A improvável influência de Milton Nascimento e Flávio Venturini no som da Legião Urbana
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de maio de 2023
Quem ouve Legião Urbana pode não acreditar que existe ali uma influência – ainda que indireta – de Milton Nascimento e seu Clube da Esquina e Flávio Venturini.
Legião Urbana - Mais Novidades
Em entrevista ao canal Pitadas do Sal, Mayrton Bahia, produtor da maioria dos álbuns da Legião Urbana, explicou que foi justamente após sua experiência observando como a música do Clube da Esquina e Flávio Venturini tinham "imperfeições" foi que entendeu que essa mesma característica podia e precisava estar presente na obra de Renato Russo e companhia.
"Entrei em 1978 na gravadora, enquanto estava rolando o ‘Clube da Esquina 2’. Fui trabalhar com meus ídolos. Foi um período de transição. Era um período de transição de tecnologia, a questão do aumento do número de canais e tudo. Ali, comecei a entender a metodologia. A música só está pronta depois que você mixa e tudo mais.
Mixar não é misturar, é equilibrar e distribuir eventos sonoros no tempo e espaço. Esse conhecimento foi fundamental para quando fui trabalhar na Legião Urbana. No início, eles tinham um som espontâneo que vinha do punk. Como lidar com as imperfeições do som? No Clube da Esquina, vi que a imperfeição não é uma falta de competência técnica. É emoção. A emoção é imperfeita.
Quando você limpa o som, joga a emoção no lixo. Começa a substituir o que é essencial pelo clichê. Me comprometi com a Legião em respeitar a identidade deles e transformar num produtor fonográfico. O que posso limpar e o que não posso? Posso usar o conhecimento tecnológico, mas sem perder a essência. Observei muito isso no Clube da Esquina. A questão da mudança de dois canais para quatro e depois para o multitrack.
O convívio foi fundamental. Também trabalhei com o 14 Bis, que foi a primeira banda progressiva nacional. Aprendi muito com aqueles sintetizadores analógicos. Eu amava música eletrônica e virava a noite trabalhando naquilo. O Flávio Venturini e o Vermelho participaram do Clube da Esquina 1".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps