Lobão se irrita com grito de "Toca Raul" em show e dispara: "Raul Seixas morreu de fome"
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de abril de 2025
O cantor e compositor Lobão interrompeu uma apresentação em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, após ouvir um espectador gritar o tradicional "Toca Raul!". O episódio aconteceu no dia 27 de março, durante o show Luau Indoor, e foi divulgado pelo próprio artista em vídeo postado no Instagram, na noite de quinta-feira, 3. (via Terra).
Lobão - Mais Novidades
Sozinho no palco, com o apoio de programações eletrônicas, Lobão reagiu de forma dura ao pedido. O músico classificou o gesto, comum em shows de rock, como ofensivo e desrespeitoso. "Aí não, cara. Eu detesto isso. Acho uma coisa anti-rock’n’roll". Segundo Lobão, a frase carrega um subtexto claro: "O que o cara está dizendo, no fundo, é: ‘Teu show está uma merda. Toca algo mais interessante do que você está tocando’".
O artista, de 66 anos, prosseguiu com críticas mais contundentes. Disse que esse tipo de comportamento se tornou um vício nas plateias brasileiras, prejudicando o próprio ambiente do rock. "Isso sempre foi um erro dentro da plateia do rock’n’roll brasileiro",afirmou.
Lobão e Raul Seixas
Lobão foi além e fez duras declarações sobre Raul Seixas, morto em 1989, aos 44 anos, em São Paulo, vítima de parada cardíaca. Segundo ele, o compositor baiano, autor de clássicos como "Gita", "Maluco Beleza" e "Metamorfose Ambulante", teria morrido em situação de miséria. "Raul morreu de fome, um mendigo. Na época em que deveria estar recebendo o 'Toca Raul', ninguém fazia isso. Agora é tarde".
Horas depois, Lobão publicou novo vídeo em suas redes sociais, em tom mais moderado. Disse tratar-se de uma "ratificação mais tranquila", longe do "calor do palco". Afirmou que decidiu se manifestar diante da "celeuma" criada após sua fala.
As declarações do cantor reacenderam discussões sobre a imagem de Raul Seixas e sua trajetória final. Um dos principais defensores do legado do roqueiro baiano, o músico Sylvio Passos — fundador do fã-clube Raul Rock Club e amigo pessoal de Raul — contestou publicamente a versão de que o artista teria morrido em condição de pobreza.
Em entrevista ao podcast Salada Cast, Passos foi direto: "Inventam essas coisas. Eu pergunto: ‘De onde você tirou isso?’" Ele ressaltou que Raul faleceu em um flat localizado na Rua Frei Caneca, número 1000, uma área nobre da capital paulista, próxima à Avenida Paulista. "Sabe quanto custa o metro quadrado ali? Fortuna. Quem morre pobre num flat na Frei Caneca? Nunca foi. Parem de falar bobagem".
Passos afirmou ainda que esteve pessoalmente no apartamento de Raul no bairro da Graça, em Salvador, imóvel de alto valor. Para ele, essas informações desmentem a ideia de que o artista vivia em condições precárias nos últimos anos de vida. "Consultem as fontes. Não fiquem dando ouvidos a propagadores de fake news e falando bobagem sobre a vida e a obra de Raul".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?

A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
Lobão: Detonando Heavy Metal, Bethânia, Chico, Herbert, Bizz e deus e mundo


