De onde veio o nome "Marvin", título de um dos grandes hits dos Titãs
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de fevereiro de 2025
Gigante do Rock brasileiro, o Titãs possui em seu catálogo vários hits atemporais. Uma dessas composições é a excelente "Marvin", que conta a história de um rapaz que leva uma vida bastante sofrida.
A primeira versão de "Marvin" é faixa do debut autointitulado do lendário grupo, lançado em agosto de 1984. No entanto, a música se tornou conhecida anos depois, mais precisamente em 1988, quando o ao vivo "Go Back" chegou às lojas.
Escrita por Nando Reis e Sérgio Britto, "Marvin" é um cover de "Patches", obra assinada por General Johnson e Ron Dunbar. Nando Reis se inspirou em uma outra versão para escrever o que veio a se tornar um dos sucessos dos Titãs.
"Muita gente acha que é uma composição minha e do Sérgio Britto. Não é, é uma versão. Como eu a conheci? Eu gosto muito de reggae, imagino que muitos de vocês saibam disso (...). Foi na Teodoro Sampaio, onde havia uma loja de discos que eu frequentava, que eu encontrei esse disco aqui: King Sounds & The Israelites (o nome do álbum é "Forward", lançado em 1981)", explicou Nando, em vídeo publicado no seu canal do Youtube.
Nando Reis afirma em outro vídeo que "Marvin" não foi inspirada em sua vida. "Eu julgo a versão de ‘Marvin’ uma versão extraordinária, porque ela é muito fiel à letra. É uma história de um menino. Uma história de vida. Aliás, como fez muito sucesso, muita gente chega pra mim e fala: ‘Essa é a história da minha vida’. E pergunta se é a história da minha vida. Não é. Eu não tive uma vida dura como a do Marvin", afirmou o artista paulistano.
E o nome Marvin, de onde veio? Segundo Nando, de um ícone da música que morreu de uma forma bem triste.
"Na música original, esse personagem não existe. Não nominalmente. E nós decidimos batizar o personagem da canção homenageando o Marvin Gaye, que havia sido assassinado justamente na época que fizemos a música. E ficou essa linda homenagem (...). Tem muita gente que até já deu nome de filho inspirado na canção."
Homenageado pelos Titãs, Marvin Gaye foi um dos grandes nomes da Soul Music e interpretou sucessos como "Sexual Healing", "I Heard It Through the Grapevine" e "Ain't No Mountain High Enough". Ele foi assassinado pelo próprio pai, o pastor Marvin Pentz Gay Sr., no dia 1 de abril de 1984.
Histórias de Músicas - Rock Nacional
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps