A banda brasileira que surpreendeu Marty Friedman por influenciar artistas do Japão
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de maio de 2025
O guitarrista brasileiro Kiko Loureiro, ex-integrante do Megadeth e do Angra, anunciou recentemente uma turnê que passará por cidades brasileiras entre maio e junho. As apresentações contarão com a presença de Marty Friedman, que tocou no Megadeth entre 1990 e 2000.
Marty Friedman - Mais Novidades
"Pare o que está fazendo e leia essa notícia! Turnê do álbum ‘Theory of Mind’ no Brasil com o convidado especialíssimo, Marty Friedman! Isso mesmo, dois mundos se encontrando no palco para uma experiência única e imperdível", diz o anúncio publicado no Instagram oficial de Loureiro.

Em entrevista ao jornalista Gustavo Maiato, Marty falou sobre sua relação com o guitarrista brasileiro e lembrou a primeira vez que se encontraram. "Acho que nos conhecemos no Japão, num programa de rádio, bem casualmente. Depois, quando ele entrou no Megadeth, começamos a nos falar mais. Nem lembro como aconteceu, mas sempre que ele vinha ao Japão, a gente se encontrava, conversava, tomava alguma coisa", contou.
Friedman também destacou o carisma e a inteligência de Kiko. "Sempre o achei muito simpático, inteligente, um cara divertido de conversar. Mas, curiosamente, nunca tínhamos tocado guitarra juntos, só mesmo no Budokan, com o Megadeth. Vai ser algo fresco, algo novo", disse sobre a turnê brasileira.

Marty Friedman e o impacto de Kiko Loureiro
Um dos trechos mais reveladores da entrevista foi quando Marty falou sobre o impacto do Angra no Japão. "Angra é muito popular no Japão. Muita gente em bandas de metal daqui cita o Angra como influência. Foi assim que ouvi o Kiko pela primeira vez", afirmou. "O estilo dele é muito único, um nível técnico altíssimo. Tem muito o que apreciar na forma como ele toca."
Friedman admitiu que ainda não ouviu o novo álbum "Theory of Mind", mas elogiou o disco anterior de Kiko, "Open Source", do qual participou. "Aquele álbum foi absolutamente incrível, com uma performance de guitarra absurda", disse.
Os dois músicos prometem apresentar um repertório inédito e surpreendente. "Não quero dar spoilers", disse Marty. "Mas vamos tocar coisas que ninguém espera. Já decidimos tudo, e estamos muito animados. É algo que nunca fizemos antes."

Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps