O megahit do Scorpions que maestro se recusou a gravar por letra picante: "Gosto duvidoso"
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de junho de 2025
Em 2000, a Filarmônica de Berlim protagonizou um dos episódios mais controversos de sua história. A renomada orquestra alemã gravou um álbum com o grupo de hard rock Scorpions, intitulado "Moment of Glory", como parte da programação cultural da Expo 2000 em Hannover. A informação foi divulgada à época por Peter Brem, integrante da orquestra, e publicada no Diário do Grande ABC.
Scorpions - Mais Novidades
O projeto reunia dez faixas, incluindo uma versão sinfônica de "Hurricane 2000" e o hino oficial da Expo. Apesar da produção cuidadosa e da gravação em estúdio da antiga rádio estatal da Alemanha Oriental, a iniciativa foi cercada de críticas. O gerente da orquestra, Elmar Weingarten, declarou (via Diário do Grande ABC) que realizou o projeto "com má consciência", alegando ter agido sob ordens do Senado de Berlim.
Segundo o The Guardian, o próprio maestro Claudio Abbado classificou a ideia como "de gosto horrível", enquanto o então futuro regente da orquestra, Sir Simon Rattle, a descreveu como "uma ideia terrível". Ele citou o exemplo da música "Rock you like a huricane" que traz os versos: A vadia está com fome, ela precisa falar /The bitch is hungry, she needs to tell / Então, dê pra ela alguns centímetros e alimente-a bem / So give her inches and feed her well".
A crítica Caroline Fetscher, do jornal Der Tagesspiegel, disse que o álbum soava "triunfal e politicamente retrógrado" e que, se os músicos conhecessem melhor a música popular contemporânea, "jamais teriam aceitado gravar com os Scorpions".
A parceria acabou sendo vista por muitos como símbolo do desgaste interno na orquestra. Em uma live recente, o jornalista musical Sérgio Martins afirmou: "O disco com os Scorpions foi a gota d’água para o grande maestro Claudio Abbado sair da Filarmônica de Berlim". Ele citou problemas anteriores de relacionamento com músicos e desrespeito nos bastidores.
Crítico ácido, Regis Tadeu também comentou sobre o episódio: "O S&M, do Metallica com a Sinfônica de São Francisco, até tem um bom DVD, mas o disco é chato. Já o Deep Purple com orquestra é ótimo. Agora, Scorpions com orquestra é um negócio tenebroso".
Apesar da resistência, os músicos da Filarmônica teriam gravado o álbum em "atmosfera extremamente positiva", segundo Brem. O disco, lançado em setembro de 2000, obteve certificação de ouro na Alemanha. O concerto de lançamento na Expo 2000 ocorreu como previsto, embora a repercussão crítica tenha manchado o evento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A curiosa lembrança que Phil Campbell enviou para o funeral de Lemmy Kilmister
O dia em que Phil Lynott disse a um fã famoso: "acabarei com o Thin Lizzy por sua causa"
Deathfeast Open Air terá 33 bandas em 3 dias de shows na edição de 2026 do festival
Quando David Gilmour teve que ouvir "música comercial" para gravar um disco do Pink Floyd
A revelação da NWOBHM que não quis seguir o caminho do Priest e Maiden, e quebrou a cara
James Hetfield pede namorada em casamento debaixo d'água
A mensagem curta e grosseira que EMI teria enviado ao Venom nos anos 80
A música do Megadeth que é um "pop country de gosto duvidoso", segundo o Heavy Consequence
Wanessa Camargo prefere Black Sabbath com Dio, mas Zezé Di Camargo prefere com o Ozzy
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
De RPM a Madonna: os álbuns que encalharam nas lojas brasileiras, segundo varejista
Tarja Turunen anuncia o álbum "Frisson Noir", que será lançado em junho

O álbum clássico do Scorpions cuja capa impactou Max Cavalera
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Para Dave Mustaine, músicas devem provocar vontade de brigar ou fazer sexo
26 mortes de figuras ligadas ao rock/metal ocorridas em janeiro de 2026
Homenageando falecido baixista do Scorpions, Jon Bon Jovi publica foto com o... Anvil
Rock Nation: rádio elege "melhor do Hard Rock dos 80s"
Metal Alemão: as 10 melhores bandas segundo o About.com


