Por que Renato Russo decidiu expulsar Renato Rocha da Legião Urbana, segundo Marcelo Bonfá
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de julho de 2025
Marcelo Bonfá, eterno baterista da Legião Urbana, participou de uma entrevista publicada pelo canal Corredor 5 e comentou um dos temas mais delicados da história da banda: a saída do baixista Renato Rocha.
Legião Urbana - Mais Novidades
Em tom direto, Bonfá fez questão de desfazer a narrativa recorrente de que ele teria sido o principal responsável pela saída do músico. "Eu sou responsável por ele ter entrado na banda, não por ele ter saído", afirmou.
Segundo o baterista, Renato Rocha era seu amigo de Brasília, estava sem banda e foi chamado para integrar a Legião justamente por essa relação pessoal. No entanto, as diferenças musicais ficaram evidentes desde cedo. "Ele vinha do hardcore, tipo Dead Kennedys, e a gente ouvia Joy Division, Jah Wobble... era outra pegada", disse Bonfá, ressaltando a falta de sintonia entre os dois.
A saída de Renato Rocha da Legião Urbana
A questão se agravou durante a gravação do álbum "Dois" e chegou ao limite na época de "As Quatro Estações". De acordo com Bonfá, Renato Rocha não frequentava mais o estúdio e demonstrava dificuldade em colaborar com o processo criativo. "Ele travava e falava que ia estudar em casa. Eu pensava: 'E eu vou fazer o quê enquanto isso?'. Sem baixista, a cozinha não existia mais."
O clima de insegurança dentro da banda levou à decisão de afastá-lo. Bonfá fez questão de esclarecer que a iniciativa partiu de Renato Russo. "Graças a Deus o Renato se tocou e tirou ele da banda. Nem fui eu que tirei. Foi o Renato mesmo", contou. Segundo ele, Renato Rocha foi convidado a se retirar, mas ainda assim recebeu os royalties pelo álbum em que não chegou a gravar.
Com a saída do baixista, a Legião passou a contar com músicos contratados para turnês, enquanto Bonfá, Dado Villa-Lobos e Renato Russo seguiram como o núcleo criativo. "A gente compunha só nós três. As canções já existiam, e o que trouxe identidade foi o uso de novos timbres, especialmente de teclado, que a gente teve acesso no estúdio."
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
A banda que James Hetfield odeia e Robert Trujillo ama: "É por isso que eu os odiava"
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
Os álbuns do Iron Maiden que colocam Bruce Dickinson e Steve Harris em lados opostos
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Guns N' Roses vai gravar novas músicas em 2027, garante Slash
Iron Maiden e Judas Priest estavam acertando turnê juntos para 2026, segundo Ian Hill
O disco injustiçado dos anos 90 do Iron Maiden, de acordo com Regis Tadeu
O dia em que Steve Harris virou checador de fatos do baterista do Nightwish
O disco que Ian Hill considera o melhor do Judas Priest (não é "Painkiller")
Dave Mustaine revela sua admiração pelo Stone Temple Pilots
O músico que Joan Jett considera a personificação do verdadeiro rock and roll
150 clássicos do heavy metal que foram lançados há mais de 40 anos
Alissa White-Gluz admite sentir muito medo de morrer
A música de Eric Clapton que tem o solo de guitarra favorito de Brian May

Por que Renato Rocha saiu da Legião Urbana, segundo o baixista que o substituiu
Renato Rocha pediu a Renato Russo para voltar para Legião Urbana após demissão?
30 anos da morte de Renato Russo: confira 30 curiosidades que você não conhecia
O astro do rock brasileiro morto há décadas que ainda tem 8 milhões de ouvintes
30 anos sem Renato Russo - qual foi o legado deixado pelo cantor?
O hit que Renato Russo queria em trilha de "Pantanal", mas acabou em "Rainha da Sucata".


