O megahit do Scorpions que maestro se recusou a gravar por letra picante: "Gosto duvidoso"
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de junho de 2025
Em 2000, a Filarmônica de Berlim protagonizou um dos episódios mais controversos de sua história. A renomada orquestra alemã gravou um álbum com o grupo de hard rock Scorpions, intitulado "Moment of Glory", como parte da programação cultural da Expo 2000 em Hannover. A informação foi divulgada à época por Peter Brem, integrante da orquestra, e publicada no Diário do Grande ABC.
Scorpions - Mais Novidades
O projeto reunia dez faixas, incluindo uma versão sinfônica de "Hurricane 2000" e o hino oficial da Expo. Apesar da produção cuidadosa e da gravação em estúdio da antiga rádio estatal da Alemanha Oriental, a iniciativa foi cercada de críticas. O gerente da orquestra, Elmar Weingarten, declarou (via Diário do Grande ABC) que realizou o projeto "com má consciência", alegando ter agido sob ordens do Senado de Berlim.
Segundo o The Guardian, o próprio maestro Claudio Abbado classificou a ideia como "de gosto horrível", enquanto o então futuro regente da orquestra, Sir Simon Rattle, a descreveu como "uma ideia terrível". Ele citou o exemplo da música "Rock you like a huricane" que traz os versos: A vadia está com fome, ela precisa falar /The bitch is hungry, she needs to tell / Então, dê pra ela alguns centímetros e alimente-a bem / So give her inches and feed her well".
A crítica Caroline Fetscher, do jornal Der Tagesspiegel, disse que o álbum soava "triunfal e politicamente retrógrado" e que, se os músicos conhecessem melhor a música popular contemporânea, "jamais teriam aceitado gravar com os Scorpions".
A parceria acabou sendo vista por muitos como símbolo do desgaste interno na orquestra. Em uma live recente, o jornalista musical Sérgio Martins afirmou: "O disco com os Scorpions foi a gota d’água para o grande maestro Claudio Abbado sair da Filarmônica de Berlim". Ele citou problemas anteriores de relacionamento com músicos e desrespeito nos bastidores.
Crítico ácido, Regis Tadeu também comentou sobre o episódio: "O S&M, do Metallica com a Sinfônica de São Francisco, até tem um bom DVD, mas o disco é chato. Já o Deep Purple com orquestra é ótimo. Agora, Scorpions com orquestra é um negócio tenebroso".
Apesar da resistência, os músicos da Filarmônica teriam gravado o álbum em "atmosfera extremamente positiva", segundo Brem. O disco, lançado em setembro de 2000, obteve certificação de ouro na Alemanha. O concerto de lançamento na Expo 2000 ocorreu como previsto, embora a repercussão crítica tenha manchado o evento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
Site americano elege melhores guitarristas do metal progressivo de todos os tempos
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
A banda em que Iron Maiden se inspirou para figurino na época do "Piece of Mind"
Robert Plant revela o último álbum do Led Zeppelin que ele achava ter sido bom
O megahit dos Beatles que Mick Jagger acha bobo: "Ele dizia que Stones não fariam"

Baterista Mikkey Dee (Scorpions, Motörhead) fará turnê tocando Kiss com orquestra
Klaus Meine explica porque a "música do assobio" do Scorpions continua importante até hoje
O guitarrista que poucos dão atenção, mas James Hetfield chamou de "o melhor" na guitarra base
7 bandas que voltaram atrás menos de 5 anos depois da despedida
A banda definitiva de heavy metal para Ronnie James Dio
Metal Hammer: os maiores hits do rock eleitos em votação
Maiores Cantores de Metal: eleição feita por revista turca


