A canção do AC/DC que emocionou Brian Johnson; "todos pararam para aplaudir", contou Angus
Por Bruce William
Postado em 12 de novembro de 2024
O AC/DC é conhecido como uma das bandas mais representativas do Hard Rock por seu som pesado, direto e centrado em riffs de guitarra marcantes. Desde o começo lá na primeira metade dos anos setenta, os irmãos Angus e Malcolm Young buscaram um estilo sem exageros ou complexidade técnica, focando em energia e potência. As músicas do AC/DC geralmente trazem letras simples, mas carregadas de atitude, que combinadas com sua presença de palco explosiva, moldaram a imagem e o som do que ficou conhecido como Hard Rock.
Entretanto, um dos diferenciais da banda é que sua base sonora é fortemente influenciada pelo Blues, um elemento que dá profundidade ao seu som e ao mesmo tempo mantém suas raízes no Rock'n'Roll. O uso de riffs repetitivos e acordes simples é inspirado no Blues, mas com uma dose de intensidade e peso, uma mistura que trouxe ao AC/DC uma pegada única, que se destaca pela autenticidade e conecta suas músicas às origens do Rock.

Em uma entrevista publicada na edição de maio de 2000 na Guitar World, o principal tema era o álbum que a banda havia lançado em fevereiro daquele ano, o "Stiff Upper Lip", 14º disco de estúdio de sua carreira, que conforme explicou Angus Young: "Foi uma ideia que surgiu na minha cabeça quando eu estava preso em um engarrafamento. Eu pensei que uma das primeiras imagens do Rock And Roll que eu vi foi Elvis Presley, que sempre tinha aquele lábio bem levantado - aquele jeito meio de 'desdém', sabe? E isso é algo que passou por todo o Rock and Roll. Hendrix, Jagger... todos eles tinham essa coisa com o lábio. Isso acabou indo também para o mundo da moda. Hoje em dia, modelos precisam de injeções de colágeno se não tiverem isso."
O entrevistador então questiona Angus sobre a sonoridade mais marcantes do Blues no álbum, citando que a faixa título, na opinião dele, quase lembra o ZZ Top. O guitarrista comenta: Desde o primeiro álbum, tivemos músicas como 'The Jack' que são baseadas no Blues. O Blues é uma grande parte do Rock and Roll. O melhor do Rock and Roll teve seu nascimento no blues. Você ouve isso em Little Richard e Chuck Berry.
E, em outro ponto da conversa, foi citada "Can't Stand Still", descrita como "um Blues de três acordes direto", que marcou o vocalista Brian Johnson: "Essa é uma das minhas favoritas. Acho que nunca ouvi nada parecido sendo tocado tão bem antes. Fico arrepiado toda vez que escuto essa canção".
O entrevistador comenta que adora o final da canção, e que o AC/DC carregou na emoção no fechamento, e Angus comentou: "Às vezes isso acontece. Toda vez que íamos gravar uma faixa, Brian estava cantando junto para entrar no clima. E nessa ele realmente estava mandando ver. Estávamos curtindo ver ele fazendo isso. Todo mundo estava se divertindo com aquilo. Então, quando chegou ao final, todos meio que pararam e deram uma salva de palmas para ele."
Uma curiosidade adicional sobre "Can't Stand Still", que pode ser conferida no player abaixo, é que o solo de guitarra não foi feito por Angus mas sim por seu irmão, o saudoso Malcolm Young.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
Festival Best of Blues and Rock tem edição 2026 confirmada
O disco punk clássico que Billie Joe Armstrong chamou de "um monte de merda"
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
Pink Floyd lança a coletânea "8-Tracks", que reúne faixas gravadas nos anos 70
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Fã do Iron Maiden paga equivalente a mais de R$ 22 mil por cópia de "The Soundhouse Tapes"
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
O clássico do thrash metal que retrata o clima caótico da guerra, segundo o Loudwire
Graspop Metal Meeting anuncia 152 atrações em 4 dias de festival
O ícone do rock dos anos setenta que Eric Clapton tinha medo de encontrar


Os 100 melhores álbuns dos anos 1980 segundo o Ultimate Classic Rock
A música de 2000 que Brian Johnson considera uma das melhores do AC/DC: "Me arrepia"
Quando Joe Perry salvou o Aerosmith ao tentar copiar uma música do AC/DC
Cinco bandas que lançaram o primeiro disco há mais de 50 anos e continuam na ativa
13 astros do rock e metal que não têm tatuagens e por quê, segundo a Loudwire
Os 10 melhores discos de 2020, segundo a Louder Sound
Black Crowes toca AC/DC durante show nos Estados Unidos
De AC/DC até Slipknot, 140 músicas que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
A "primeira grande música" do AC/DC, de acordo com Angus Young
No AC/DC todos recebiam instruções do que devia fazer, ninguém criava nada
O hit do AC/DC que Angus Young precisa se aquecer uma hora antes para tocar ao vivo


