Quem é o sujeito que está na capa do álbum "Paranoid", do Black Sabbath?
Por Bruce William
Postado em 11 de junho de 2025
A capa de "Paranoid", segundo disco do Black Sabbath, é uma das mais estranhas da história do metal — e também uma das mais mal explicadas. Lançado poucos meses depois da estreia da banda, o álbum de 1970 trouxe uma guinada mais direta: riffs mais pesados, letras mais ácidas e canções que se tornariam clássicos imediatos como "War Pigs", "Iron Man" e a faixa-título.
O plano original era que o disco se chamasse "War Pigs" ("Porcos de Guerra"), em referência à faixa de abertura e à crítica explícita à guerra do Vietnã. Mas a gravadora Warner vetou o título por medo de represálias, já que os conflitos ainda estavam em andamento e a música "Paranoid" vinha fazendo sucesso nas paradas. A solução foi renomear o disco — mas já era tarde para mudar a capa.
Black Sabbath - Mais Novidades
O fotógrafo Keith McMillan, que já havia trabalhado com a banda e viria a dirigir clipes de nomes como Motörhead e Kate Bush, preparou tudo com base no título antigo. As fotos foram feitas à noite no Black Park, em Buckinghamshire. A ideia era representar um "porco de guerra": o assistente de McMillan, Roger Brown, foi vestido com uma roupa rosa e amarela, espada e escudo nas mãos, e um capacete de motoqueiro. Algumas fotos chegaram a usar uma máscara de porco, mas acabaram descartadas.
Com exposições longas e efeitos de luz ultravioletas, o resultado foi uma imagem borrada, quase psicodélica — e completamente sem conexão com o novo título. Ainda assim, como havia pressa em lançar o disco, a gravadora aprovou e a imagem virou capa. O próprio Ozzy Osbourne criticou a decisão anos depois em declaração à Classic Albuns (via Far Out): "O título do álbum não tinha nada a ver com a capa. Que porra tem a ver um cara vestido de porco com uma espada na mão com ser paranoico? Eu não sei, mas eles decidiram mudar o título do álbum sem mudar a arte."
A banda nunca gostou muito da capa, e o desconforto foi reforçado pelo fato de o disco ter sido rebatizado sem consulta ao grupo. Apesar disso, a imagem acabou se tornando uma referência no imaginário do metal, mais pelo sucesso do álbum do que pela qualidade da arte. O próprio Sabbath teria capas ainda tão ou mais questionáveis nos anos seguintes.
Roger Brown, o homem por trás do traje, era apenas um assistente de fotografia. Hoje, seu papel na história do rock é lembrado mais como curiosidade do que por relevância artística. A capa de "Paranoid" continua sendo um daqueles casos em que o visual parece sair de um universo paralelo, completamente desconectado do conteúdo do álbum.
A contradição entre som e imagem, no entanto, nunca atrapalhou o impacto do disco. "Paranoid" segue como um dos pilares do heavy metal, mesmo com um guerreiro cor-de-rosa abrindo caminho na capa sem entender muito bem o que estava fazendo ali.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
A discordância de Dickinson, Cantrell, Plant e Gallagher sobre melhor música do Led Zeppelin
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
Tuomas revela que vai revisitar tema já antes abordado no próximo álbum do Nightwish
Eloy Casagrande conta como venceu desconfiança do Slipknot inserindo influências brasileiras
Crise financeira leva atração turística dos Beatles em Liverpool a ser colocada à venda
Os 5 melhores álbuns dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
O cantor que Axl Rose, Roger Daltrey e Chris Cornell colocam acima de todos
O hino não oficial da libertação do rock and roll para Tom Morello
Jorn Lande revela que não cantaria em todo o álbum de Tony Iommi inicialmente
O ídolo histórico de Flamengo e Palmeiras que adora Legião Urbana, Titãs e The Smiths
A curiosa alfinetada de Anette Olzon no Nightwish após saída de Floor Jansen
O melhor álbum de rock de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
A banda que deveria salvar o rock nos anos 1970 e não amadureceu, segundo Rod Stewart


Produtor contesta declaração de Tony Iommi sobre último disco do Black Sabbath
O rock e o heavy metal se misturam com a política, sim (e você provavelmente sabe disso)
O álbum que Geezer Butler ajudou a batizar, mas cuja capa achou satânica demais
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
Qual banda de rock e metal melhor representa cada técnico dos 20 times do Brasileirão?
O riff do Black Sabbath que une Tony Iommi, James Hetfield e Eddie Van Halen
150 clássicos do heavy metal que foram lançados há mais de 40 anos
O dia em que Ozzy Osbourne quis montar um bar de Guinness na casa de Tony Iommi
O clássico do Black Sabbath em que Dio manda indireta "bem direta" para Blackmore
Em entrevista de 1984, Tony Iommi contou o que ele curtia (e não curtia) ouvir


