Robin Trower explica o que o levou a deixar o Procol Harum em 1971
Por João Renato Alves
Postado em 15 de junho de 2025
Em 1967, Robin Trower foi convidado a integrar o Procol Harum, então já conhecido pelo single "Whiter Shade Of Pale". Gravou os cinco primeiros discos da banda, saindo em 1971. Ao Ultimate Guitar, o músico explicou o que o levou a tomar a decisão, destacando a necessidade de dar ênfase ao que fazia de melhor.


"Bem, acho que foi porque eu estava começando a compor cada vez mais músicas para a guitarra e precisava ter minha própria banda para me dedicar a isso. Foi um pouco difícil sair, porque estávamos indo muito bem. Mas não havia espaço suficiente em uma 'banda de teclados' para tantas partes de guitarra."
Ainda assim, o instrumentista e vocalista garante ter boas memórias do período, exaltando o último álbum da parceria como seu preferido. "‘Broken Barricades’ foi excelente. Gosto muito da faixa ‘Song for a Dreamer’, que escrevi em homenagem a Jimi Hendrix. Provavelmente foi a mais bem-sucedida entre as que compus para o grupo."
Nascido em Londres, Inglaterra, Robin Leonard Trower iniciou a carreira nos anos 1960 com o The Paramounts. A banda durou quatro anos. A seguir, criou o The Jam (não confundir com o grupo homônimo de Paul Weller), que não teve vida longa.

Após sair do Procol Harum, criou o fracassado projeto Jude, partindo na sequência para a Robin Trower Band, com pegada mais voltada ao hard rock. O grupo faturou quatro discos de ouro nos Estados Unidos.
No início dos anos 1980, se juntou ao baixista e vocalista Jack Bruce (Cream) para dois álbuns, cada um com um baterista diferente. Já na década de 1990, participou de dois discos de Bryan Ferry (Roxy Music). A parceria foi reeditada brevemente em 2007.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps