A música dos Titãs que Nando Reis considera "chata" e "tola"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de maio de 2025
Ao longo dos 20 anos que passou como baixista e vocalista da banda Titãs, o cantor e compositor Nando Reis escreveu músicas que viraram clássicos do rock nacional. A linda versão de "Marvin" e "Os Cegos do Castelo" são dois desses sucessos.
Titãs - Mais Novidades

O catálogo de composições de Nando Reis para os Titãs também inclui uma música que ele não gosta muito. Trata-se de "Faculdade", faixa presente no álbum "Õ Blésq Blom", lançado em 1989.
De acordo com Nando, o embrião de "Faculdade" surgiu enquanto ele estava tirando uma soneca. Em vídeo publicado no seu canal do Youtube, o artista relembrou a criação dessa música:
"Eu vou falar da música ‘Faculdade’. ‘Faculdade’ é uma dessas raras músicas cuja ideia central, a letra, ou pelo menos o ponto de partida, eu que fiz (...). Eu me lembro que eu tava meio que dormindo, sonhei com esse negócio, acordei achando que era uma ideia incrível, anotei. Não acho que é uma ideia incrível, nem acho a música incrível, mas rendeu uma música."

Em outro vídeo, Nando foi mais "duro" ao falar sobre "Faculdade". Ele também comentou por que considera o disco "Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas" (lançado em 1987) melhor que "Õ Blésq Blom".
"Faculdade eu acho uma música chata… acho uma música tola. É uma das coisas que me desagrada no ‘Õ Blésq Blom’. Por isso que eu acho Jesus tão melhor. Eu acho que há canções ali não tão boas, a maioria das canções que tão presentes no ‘Jesus são melhores. É minha opinião."
Nando Reis apostava alto em "Õ Blésq Blom" e chegou a acreditar que o álbum pudesse ser o "Sgt. Pepper’s dos Titãs". No entanto, suas expectativas não se concretizaram, embora o disco traga faixas como "Miséria", que ele considera uma das maiores obras da história da música brasileira.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps