Nathan East revela ter gravado baixo em álbum do Judas Priest
Por João Renato Alves
Postado em 07 de abril de 2025
O baixista Nathan East conta com uma longa folha corrida de serviços prestados no mundo da música. Entre outros, gravou e excursionou com Eric Clapton, Michael Jackson, Joe Satriani, George Harrison, Ringo Starr, Phil Collins, Stevie Wonder, Toto, Kenny Loggins e Daft Punk, entre vários outros.
Judas Priest - Mais Novidades
O que muitos não sabem é que ele também chegou a colaborar com o Judas Priest, em um período que Ian Hill precisou se afastar temporariamente. A revelação foi feita ao canal do American Music Supply. Conforme transcrição do Metal Injection, o músico lembrou:
"Sabe como é, às vezes as pessoas precisam ir para a rehab, mas o show deve continuar. Apoio que todo mundo fique limpo. Antigamente, os amigos costumavam farrear demais. Hoje, a maioria dos artistas com quem trabalho estão sóbrios em tempo integral e há décadas."
Embora tenha dito não lembrar do disco exato, tudo indica que foi "Turbo" (1986). Afinal de contas, há registros de que Ian Hill se internou no ano de lançamento do trabalho. Nathan ainda deixou claro que sabia desde o início que seu nome não apareceria nos créditos.
"Foi divertido. Mantivemos tudo bem simples. Se eu tocasse do meu jeito, eles iriam reclamar, pois o baixista da banda talvez não fizesse o mesmo. Não fiz sequer um slide. Mas tudo bem. Foi um desafio interessante."
Vale destacar não ter sido a única vez que isso aconteceu. Em "Painkiller" (1990), Don Airey também se encarregou do instrumento no lugar de Hill. Disse o tecladista do Deep Purple à Antihero Magazine, em 2020 – leia na íntegra aqui:
"O Judas Priest ficou tão preocupado que nem me creditou no álbum. Eles me pagaram, o que sempre é o ponto. É um álbum maravilhoso, 'Painkiller'. Todas as partes de baixo sou eu tocando, é o baixo Moog em todo o álbum, mixado com partes de Ian Hill, que na época não estava muito bem, então não participou das sessões. Fui convidado a fazer toda a parte de baixo que eles acabaram mantendo. Toquei teclado em uma única faixa, não lembro qual era. Nunca havia comentado com ninguém antes. Eles são pessoas maravilhosas."
O próprio Judas Priest jamais se manifestou em relação às duas situações – nem mesmo seus integrantes nas biografias que lançaram até o momento. No entanto, é sabido que a prática de usar músicos em estúdio sem dar os devidos créditos era um tanto quanto comum no período em que os dois discos foram lançados.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Charlie Benante explica o que o tirou dos shows recentes do Anthrax
Os três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não consegue engolir
Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"
Último álbum do Black Sabbath não rolou por conta de Bill Ward, diz produtor
A banda que a polícia chamava de "inimiga número um da família brasileira"
O significado de "Don't Look Back in Anger", segundo Noel Gallagher
A banda que Eric Clapton sabia que não precisava de um guitarrista como ele
Aerosmith anuncia dois shows em Hollywood com uma série de convidados
Quando Keith Richards se apaixonou por uma música - e pela vocalista que a cantava
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
O melhor disco da história do thrash metal, segundo a Kerrang!
Iron Maiden e Megadeth juntos na América do Sul? Eis o que Dave Mustaine diz
Trivium anuncia novo álbum de estúdio, "Crown in the Grave"
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira


Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
"Living after Midnight" do Judas Priest, um hino aos estilos de vida alternativos
Judas Priest fará turnê sul-americana em 2027, segundo o Summa Inferno
A opinião de James LaBrie sobre Rob Halford, o Metal God
O disco de Bryan Adams que é um dos favoritos de Richie Faulkner, guitarrista do Judas Priest
Metal Hammer e Classic Rock ranqueiam discografia do Judas Priest
O disco gravado por Rob Halford que Metal Hammer considera um dos piores do Judas Priest
Versões originais: 10 músicas que foram "tomadas" emprestadas
Rob Halford escolhe a melhor música do Judas Priest, "foi um grande momento para nós"


