Por discordâncias políticas, Iron Savior desiste de fazer show nos Estados Unidos
Por João Renato Alves
Postado em 23 de fevereiro de 2025
A banda alemã Iron Savior anunciou que não se apresentará na próxima edição do festival ProgPower USA, para a qual estava escalada. O evento acontece em Atlanta, estado da Geórgia, entre os dias 3 e 6 de setembro.

Em comunicado oficial, os músicos destacaram discordâncias com a administração dos Estados Unidos e a influência que Donald Trump e seus aliados tentam exercer sobre seu país e na guerra entre Rússia e Ucrânia. Diz a nota:
"Prezada comunidade PPUSA,
Com o coração mais pesado, decidimos que não podemos viajar para Atlanta este ano. O motivo é tão simples quanto onipresente: a nova administração Trump e sua nova ordem mundial.
Trump/Vance/Musk estão destruindo tudo o que foi construído desde a Segunda Guerra Mundial. Eles reescrevem a história e invertem o papel de vítima-agressor, negando que a Ucrânia foi invadida por Putin com 150.000 soldados. Eles chamam o presidente da Ucrânia de ditador que não apoia a eleição, embora saibam que as eleições são proibidas na Ucrânia durante a guerra por sua constituição. Eles enviam Vance nos dizendo para começar a colaborar com o partido nazista AfD aqui na Alemanha. Eles cospem na verdade e acham que liberdade de expressão significa licença para mentir e insultar. Obviamente, estão prestes a desestabilizar a ordem mundial ocidental para que possam reescrevê-la de acordo com suas necessidades para ganhar ainda mais dinheiro.
Estamos profundamente preocupados com isso e simplesmente não nos sentimos mais seguros e bem-vindos em seu país. Claro que sabemos que apenas 50% dos eleitores votaram em Trump e que 50% não votaram. Sentimos muito por aqueles que pensam o mesmo, mas neste momento não podemos prever o que acontecerá nos próximos meses. Talvez as coisas se acalmem e seu administrador de alguma forma recupere o juízo. Ou eles proclamarão a federação russo-americana? Tudo é possível e isso nos assusta pra caramba.
Esperamos retornar a Atlanta em outro momento, em um mundo melhor do que o atual. Espero que vocês possam entender e aceitar nossa decisão.
Tudo de bom, Iron Savior"

"Firestar", álbum mais recente do Iron Savior, saiu em 2023. Ano passado foi disponibilizado o single "Raising Hell". No mesmo período, o vocalista e guitarrista Piet Sielck enfrentou um câncer, o que fez com que os planos de turnê fossem limitados.
Nas últimas semanas, a banda anunciou a saída do baixista Jan-Sören Eckert. Patrick Opitz, que já o havia substituído temporariamente em compromissos anteriores, assumiu a função em definitivo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Como uma banda transformou seu adeus em um dos filmes mais importantes do rock
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
O clássico do Dream Theater cujo título original era bizarro
Megadeth entrega muita emoção em "The Last Note", sua canção de despedida
Scorpions se manifesta sobre morte de ex-baixista Francis Buchholz
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Megadeth lança seu último disco de estúdio, que traz versão de "Ride the Lightning"


Iron Savior anuncia "Awesome Anthems of the Galaxy", álbum de covers de hits dos anos 1980
Cinco clássicos dos anos 90 que ganharam versões heavy metal


