Os cinco momentos mais importantes da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Por Mateus Ribeiro
Postado em 01 de abril de 2025
Iniciada no século passado, a gloriosa história do heavy metal possui muitas páginas inesquecíveis. Lançamentos de álbuns, surgimento de bandas, shows históricos, demissões, contratações, mortes e outros acontecimentos marcaram para sempre o estilo que, há mais de 50 anos, faz a alegria de milhões de headbangers.
Black Sabbath - Mais Novidades

A equipe do site Loudwire realizou um trabalho muito interessante ao listar os 66 acontecimentos que marcaram (e moldaram) o heavy metal. Publicada em 2018, a matéria foi escrita por Joe DiVita, Katy Irizarry, Jon Wiederhorn, Eduardo Rivadavia, Chad Childers, Graham Hartmann e Brian Ives.
Abaixo, estão os tópicos que encabeçam a lista. Separe um tempo do seu dia, aperte o play e confira os cinco momentos mais importantes do heavy metal.
O primeiro disco do Van Halen
Lançado em fevereiro de 1978, o debut autointitulado do Van Halen é um dos discos de estreia mais emblemáticos da música pesada. Faixas como "Eruption", "Runnin' With the Devil" e "Ain' Talkin' 'Bout Love" abalaram as estruturas do rock/metal.


"Van Halen" apresentou ao mundo os talentos do guitarrista Eddie Van Halen e do vocalista David Lee Roth. Sem sombra de dúvidas, um clássico absoluto.
Judas Priest cria a "moda heavy metal"
A banda Judas Priest é uma verdadeira entidade do heavy metal. Fundado no final dos anos 1960, o grupo inglês lançou discos que se tornaram verdadeiros "manuais de instruções" do estilo, como "British Steel", "Defenders of the Faith" e "Painkiller".


O impacto do Judas Priest não se limitou à música. O quinteto foi responsável por popularizar o uso de roupas de couro no "look" headbanger, que acabou se tornando tendência.
"Fomos a primeira banda a sair com esse visual em particular. Uma vez que estava no palco e sendo fotografado, simplesmente rodou o mundo", declarou o vocalista Rob Halford ao The Guardian.
Bruce Dickinson se junta ao Iron Maiden
O vocalista Paul Di'Anno gravou os dois primeiros discos do Iron Maiden. Embora tenha feito um bom trabalho, o cantor gostava demais de curtir a vida, o que causou sua demissão.


Steve Harris escolheu um jovem rapaz chamado Bruce Dickinson para substituir Paul Di'Anno. A contratação se mostrou um grande acerto, afinal de contas, a partir da entrada de Bruce, o Maiden se consolidou como um titã do heavy metal e lançou alguns dos trabalhos mais influentes do gênero, com destaque para "The Number of the Beast" e "Powerslave".

Metallica demite Dave Mustaine
O Metallica passou por poucas mudanças de formação ao longo de sua carreira. E uma delas mudou para sempre o cenário do thrash e do heavy metal.

Em abril de 1983, o guitarrista Dave Mustaine, que tinha um comportamento agressivo, foi demitido do Metallica. Substituído por Kirk Hammett, ele cruzou os Estados Unidos da América em um ônibus, e no caminho de volta para casa, decidiu montar sua própria banda. Assim nasceu o Megadeth.

A formação do Black Sabbath
Bem, o momento mais importante do heavy metal não poderia ser outro. Um jovem guitarrista inglês chamado Tony Iommi se juntou a Ozzy Osbourne (vocal), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria) em 1968. Sob o tenebroso nome "Black Sabbath", o quarteto lançou seu primeiro disco em 1970 e mudou para sempre a história da música.


Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps