Fãs se decepcionam com setlist da nova turnê do Iron Maiden e reclamam nas redes sociais
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de maio de 2025
O Iron Maiden iniciou na última terça-feira (27 de maio) a Run for Your Lives, tour que comemora seus 50 anos de existência. A primeira apresentação da série de shows, realizada em Budapeste — Hungria —, marcou a estreia do baterista Simon Dawson, escolhido como substituto do veterano Nicko McBrain, que se aposentou dos palcos em dezembro de 2024.
Iron Maiden - Mais Novidades
Apesar da expectativa em torno da nova turnê, o repertório inicial apresentou poucas novidades. Faixas como "Murders in the Rue Morgue" e "Killers" retornaram após longos períodos fora dos palcos, e a épica "Rime of the Ancient Mariner" foi executada pela primeira vez em mais de 15 anos. Fora isso, o setlist manteve o padrão tradicional da banda.
Quem esperava um setlist com algumas canções "lado b" caiu do cavalo. E analisando friamente, não dá para imaginar que o Iron Maiden, costumeiramente previsível na hora de montar o catálogo se suas turnês, vá tentar reinventar a roda nessas alturas do campeonato. No entanto, o anúncio oficial da tour traz um depoimento do empresário Rod Smallwood que pode ter deixado alguns fãs esperançosos. Confira abaixo o que ele afirmou:
"Abordaremos clássicos e músicas favoritas dos fãs dos primeiros nove álbuns, de ‘Iron Maiden’ [1980] a ‘Fear of the Dark’ [1992], muitas das quais não tocamos há anos e muitas provavelmente nunca mais tocaremos no futuro."
O show de abertura contemplou canções de quase todos os álbuns lançados entre 1980 e 1992, com exceção de "No Prayer for the Dying" (1990), que ficou de fora. Já clássicos absolutos como "Fear of the Dark", "Hallowed Be Thy Name", "Aces High", "2 Minutes to Midnight", "Iron Maiden", "Run to the Hills" e "The Trooper" permaneceram no repertório.
A recepção entre os fãs foi mista, como era de se imaginar. Um comentário publicado nas redes sociais da banda criticou a falta de ousadia:
"Bem, sim. O Iron Maiden apresentou o setlist mais previsível possível nessa turnê. Nada de novo, nem uma única coisa.
Posso dizer que foi bom ter ‘Murders in the Rue Morgue’, ‘Killers’ e ‘Seventh Son of a Seventh Son’ de volta. No entanto, nada de ‘Sun and Steel’, ‘Only the Good Die Young’ e ‘Judas Be My Guide’. E eles ignoraram completamente ‘No Prayer for the Dying’.
O feedback positivo da última turnê, porque eles incluíram ‘Alexander the Great’, não serviu de nada. Mais uma vez a banda retorna à sua zona de conforto."
Outro seguidor sugeriu mudanças pontuais no setlist. Para ele, faixas como a já batida "Fear of the Dark" deveriam dar lugar a músicas menos famosas:
"É difícil agradar quem quer faixas mais obscuras. Essas são todas músicas excelentes, mas cara, dá pra imaginar ouvir ‘Afraid to Shoot Strangers’ depois de mais de 30 anos, em vez de ‘Fear of the Dark’, que é tocada eternamente sem parar?"
Também tivemos algumas reclamações publicadas em postagem sobre a turnê publicada em nosso Facebook. Veja abaixo alguns dos comentários:
"Mais uma vez o Maiden joga fora a chance de fazer um show épico. Desculpa, sou o maior fã de Maiden, mas péssima releitura."
"Eu realmente esperava ver umas coisas novas… ‘Prodigal Son’, ‘To Tame a Land’, ‘The Duellists’, ‘Tailgunner’, ‘Judas Be my Guide’. Desisti de ver o show de 2026."
"Os caras tiraram ‘Alexandre the Great’. E lá vem a já insuportável ‘IRON MAIDEN’. Nada de novo no front para uma turnê comemorativa…"
"Promessas a mil. Novidades a zero."
"Começou de forma promissora e terminou de forma decepcionante."
A Run for Your Lives Tour continua nesta quarta-feira (28) com uma segunda apresentação em Budapeste. Até o momento, não há datas confirmadas para shows no Brasil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
Novo boletim de saúde revela o que realmente aconteceu com Clemente
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Boris - casa lotada e público dos mais diversos para ver única apresentação no Brasil
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
O álbum do rock nacional que Rick Bonadio se recusou a lançar - e até quebrou o CD
Atualização: 32 dos 34 citados em "Nome aos Bois", do Titãs, morreram
Anthrax grava clipe do primeiro single do novo álbum: "Um grande dia para todos nós"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
A música "esquecida" do Dream Theater que fala sobre pilantragem
Aquiles Priester celebra título da Copa do Brasil conquistado pelo Corinthians

Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
As 10 turnês de rock mais lucrativas de 2025
Como Jimi Hendrix levou o Iron Maiden a sonhar em ter seu próprio avião
Adrian Smith se diz triste pela aposentadoria de David Coverdale, mas reconhece que era o momento
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
O "empurrãozinho" que pode ter ajudado Blaze Bayley a entrar no Iron Maiden
Como a WWE ajudou a popularizar o Alter Bridge, banda que abrirá show do Maiden no Brasil
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
Ronnie James Dio: "Finalmente Bruce Dickinson assumiu que sou um de seus heróis"
Iron Maiden: curiosidades sobre o "The Number Of The Beast"


