Sobre o que fala a letra de "My Michelle" do Guns N' Roses, que retrata uma pessoa real
Por Bruce William
Postado em 04 de abril de 2025
A letra de "My Michelle", lançada em 1987 no álbum "Appetite for Destruction", pode parecer pura ficção aos ouvidos desavisados. Mas a história por trás da música é completamente real, e tem nome, endereço e lembranças de verdade. Michelle Young, amiga de Slash desde a época da escola, e que teve uma ligação mais próxima com Axl Rose, foi a inspiração para a composição assinada pelo vocalista.
Segundo o próprio Axl, tudo começou quando ele estava com Michelle no carro e tocava "Your Song", de Elton John. Ela comentou que gostaria de ter uma música escrita sobre ela. Axl chegou a escrever uma versão mais doce, mas sentiu que não fazia justiça à história da garota. Preferiu, então, escrever algo mais direto - e pesado. "Descreve a vida dela. Essa garota leva uma vida tão louca, com drogas ou seja lá o que for que ela esteja fazendo no momento... você não sabe se ela vai estar viva amanhã", declarou em entrevista à Superteen Magazine em 1989.
Guns N' Roses - Mais Novidades


A letra menciona o trabalho do pai dela na indústria pornográfica, o vício da mãe em heroína e sua morte precoce. Inicialmente, Slash e outros membros da banda acharam que Michelle iria se ofender, mas ela adorou a música. "Ela ficou tão feliz que alguém não pintou um quadro bonito, mas sim contou a verdade", contou Axl.
No livro "Slash - A Autobiografia: Parece exagero, mas aconteceu" (Amazon), o guitarrista relembra a reação inicial de forma bem direta. "Eu achei que ela odiaria e ficaria mortificada com a exposição de sua história daquela maneira. Estava redondamente enganado." Michelle não só aprovou, como gostou da atenção que a música trouxe. Ela própria confirmou isso em entrevista ao jornalista John Parks em 2014, dizendo que sempre foi uma pessoa excêntrica, e que o convívio com Axl era turbulento: às vezes amoroso, às vezes explosivo. Inclusive, ela revelou que a versão ao vivo da música, lançada em "Live Era", com palavrões e ofensas, foi gravada em um período em que Axl estava irritado com ela. "Uma hora ele dizia que me amava, noutra me xingava no palco porque eu não apareci no show. Eu tava chapada de ácido e não fui. Ele ficou puto e falou pra plateia inteira."

Hoje, Michelle leva uma vida completamente diferente, longe dos excessos daquela época. Após trabalhar com bandas como Stone Temple Pilots, se afastou do meio artístico e passou a se dedicar à família. Mas sua história permanece viva na letra de uma das músicas mais impactantes da estreia do Guns N' Roses.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps