A irritação de Axl Rose com o que fizeram com "Sweet Child O' Mine", apesar do sucesso
Por Bruce William
Postado em 17 de julho de 2025
Na segunda metade dos anos oitenta, o Guns N' Roses explodiu em uma cena dominada por bandas de glam metal. Com a energia crua de músicas como "Welcome to the Jungle", a atitude de seus músicos e a presença de palco incendiária de Axl Rose, o grupo rapidamente conquistou espaço na MTV, mesmo exibido videoclipes mais pesados do que o padrão da época. Mas o desafio maior era entrar para valer nas rádios, ainda o principal caminho para alcançar o grande público.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Para qualquer banda estreante, ceder ao que as rádios pediam era quase uma regra. Os programadores cortavam músicas para caber melhor na programação, muitas vezes encurtando partes essenciais. E foi exatamente isso que aconteceu com "Sweet Child O' Mine", faixa que nasceu de um riff improvisado por Slash e se tornou o maior hit do "Appetite for Destruction."
Apesar do sucesso avassador, havia algo que incomodava Axl, pois a versão que tocava nas rádios deixava de fora justamente o solo final, que era o trecho favorito do vocalista. "Eu odeio a versão editada de 'Sweet Child O' Mine'", disse o vocalista, em fala de entrevista destacada pela Far Out. "As rádios rebatiam: 'Sua voz não foi cortada'. Mas a minha parte favorita da música é o solo lento do Slash, pra mim, é a parte mais pesada. Não havia motivo pra isso, a não ser abrir mais espaço pra comerciais e os donos das rádios faturarem mais com anúncios."
Outros artistas já tinham força para bancar músicas longas sem sofrer cortes, como os Eagles com "Hotel California" ou o Queen com "Bohemian Rhapsody". Mas o Guns ainda estava na fase em que precisava aceitar imposições. Isso durou até eles se tornarem grandes demais para serem podados.
O troco veio com "November Rain", uma balada épica de quase nove minutos que se tornou um clássico. Era a prova de que o Guns N' Roses não ia mais deixar ninguém ditar o tamanho das músicas - e quem não gostasse, que trocasse de estação.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
Sepultura anuncia que show no Rock in Rio será o penúltimo da carreira
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Knotfest México anuncia atrações para sua edição 2026
A exigência de John Petrucci que Mike Portnoy aceitou ao voltar para o Dream Theater
A melhor música de "No Prayer for the Dying", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Cinco discos lançados em 2026 que merecem sua atenção
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
A banda que morreu, renasceu com outro nome e mudou a história do rock duas vezes
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"
O único álbum do Dire Straits que Mark Knopfler consegue ouvir: "Não gosto dos discos"
Nervosa é confirmada como uma das atrações do Rock In Rio 2026
A banda brasileira que "faz o Sepultura parecer o Bon Jovi", segundo a Metal Hammer


Guns N' Roses anuncia show abrindo fim de semana da Fórmula 1 em Miami
A opinião elogiosa de Ron "Bumblefoot" Thal sobre Slash
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
10 solos lendários de guitarra que parecem fáceis - mas vai tentar tocar pra ver!
As músicas em que Slash mandou indiretas para Axl Rose, na época seu parceiro no Guns N' Roses
Guns N' Roses, Melania Trump e a "música linda" que não foi liberada
Por que as guitarras de Brian May ficaram fora do "Chinese Democracy" do Guns N' Roses
Axl Rose queria "o guitarrista mais maluco de todos", e Joe Satriani sabia onde achar
Joe Satriani conta como indicou Bumblefoot ao Guns N' Roses
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
A banda que brasileiros adoram, mas que Malcolm Young não queria que o AC/DC se parecesse


