Quem é o sujeito que está na capa do álbum "Paranoid", do Black Sabbath?
Por Bruce William
Postado em 11 de junho de 2025
A capa de "Paranoid", segundo disco do Black Sabbath, é uma das mais estranhas da história do metal — e também uma das mais mal explicadas. Lançado poucos meses depois da estreia da banda, o álbum de 1970 trouxe uma guinada mais direta: riffs mais pesados, letras mais ácidas e canções que se tornariam clássicos imediatos como "War Pigs", "Iron Man" e a faixa-título.
O plano original era que o disco se chamasse "War Pigs" ("Porcos de Guerra"), em referência à faixa de abertura e à crítica explícita à guerra do Vietnã. Mas a gravadora Warner vetou o título por medo de represálias, já que os conflitos ainda estavam em andamento e a música "Paranoid" vinha fazendo sucesso nas paradas. A solução foi renomear o disco — mas já era tarde para mudar a capa.
Black Sabbath - Mais Novidades
O fotógrafo Keith McMillan, que já havia trabalhado com a banda e viria a dirigir clipes de nomes como Motörhead e Kate Bush, preparou tudo com base no título antigo. As fotos foram feitas à noite no Black Park, em Buckinghamshire. A ideia era representar um "porco de guerra": o assistente de McMillan, Roger Brown, foi vestido com uma roupa rosa e amarela, espada e escudo nas mãos, e um capacete de motoqueiro. Algumas fotos chegaram a usar uma máscara de porco, mas acabaram descartadas.
Com exposições longas e efeitos de luz ultravioletas, o resultado foi uma imagem borrada, quase psicodélica — e completamente sem conexão com o novo título. Ainda assim, como havia pressa em lançar o disco, a gravadora aprovou e a imagem virou capa. O próprio Ozzy Osbourne criticou a decisão anos depois em declaração à Classic Albuns (via Far Out): "O título do álbum não tinha nada a ver com a capa. Que porra tem a ver um cara vestido de porco com uma espada na mão com ser paranoico? Eu não sei, mas eles decidiram mudar o título do álbum sem mudar a arte."
A banda nunca gostou muito da capa, e o desconforto foi reforçado pelo fato de o disco ter sido rebatizado sem consulta ao grupo. Apesar disso, a imagem acabou se tornando uma referência no imaginário do metal, mais pelo sucesso do álbum do que pela qualidade da arte. O próprio Sabbath teria capas ainda tão ou mais questionáveis nos anos seguintes.
Roger Brown, o homem por trás do traje, era apenas um assistente de fotografia. Hoje, seu papel na história do rock é lembrado mais como curiosidade do que por relevância artística. A capa de "Paranoid" continua sendo um daqueles casos em que o visual parece sair de um universo paralelo, completamente desconectado do conteúdo do álbum.
A contradição entre som e imagem, no entanto, nunca atrapalhou o impacto do disco. "Paranoid" segue como um dos pilares do heavy metal, mesmo com um guerreiro cor-de-rosa abrindo caminho na capa sem entender muito bem o que estava fazendo ali.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"
Emocionado, Sebastian Bach fala pela primeira vez como vocalista do Twisted Sister
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
O personagem invisível do Angra que merece mais destaque, segundo Rafael Bittencourt
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
Dave Mustaine acha que Metallica tentou atrapalhar o sucesso do Megadeth
Angra foi "várias vezes" atrás de Andre Matos, revela Felipe Andreoli
O verdadeiro motivo de por que Lemmy precisou expulsar ex-Thin Lizzy do Motörhead
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A "covardia" que quase destruiu o show do Roupa Nova no Rock in Rio de 1991
5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira



A música do Black Sabbath que tem o melhor riff de todos os tempos, segundo Max Cavalera
Ozzy foi avisado pelos médicos que corria risco de morrer se fizesse o último show
A banda dos EUA que já tinha "Black Sabbath" no repertório e Oz Osborne como baixista em 1969
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Tony Iommi era a única pessoa de quem Ozzy aceitava broncas, revela filho
A curiosa reação do pai de Ozzy Osbourne ao ouvir o primeiro disco do Black Sabbath
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Bloco Sabbath - Black Sabbath ganha bloco de carnaval em São Paulo
O cover que Bruce Dickinson confessa ter se arrependido de ter feito
Kerrang!: os 100 melhores álbuns de Rock em lista da revista


