Como o Iron Maiden contribuiu — ainda que indiretamente — para a criação do Mastodon
Por Mateus Ribeiro
Postado em 12 de maio de 2025
É difícil falar sobre a música pesada contemporânea sem mencionar o Mastodon. Formado no início dos anos 2000, em Atlanta, o grupo estadunidense se estabeleceu por meio de uma sonoridade única, criativa e experimental, oriunda da mistura de elementos de diferentes ramificações do metal, como sludge, stoner e prog.
A caminhada do Mastodon teve início quando o baterista Brann Dailor e o guitarrista Bill Kelliher, ambos integrantes do Today Is The Day, mudaram de estado. A dupla saiu de Nova York e foi direto para a capital da Geórgia. Em 2014, o batera contou à Metal Hammer como e por que ele e seu parceiro musical optaram pela mudança de endereço:
Mastodon - Mais Novidades

"Bill e eu nos mudamos para Atlanta em 2000. A esposa dele tinha um bom emprego no governo, no Center For Disease Control. Tínhamos acabado de sair de uma turnê como a seção rítmica do Today Is The Day. Tínhamos visitado a Europa com o Neurosis e o Voivod e sentimos que não poderíamos voltar para Rochester, onde tudo estava coberto de neve. Éramos jovens o suficiente para começar de novo, então nos mudamos para lá para formar uma nova banda."
Ao mesmo tempo em que Bill e Brann foram para Atlanta, outra banda, chamada Four Hour Fogger, estava se desfazendo. Eles foram até o show do grupo, e então, o Mastodon começou a tomar forma. Em partes, graças ao Iron Maiden, como o talentoso baterista explica:
"Brent [Hinds, guitarrista e vocalista] estava com uma jaqueta do Iron Maiden, então fui até ele para conversar e ele disse: 'Ei, você é aquele baterista maluco, ouvi dizer que você estava na cidade com outro cara do Today Is The Day. Nossa banda está se desfazendo, esse foi nosso último show. Então, eu e o Troy [Sanders, baixista e vocalista] estamos prontos para ir'. Foi muito legal. Tudo se encaixou muito rápido."

Então, a nova banda foi fazer seu primeiro ensaio. Brent apareceu bêbado, e suas ideias musicais e as de Brann estavam em desencontro, o que não facilitou as coisas. Felizmente, as coisas se acertaram, como o baterista contou em outro ponto da reportagem:
"Eu gostei dele, ele era engraçado e legal, mas ele deveria ser o melhor guitarrista de Atlanta... bem, não pelo que estava sendo mostrado naquele dia. Mas, no dia seguinte, ele apareceu, pegou um violão e começou a fazer uns riffs malucos. E então eu pensei: ‘Incrível! Vamos direto para a sala de ensaio agora e começar a tocar’."
A união deu muito certo. Troy, Brent, Bill e Brann (que também se aventura como vocalista da banda) montaram uma verdadeira usina de criatividade, que presenteou o universo headbanger com álbuns incríveis, como "Crack the Skye" (2009), "Once More 'Round the Sun" (2014) e "Emperor of Sand" (2017).

O quarteto permaneceu unido até o início de 2025, quando foi anunciada a saída de Brent Hinds. Até a edição desta nota, seu substituto não havia sido anunciado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps