A canção do AC/DC que emocionou Brian Johnson; "todos pararam para aplaudir", contou Angus
Por Bruce William
Postado em 12 de novembro de 2024
O AC/DC é conhecido como uma das bandas mais representativas do Hard Rock por seu som pesado, direto e centrado em riffs de guitarra marcantes. Desde o começo lá na primeira metade dos anos setenta, os irmãos Angus e Malcolm Young buscaram um estilo sem exageros ou complexidade técnica, focando em energia e potência. As músicas do AC/DC geralmente trazem letras simples, mas carregadas de atitude, que combinadas com sua presença de palco explosiva, moldaram a imagem e o som do que ficou conhecido como Hard Rock.
Entretanto, um dos diferenciais da banda é que sua base sonora é fortemente influenciada pelo Blues, um elemento que dá profundidade ao seu som e ao mesmo tempo mantém suas raízes no Rock'n'Roll. O uso de riffs repetitivos e acordes simples é inspirado no Blues, mas com uma dose de intensidade e peso, uma mistura que trouxe ao AC/DC uma pegada única, que se destaca pela autenticidade e conecta suas músicas às origens do Rock.
Em uma entrevista publicada na edição de maio de 2000 na Guitar World, o principal tema era o álbum que a banda havia lançado em fevereiro daquele ano, o "Stiff Upper Lip", 14º disco de estúdio de sua carreira, que conforme explicou Angus Young: "Foi uma ideia que surgiu na minha cabeça quando eu estava preso em um engarrafamento. Eu pensei que uma das primeiras imagens do Rock And Roll que eu vi foi Elvis Presley, que sempre tinha aquele lábio bem levantado - aquele jeito meio de 'desdém', sabe? E isso é algo que passou por todo o Rock and Roll. Hendrix, Jagger... todos eles tinham essa coisa com o lábio. Isso acabou indo também para o mundo da moda. Hoje em dia, modelos precisam de injeções de colágeno se não tiverem isso."
O entrevistador então questiona Angus sobre a sonoridade mais marcantes do Blues no álbum, citando que a faixa título, na opinião dele, quase lembra o ZZ Top. O guitarrista comenta: Desde o primeiro álbum, tivemos músicas como 'The Jack' que são baseadas no Blues. O Blues é uma grande parte do Rock and Roll. O melhor do Rock and Roll teve seu nascimento no blues. Você ouve isso em Little Richard e Chuck Berry.
E, em outro ponto da conversa, foi citada "Can't Stand Still", descrita como "um Blues de três acordes direto", que marcou o vocalista Brian Johnson: "Essa é uma das minhas favoritas. Acho que nunca ouvi nada parecido sendo tocado tão bem antes. Fico arrepiado toda vez que escuto essa canção".
O entrevistador comenta que adora o final da canção, e que o AC/DC carregou na emoção no fechamento, e Angus comentou: "Às vezes isso acontece. Toda vez que íamos gravar uma faixa, Brian estava cantando junto para entrar no clima. E nessa ele realmente estava mandando ver. Estávamos curtindo ver ele fazendo isso. Todo mundo estava se divertindo com aquilo. Então, quando chegou ao final, todos meio que pararam e deram uma salva de palmas para ele."
Uma curiosidade adicional sobre "Can't Stand Still", que pode ser conferida no player abaixo, é que o solo de guitarra não foi feito por Angus mas sim por seu irmão, o saudoso Malcolm Young.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps