A improvável influência de Milton Nascimento e Flávio Venturini no som da Legião Urbana
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de maio de 2023
Quem ouve Legião Urbana pode não acreditar que existe ali uma influência – ainda que indireta – de Milton Nascimento e seu Clube da Esquina e Flávio Venturini.
Legião Urbana - Mais Novidades
Em entrevista ao canal Pitadas do Sal, Mayrton Bahia, produtor da maioria dos álbuns da Legião Urbana, explicou que foi justamente após sua experiência observando como a música do Clube da Esquina e Flávio Venturini tinham "imperfeições" foi que entendeu que essa mesma característica podia e precisava estar presente na obra de Renato Russo e companhia.
"Entrei em 1978 na gravadora, enquanto estava rolando o ‘Clube da Esquina 2’. Fui trabalhar com meus ídolos. Foi um período de transição. Era um período de transição de tecnologia, a questão do aumento do número de canais e tudo. Ali, comecei a entender a metodologia. A música só está pronta depois que você mixa e tudo mais.
Mixar não é misturar, é equilibrar e distribuir eventos sonoros no tempo e espaço. Esse conhecimento foi fundamental para quando fui trabalhar na Legião Urbana. No início, eles tinham um som espontâneo que vinha do punk. Como lidar com as imperfeições do som? No Clube da Esquina, vi que a imperfeição não é uma falta de competência técnica. É emoção. A emoção é imperfeita.
Quando você limpa o som, joga a emoção no lixo. Começa a substituir o que é essencial pelo clichê. Me comprometi com a Legião em respeitar a identidade deles e transformar num produtor fonográfico. O que posso limpar e o que não posso? Posso usar o conhecimento tecnológico, mas sem perder a essência. Observei muito isso no Clube da Esquina. A questão da mudança de dois canais para quatro e depois para o multitrack.
O convívio foi fundamental. Também trabalhei com o 14 Bis, que foi a primeira banda progressiva nacional. Aprendi muito com aqueles sintetizadores analógicos. Eu amava música eletrônica e virava a noite trabalhando naquilo. O Flávio Venturini e o Vermelho participaram do Clube da Esquina 1".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
As melhores bandas que Lars Ulrich, do Metallica, assistiu ao vivo
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
Venom anuncia novo álbum de estúdio, "Into Oblivion"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Dee Snider revela quem além de Sebastian Bach poderia tê-lo substituído no Twisted Sister
Joe Satriani conta como indicou Bumblefoot ao Guns N' Roses
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
Fã de Rita Lee no BBB pede show da cantora, e se espanta ao saber que ela faleceu
Rafael Bittencourt elogia Alírio Netto, novo vocalista do Angra; "Ele é perfeito"
Sharon Osbourne confirma Ozzfest em 2027 e quer "novos talentos" no festival
O álbum clássico de heavy metal que Max Cavalera gostaria de ter feito
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"


Cantora lírica inglesa faz análise profunda de Renato Russo cantando "Tempo Perdido"
Por que Sylvinho Blau Blau demorou a curtir Legião Urbana, segundo o próprio
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A reação de Leo Jaime após Renato Russo subir no palco loucaço: "Foi constrangedor"
O que Renato Russo quis dizer com a enigmática expressão "Metal Contra As Nuvens"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
O clássico da Legião Urbana usado como argumento para não cortarem "Infinita Highway"


