A música dos Titãs que Nando Reis considera "chata" e "tola"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de maio de 2025
Ao longo dos 20 anos que passou como baixista e vocalista da banda Titãs, o cantor e compositor Nando Reis escreveu músicas que viraram clássicos do rock nacional. A linda versão de "Marvin" e "Os Cegos do Castelo" são dois desses sucessos.
Titãs - Mais Novidades
O catálogo de composições de Nando Reis para os Titãs também inclui uma música que ele não gosta muito. Trata-se de "Faculdade", faixa presente no álbum "Õ Blésq Blom", lançado em 1989.
De acordo com Nando, o embrião de "Faculdade" surgiu enquanto ele estava tirando uma soneca. Em vídeo publicado no seu canal do Youtube, o artista relembrou a criação dessa música:
"Eu vou falar da música ‘Faculdade’. ‘Faculdade’ é uma dessas raras músicas cuja ideia central, a letra, ou pelo menos o ponto de partida, eu que fiz (...). Eu me lembro que eu tava meio que dormindo, sonhei com esse negócio, acordei achando que era uma ideia incrível, anotei. Não acho que é uma ideia incrível, nem acho a música incrível, mas rendeu uma música."
Em outro vídeo, Nando foi mais "duro" ao falar sobre "Faculdade". Ele também comentou por que considera o disco "Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas" (lançado em 1987) melhor que "Õ Blésq Blom".
"Faculdade eu acho uma música chata… acho uma música tola. É uma das coisas que me desagrada no ‘Õ Blésq Blom’. Por isso que eu acho Jesus tão melhor. Eu acho que há canções ali não tão boas, a maioria das canções que tão presentes no ‘Jesus são melhores. É minha opinião."
Nando Reis apostava alto em "Õ Blésq Blom" e chegou a acreditar que o álbum pudesse ser o "Sgt. Pepper’s dos Titãs". No entanto, suas expectativas não se concretizaram, embora o disco traga faixas como "Miséria", que ele considera uma das maiores obras da história da música brasileira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário guitarrista que Steve Vai considera "um mestre absoluto"
A música que David Gilmour usou para fazer o Pink Floyd levantar voo novamente
A música pela qual Brian May gostaria que o Queen fosse lembrado
Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
Os 5 álbuns favoritos de Dave Mustaine de todos os tempos, segundo o próprio
Rockstadt Extreme Fest anuncia 81 bandas para maratona de 5 dias de shows
A pergunta do Ibagenscast a Dave Mustaine que fez André Barcinski parabenizar o podcast
Rock in Rio 2026 revela palco com Diogo Defante, João Gordo e Supercombo; veja lista
A melhor música que Bruce Dickinson escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
A primeira música do Sepultura que Max Cavalera ouviu em uma estação de rádio
Apocalyptica confirma três shows no Brasil com turnê em homenagem ao Metallica
Slayer e Dimmu Borgir juntos no Brasil? Site mexicano afirma que sim.
O cantor que Robert Plant elogiou: "Sabem quem acho que tem a melhor voz que já ouvi?"
O hit "proibido para os dias de hoje" que dominou os anos 80 e voltou sem fazer alarde
Paul Di'Anno tem novo álbum ao vivo anunciado, "Live Before Death"
Morre Clarence Carter, intérprete de música que virou hit em tradução do Titãs
5 discos indispensáveis para entender o rock nacional
O maior álbum de rock nacional de todos os tempos, segundo Dé do Barão Vermelho
O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas


