Três discos lançados no primeiro semestre de 2025 que merecem sua atenção
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de julho de 2025
E lá se foi o primeiro semestre de 2025 — intenso e memorável para quem respira heavy metal. De turnês históricas a despedidas emocionantes, passando por álbuns que renovam o fôlego do metal moderno, os primeiros seis meses do ano foram marcantes para os fãs do gênero. E a boa notícia é que a música continua sendo o maior destaque.
Dream Theater - Mais Novidades
O Iron Maiden deu início à turnê que celebra meio século de história, o Mastodon anunciou a saída do guitarrista e vocalista Brent Hinds, e o Black Sabbath realizou o derradeiro show de sua lendária trajetória.
Além desses eventos impactantes, o período também foi generoso em novos lançamentos. Abaixo, falo um pouco sobre álbuns que se destacaram nesse início de ano e merecem sua atenção. Aperte o play e descubra três discos lançados no primeiro semestre de 2025 que valem cada segundo da sua audição.
"Prasomnia" - Dream Theater
O disco que marca o retorno do baterista Mike Portnoy ao Dream Theater é simplesmente monumental. Misturando peso, técnica, melodia e um tema instigante — distúrbios do sono —, a maior referência do prog metal criou um álbum que remete aos aclamados "Train of Thought" (2003) e "Black Clouds & Silver Linings" (2009).
Todas as faixas de "Parasomnia" carregam o inconfundível "Selo Dream Theater de Qualidade", mas "Night Terror", "A Broken Man" e "Bend the Clock" se destacam. Esta última, aliás, é uma balada envolvente, exemplo claro da sensibilidade que o quinteto virtuoso sabe empregar com maestria.
"The Sky, The Earth & All Between" - Architects
Os ingleses do Architects entregam uma tempestade sonora em seu novo trabalho. Com um metalcore feroz, emocional e preciso, o álbum eleva a intensidade sem abrir mão da identidade. Se riffs esmagadores e ganchos vocais de impacto são o que você procura, faixas como "Elegy", "Whiplash" (ótimo título, diga-se) e "Blackhole" vão direto para a sua playlist.
"Heimat" - Heaven Shall Burn
Alternando entre o melodic death metal e o metalcore, o Heaven Shall Burn acerta novamente em cheio. "Heimat" soa moderno e impactante, mas preserva a essência da veterana banda alemã. A combinação de agressividade, melodia e fúria rende um trabalho vigoroso, que prova que a relevância do grupo está longe de se apagar.
Quer ouvir três músicas de cada um dos álbuns? Acesse o player abaixo e confira uma playlist especial. Aumente o som e divirta-se!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As três melhores músicas do Megadeth segundo Dave Mustaine
A banda que Axl Rose achou melhor o Guns N' Roses não tentar imitar
Richie Faulkner (Judas Priest) lembra período em que tocou com Lauren Harris
Mike Portnoy foi assistir ao Rush e publicou suas impressões online
O disco "esquecido" do Black Sabbath que Bruno Sutter considera maravilhoso
O álbum que Dave Grohl disse ter sido "o disco mais bonito" que já ouviu
Regis Tadeu explica por que "A Matter of Life And Death" do Iron Maiden é gospel
Nightwish segue sem previsão de volta, revela Floor Jansen
Savatage volta à América do Sul em 2027, diz baixista
Ghost anuncia álbum ao vivo "2 Big to Rig Original Motion Picture Soundtrack"
O truque simples que criou o som monstruoso de guitarra de um clássico do AC/DC
O conselho de fundador da Nuclear Blast que fez o Sepultura voltar às raízes
O clássico do Genesis que Phil Collins não quis mais cantar por não entender a letra
Slash ficou decepcionado ao ver o Aerosmith ao vivo pela primeira vez
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje

John Myung não se importa pelo som do baixo não aparecer tanto nas músicas do Dream Theater
John Petrucci percebeu que poderia se tornar um bom guitarrista quando era adolescente
30 músicas do Dream Theater que ultrapassam 10 minutos de duração
Padre ouve Dream Theater pela primeira vez e faz comparação com Jesus Cristo
Rush foi a banda que mudou tudo para John Petrucci, do Dream Theater
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
A reação de Mike Portnoy ao ficar sabendo da morte de Cliff Burton
A instrumental do Iron Maiden que é a preferida de Mike Portnoy
Os 10 melhores discos do metal progressivo, em uma lista sem Dream Theater!
As dez melhores bandas de heavy metal dos EUA, na opinião de Mateus Ribeiro


