase) tudo e todos, como uma metralhadora giratória. Até mesmo o The Clash já foi alvo dele.
Clash - Mais Novidades
O The Clash surgiu pouco depois dos Sex Pistols e logo se tornou um dos maiores representantes do punk inglês depois deles (se não o maior).
Uma das diferenças mais marcantes entre as bandas era que o Clash a partir teve como marca registrada sua mistura sonora de punk com ritmos como jazz, rockabilly, pop e muito mais. Entrou muito no caldeirão sonoro deles ritmos de música negra também, como reggae, ska hip hop.
E é aí que estava o problema para Lydon:
"Por que eles estavam fazendo aquilo? Eles não têm nenhum histórico de herança multicultural. Quero dizer, eles não foram criados em apartamentos públicos como nós [dos Sex Pistols] fomos. Eles não sabem o que é isso. 'Ah, vamos fazer alguns amigos negros, vai ser maneiro!' A situação ficou muito ruim para eles assim que isso foi descoberto."
Ao contrário do que disse Lydon, o the Clash seguiu fazendo música inspirada em ritmos como reggae e hip hop por anos. Em 1982 eles até tocaram em Kingston no Jamaica World Music Festival.
"Eles não tinham descendência [negra] para fazerem aquele tipo de música. Eram garotos brancos tentando imitar a música dos negros. Isso é muito doloroso e, para mim, é racismo".
Ele, aliás, detonou o próprio Sex Pistols agora que se reuniram sem ele, comparando a versão atual a um desrespeitoso "karaokê":
"Quando soube que os Sex Pistols fariam uma turnê este ano sem mim, fiquei puto. Aquilo me incomodou. Pensei 'Eles vão acabar com tudo o que tinha de bom nos Pistols, acabando o objetivo e o propósito de tudo que fizemos'. Eu não escrevi aquelas letras de brincadeira. O que eles estão fazendo é banalizar o show para se faturar com um karaokê. Só que lá na frente o pessoal vai perceber o que tem valor e o que não tem."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
O país em que Axl Rose queria tocar com o Guns N' Roses após ver Judas Priest brilhar lá
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
Filho de Rick Wakeman, Adam declara seu amor pelo Marillion e Mark Kelly
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
5 bandas dos anos 70 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
AC/DC nos anos 70 impressionou Joe Perry e Eddie Van Halen: "Destruíam o lugar"
O hit do Angra que é difícil para o Shamangra cantar: "Nossa, Andre, precisava desse final?"
A história da versão de "Pavarotti" para "Roots Bloody Roots", segundo Andreas Kisser
As 11 bandas de metal progressivo cujo segundo álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Sanctuary lança "Not Of The Living", sua primeira música inédita em 12 anos

Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
O segredo escondido no fim de "London Calling", do The Clash
Músicos do The Clash, Sex Pistols e The Libertines unem forças em single antirracista
Cinco músicos ligados ao punk que eram "treinados demais" pro clichê dos três acordes
"Sem tempo, irmão!"; as clássicas bandas que Phil Collins ignorou completamente na época
Fã de Ramones, Lemmy Kilmister declarou: "Nunca tive saco para o The Clash"
O dia que Joe Strummer tomou 10 cervejas e foi disputar uma maratona


