A música dos Titãs que Nando Reis considera "chata" e "tola"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de maio de 2025
Ao longo dos 20 anos que passou como baixista e vocalista da banda Titãs, o cantor e compositor Nando Reis escreveu músicas que viraram clássicos do rock nacional. A linda versão de "Marvin" e "Os Cegos do Castelo" são dois desses sucessos.
Titãs - Mais Novidades
O catálogo de composições de Nando Reis para os Titãs também inclui uma música que ele não gosta muito. Trata-se de "Faculdade", faixa presente no álbum "Õ Blésq Blom", lançado em 1989.
De acordo com Nando, o embrião de "Faculdade" surgiu enquanto ele estava tirando uma soneca. Em vídeo publicado no seu canal do Youtube, o artista relembrou a criação dessa música:
"Eu vou falar da música ‘Faculdade’. ‘Faculdade’ é uma dessas raras músicas cuja ideia central, a letra, ou pelo menos o ponto de partida, eu que fiz (...). Eu me lembro que eu tava meio que dormindo, sonhei com esse negócio, acordei achando que era uma ideia incrível, anotei. Não acho que é uma ideia incrível, nem acho a música incrível, mas rendeu uma música."
Em outro vídeo, Nando foi mais "duro" ao falar sobre "Faculdade". Ele também comentou por que considera o disco "Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas" (lançado em 1987) melhor que "Õ Blésq Blom".
"Faculdade eu acho uma música chata… acho uma música tola. É uma das coisas que me desagrada no ‘Õ Blésq Blom’. Por isso que eu acho Jesus tão melhor. Eu acho que há canções ali não tão boas, a maioria das canções que tão presentes no ‘Jesus são melhores. É minha opinião."
Nando Reis apostava alto em "Õ Blésq Blom" e chegou a acreditar que o álbum pudesse ser o "Sgt. Pepper’s dos Titãs". No entanto, suas expectativas não se concretizaram, embora o disco traga faixas como "Miséria", que ele considera uma das maiores obras da história da música brasileira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
O álbum em que Geddy Lee acredita que o Rush finalmente encontrou seu equilíbrio
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
Em 1994, Bruce Dickinson esculachou videoclipe do Aerosmith
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
Lars Ulrich revela ter perdido a virgindade com ajuda de Dave Mustaine
Como John Petrucci tenta manter a rotina de treinos durante as turnês do Dream Theater
Brasileira conta como está sendo o primeiro ano como vocalista do Battle Beast
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
Kirk Hammett relembra o dia que Cliff Burton foi esquecido em posto de gasolina
O grande clássico do Metallica em que Kirk Hammett não tocou uma única nota
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu

Sepultura, Titãs e Luiz Caldas levam o peso do rock ao Altas Horas deste sábado
A acusação sobre os Titãs que Rick Bonadio rebate: "Isso é a maior besteira"
O megahit dos Titãs que introdução tem timbre igual ao de Peter Gabriel
Como Dostoiévski levou Nando Reis a um problema que carregou por décadas
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
Os clássicos do rock nacional que são os favoritos de Lito Sousa, do Aviões e Músicas
O grande problema de "Evidências" do Chitãozinho & Xororó, segundo Paulo Miklos
O legítimo motivo que levou Charles Gavin a deixar os Titãs em 2009
Gil disse que Paralamas são apenas três e fazem som melhor do que os oito Titãs


