RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Ringo Starr choca ao revelar que nunca comeu pizza em toda a sua vida

Kerry King diz que Jeff Hanneman empurrou o Punk goela abaixo; "demorou, mas acabei pegando"

Patti Smith desmaia durante show em São Paulo e sai em cadeira de rodas

Setlist da tour do Savatage contará com clássicos e músicas "mais obscuras", afirma Jon Oliva

O dia que Bruce Dickinson encheu a cara, comprou quilos de caviar e não comeu

A grosseria dos fãs do Slayer que fez Serj do SOAD perder controle: "Mandei acender luzes"

Mike Portnoy ressalta amadurecimento dos músicos em reunião do Dream Theater

Porque Randy Rhoads ficava irritado com Eddie Van Halen; "isso me mata"

O grupo que foi apontado como "novo Nirvana" e "salvação do Rock", mas passou longe

Site elege as 10 piores do Led Zeppelin: "Nem toda canção pode ser tão boa quanto Kashmir"

O megahit do Metallica que Lars Ulrich odeia e acha "realmente forçado"

Como uma escada, uma lupa e uma palavra fizeram John Lennon se apaixonar por Yoko Ono

Novo álbum de Slash deve sair entre fim deste ano e início do próximo, diz baixista

Peter Frampton conta como faz para seguir se apresentando com doença degenerativa

Steve Harris ficou mal-humorado quando Bruce deixou o Maiden, mas logo soltou um "dane-se"


Bangers Open Air

A improvável influência de Milton Nascimento e Flávio Venturini no som da Legião Urbana

Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de maio de 2023

Quem ouve Legião Urbana pode não acreditar que existe ali uma influência – ainda que indireta – de Milton Nascimento e seu Clube da Esquina e Flávio Venturini.

Legião Urbana - Mais Novidades

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Em entrevista ao canal Pitadas do Sal, Mayrton Bahia, produtor da maioria dos álbuns da Legião Urbana, explicou que foi justamente após sua experiência observando como a música do Clube da Esquina e Flávio Venturini tinham "imperfeições" foi que entendeu que essa mesma característica podia e precisava estar presente na obra de Renato Russo e companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Entrei em 1978 na gravadora, enquanto estava rolando o ‘Clube da Esquina 2’. Fui trabalhar com meus ídolos. Foi um período de transição. Era um período de transição de tecnologia, a questão do aumento do número de canais e tudo. Ali, comecei a entender a metodologia. A música só está pronta depois que você mixa e tudo mais.

Mixar não é misturar, é equilibrar e distribuir eventos sonoros no tempo e espaço. Esse conhecimento foi fundamental para quando fui trabalhar na Legião Urbana. No início, eles tinham um som espontâneo que vinha do punk. Como lidar com as imperfeições do som? No Clube da Esquina, vi que a imperfeição não é uma falta de competência técnica. É emoção. A emoção é imperfeita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quando você limpa o som, joga a emoção no lixo. Começa a substituir o que é essencial pelo clichê. Me comprometi com a Legião em respeitar a identidade deles e transformar num produtor fonográfico. O que posso limpar e o que não posso? Posso usar o conhecimento tecnológico, mas sem perder a essência. Observei muito isso no Clube da Esquina. A questão da mudança de dois canais para quatro e depois para o multitrack.

O convívio foi fundamental. Também trabalhei com o 14 Bis, que foi a primeira banda progressiva nacional. Aprendi muito com aqueles sintetizadores analógicos. Eu amava música eletrônica e virava a noite trabalhando naquilo. O Flávio Venturini e o Vermelho participaram do Clube da Esquina 1".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Gustavo Maiato

Jornalista, fotógrafo de shows, youtuber e escritor. Ama todos os subgêneros do rock e do heavy metal na mesma medida que ama escrever sobre isso.
Mais matérias de Gustavo Maiato.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS