Por discordâncias políticas, Iron Savior desiste de fazer show nos Estados Unidos
Por João Renato Alves
Postado em 23 de fevereiro de 2025
A banda alemã Iron Savior anunciou que não se apresentará na próxima edição do festival ProgPower USA, para a qual estava escalada. O evento acontece em Atlanta, estado da Geórgia, entre os dias 3 e 6 de setembro.

Em comunicado oficial, os músicos destacaram discordâncias com a administração dos Estados Unidos e a influência que Donald Trump e seus aliados tentam exercer sobre seu país e na guerra entre Rússia e Ucrânia. Diz a nota:
"Prezada comunidade PPUSA,

Com o coração mais pesado, decidimos que não podemos viajar para Atlanta este ano. O motivo é tão simples quanto onipresente: a nova administração Trump e sua nova ordem mundial.
Trump/Vance/Musk estão destruindo tudo o que foi construído desde a Segunda Guerra Mundial. Eles reescrevem a história e invertem o papel de vítima-agressor, negando que a Ucrânia foi invadida por Putin com 150.000 soldados. Eles chamam o presidente da Ucrânia de ditador que não apoia a eleição, embora saibam que as eleições são proibidas na Ucrânia durante a guerra por sua constituição. Eles enviam Vance nos dizendo para começar a colaborar com o partido nazista AfD aqui na Alemanha. Eles cospem na verdade e acham que liberdade de expressão significa licença para mentir e insultar. Obviamente, estão prestes a desestabilizar a ordem mundial ocidental para que possam reescrevê-la de acordo com suas necessidades para ganhar ainda mais dinheiro.

Estamos profundamente preocupados com isso e simplesmente não nos sentimos mais seguros e bem-vindos em seu país. Claro que sabemos que apenas 50% dos eleitores votaram em Trump e que 50% não votaram. Sentimos muito por aqueles que pensam o mesmo, mas neste momento não podemos prever o que acontecerá nos próximos meses. Talvez as coisas se acalmem e seu administrador de alguma forma recupere o juízo. Ou eles proclamarão a federação russo-americana? Tudo é possível e isso nos assusta pra caramba.
Esperamos retornar a Atlanta em outro momento, em um mundo melhor do que o atual. Espero que vocês possam entender e aceitar nossa decisão.
Tudo de bom, Iron Savior"


"Firestar", álbum mais recente do Iron Savior, saiu em 2023. Ano passado foi disponibilizado o single "Raising Hell". No mesmo período, o vocalista e guitarrista Piet Sielck enfrentou um câncer, o que fez com que os planos de turnê fossem limitados.
Nas últimas semanas, a banda anunciou a saída do baixista Jan-Sören Eckert. Patrick Opitz, que já o havia substituído temporariamente em compromissos anteriores, assumiu a função em definitivo.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps