Festival Prog Power USA anuncia cancelamentos após imigração recusar visto de artistas
Por Emanuel Seagal
Postado em 04 de abril de 2025
O ProgPower USA é um festival realizado anualmente nos Estados Unidos com grandes nomes do power e do prog metal mundial. Em janeiro deste ano, após a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, o festival comunicou em suas redes oficiais que estava tendo problemas com os vistos dos músicos.


Em um longo comunicado, seguido por uma campanha de financiamento coletivo, Glenn Harveston, produtor do festival, explicou que originalmente haviam dois escritórios do centro de imigração que lidavam com os pedidos, mas que agora os pedidos passam por um centro de distribuição no Texas, que decide, baseado em seus próprios critérios, para onde encaminhá-los. Além disso, os prazos aumentaram, e 20% dos pedidos de um dos escritórios não têm um prazo específico para serem processados.
Há uma opção "premium" para agilizar o processo, porém acrescentaria um custo de quase 3 mil dólares por banda. "Já gastei 32 mil dólares em pedidos de visto esse ano e tenho mais 10 mil de orçamento para as entrevistas no consulado após receber as aprovações. Custará ao todo 70 mil dólares para trazer oito bandas internacionais para apresentações exclusivas nos Estados Unidos esse ano, devido à demora do Centro de Imigração que está fora do meu controle", explicou Glenn.

Em fevereiro, o festival teve sua primeira baixa, com o cancelamento da banda alemã Iron Savior, por discordâncias do grupo com a nova administração dos Estados Unidos e ações de Donald Trump na guerra entre Rússia e Ucrânia. Na época, a produção somente compartilhou a declaração da banda, deixando claro que iria se abster de comentários políticos.
Os fãs colaboraram com o festival através da campanha de financiamento coletivo, que até ser pausada havia recebido 37 mil dólares para auxiliar nos custos para agilizar os pedidos de visto dos artistas. Apesar de todo esse esforço e gastos inesperados, na manhã desta sexta-feira (4) a produção comunicou os cancelamentos de Jelusick, All For Metal e Temic, por terem seus pedidos de P-1, um visto de trabalho para atletas e artistas, recusados. O mesmo visto, no entanto, foi aprovado para as bandas Vanden Plas, Orden Ogan, Cemetery Skyline, Majestica e Skald.

Segundo o produtor, todos os pedidos foram processados nas últimas semanas usando o formato "premium" e mais caro do processo. O advogado do festival informou: "Temos visto um aumento significativo e sem precedentes no número de pedidos de visto O e P onde o USCIS está solicitando evidências adicionais, mesmo quando o artista recebeu um visto anteriormente. Também estamos vendo um aumento nas negações após essas solicitações serem respondidas."
A 24ª edição do ProgPower USA será realizada nos dias 3, 4, 5 e 6 de setembro de 2025.


Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps